O mestre IVAN GOMES
Este sistema de jiu jitsu é bastante peculiar por não se basear em tecnicas de solo ( ne-waza) - comuns no Brazilian Jiu Jitsu - mas nos principios que consagraram o Mestre IVAN GOMES nos ringues, numa época aonde praticamente não haviam regras nem divisão de pesos. O estilo é bastante completo, e os praticantes estudam arremessos, chaves, estrangulamentos, golpes traumaticos e trabalho de solo.
Nascido Ivan Simão da Cunha em 1940, na cidade de Campina Grande (PB), o mestre Ivan Gomes - começou praticando boxe com o professor "Tatá ". Sua iniciaçao no jiu jitus -segundo a revista Tatame - foi com Builson Osmar que, por sua vez, aprendeu com o Mestre Takeo Yano (confira no quadro abaixo). Entretanto, seu grande talento aliado à sua fome de aprendizado fizeram-no buscar beber de outras fontes de artes marciais, como Hayashi Kawamura (judo) Pedro Hemetério, George Gracie e, por fim, Helio Gracie. Assim, tornou-se, ao lado de Carlson Gracie e Euclides Pereira, um dos 3 maiores lutadores brasileiros de MMA, na época conhecido como Vale Tudo.
O mestre José Gomes ministrando uma instrução
Manoel FELIPE Mesquita de Albuquerque
Praticante de AIKIDO, acredita que
a vida não é apenas o que já se viveu,
mas tudo aquilo que ainda se pode viver
|
Referências:
Natal de Ontem
Centro de Treinamento Jacaré
Aloísio Silva
BJJ Europe
BJJ Heroes
Dr. ZEM
Cgretalhos
BJJ Heroes Ivan Gomes
O Globo
Imagens: Divulgação
3 comentários:
Errata foto da revista tatame 154.
Builson Osmar/ nome correto Biuce Osmar.
nome de batismo Osmar Mousinho de Oliveira / Ceará
Prezado unknown (desconhecido), obrigado pelo alerta da tatame 154. Meus conhecimentos tecnologicos nao me permitem mudar a grafia errata. Entretanto, agradecemos mais uma vez- o seu apoio.
O jiu jitsu japonês tradicional é mais uma coleção de subartes, enquanto o bjj é uma arte marcial singular do contexto moderno. Bjj é hiperfocused em groundfighting e submission grappling. Ele enfatiza a alavancagem e as posições para dominar e apresentar seu oponente no chão. É francamente excelente nisso de uma forma que eu desejo que minha própria arte de karatê seja dominada na arena de standup. Isso é feito através da competição forçada e de métodos de treinamento difíceis que eliminam a fraqueza ou forçam as pessoas a se tornarem o que a arte exige delas. Torna-te forte, resiliente à derrota e ensina-te os limites das tuas próprias habilidades, enquanto te forçais a ser humilhado por aqueles mais habilidosos que tu.
O jiu-jitsu japonês ensina uma maneira mais holística de arte. Procura preparar o formando para a batalha, a guerra e a vida em geral. Eles aprendem artes destinadas a garantir sua vitória em cada um desses reinos. No sentido moderno, essas artes podem ser um pouco obsoletas, mas as lições e tradições envolvidas ainda podem ser relevantes ou ensinar algo ao estagiário. Muitas vezes, a abordagem tradicional atrai as pessoas que procuram ordenar melhor a sua vida ou melhorar-se mais do que tornar-se um lutador melhor, mas este não é realmente o ponto. O jiu jitsu japonês também usa um sistema de classificação diferente, às vezes, ao emitir certificados que notam se alguém é o herdeiro da linhagem da arte e outro que denota um certo nível de habilidade. o posterior é o equivalente de um blackbelt, sendo o primeiro uma certificação de instrutor. Eu não sou um especialista nisso, então pode haver sutilezas envolvidas nas várias escolas individuais.
Indo adiante, eu diria que se você quisesse incorporar o bjj em uma escola de japonês jj, diria que era um subart de um sistema mma. Você teria uma variedade de outras artes envolvidas para torná-lo mais eficaz. Isto é puramente para fins ilustrativos.
Postar um comentário