domingo, 10 de novembro de 2013

VIET VO DAO ( 越武道 )


'
"Ser forte para ser útil"


O termo Viet Vo Dao significa literalmente:  "O caminho da Arte Marcial Vietnamita". Sua origem esta relacionada à uma época em que o Vietnã geográfica e historicamente ainda fazia parte da China. Assim, é natural que parte do pensamento filosófico do viet vo dao tenha origem chinesa. Sendo assim, não seria invenção de um, mas uma criação de todo um povo que teve de lutar para sobreviver.


As origens
A evolução (ou quem sabe criaçao) da arte marcial  veio juntamente com a independência do país, no ano de 2879 A.C , com o imperador Humg Hungo I . O sistema teria portanto 4000 anos de existência.
O grande passo para a sistematizaçao dessa arte se deu em 1284, quando o general Thanhung Dao reuniu os dirigentes de todas as escolas de artes marciais do Vietnã para alertá-los sobre a ameaça de invasão dos mongóis, solicitando que eles se unissem para formar uma defesa solidificada e eficaz contra os invasores. Assim, todas as técnicas marciais que eram praticadas foram apresentadas e formatadas em um modo homogêneo. A arte marcial surgida dessa aglutinação homogênea de todas as técnicas precedentes foi inicialmente chamada de Vo Thuat, que significa a arte do combate com as mãos. Mais tarde, a denominação mudou para Viet Vo Dao.
Apesar de vitorioso contra os invasores mongóis, o novo método enfrentou outros desafios. O Vietnã se separou em vários estados, o que fez fragmentar a arte marcial, mas também forçou o desenvolvimento de muitos novos conceitos. Já no século XIX, o Vietnã foi colonizado pela França, que impediu a prática de artes marciais no país. Porém elas continuaram existindo clandestinamente. Somente em 1938 o mestre Nguyen Loc codificou parte do sistema e sugeriu que seus sucessores espalhassem o conhecimento pelo mundo. Em 1973, foi criada a Federação Viet Vo Dao Internacional.


Princípios
Os praticantes são chamados de Vo Sinh e seguem os seguintes principios:

"Evolução permanente do corpo e do espírito, equilíbrio entre o homem e a natureza,  harmonia em tudo"

A grandeza do Vo Sinh :
_Ser um amigo sincero para os amigos e para todos os seres humanos, e não um inimigo maior que todos os inimigos

Objetivo do Vo Sinh:
_Servir à humanidade

Deveres do Vo Sinh: 
_Desenvolver e evoluir na arte marcial
_Ser solidário
_Respeitar as regras
_Respeitar a si mesmo e aos outros

Virtudes do Vo Sinh:
_Contribuir para a grandeza da arte marcial
_Viver o Caminho
_Desenvolver um espírito invencível
_Agir eficazmente
_Progredir e realizar-se

Objetivo Final:
Tomar consciência  do destino humano e das suas capacidades, com as quais vem o dever de assumir das suas responsabilidades

Caracteristicas

O sistema é bastante complexo, englobando golpes traumáticos, mas principalmente tesouras voadoras e chaves . As armas estudadas são: o sabre, o bastao longo, o bastão curto, a tonfa, o nunchako de 2 seções, o nunchako de 3 seçoes, o sabre duplo e a espada.
Bastante praticado na Europa, esta arte marcial tem relações fortes com mais de setenta escolas de artes marciais vietnamitas, entre elas o Hiep Ki Dhao e o Qwan Ki Do.








Referencias


Imagens:  Site Viet Vo Dao Portugal

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan