domingo, 17 de novembro de 2013

SHORINJI KEMPO ( 少林寺拳法)


O objetivo do aprendizado técnico é melhorar o ser humano

Esta arte marcial japonesa foi  desenvolvida ao mesmo tempo que a meditação Zazen , pela necessidade de autodefesa e melhoria da saúde, num contexto similar ao dos monges do templo Shalolim. Na verdade, shorinji é a traduçao em japones para shaolim . Kempo é a tradução em japones para Kung Fu ( Wu shu). Devido às suas caracteristicas,  o shorinji kempo foi ensinado durante numerosos anos, unicamente àqueles que entravam para o sacerdócio.


O Fundador



© Nipon Shorinji Kempo Federation
Doshin So
 Doshin So, um japonês que morou e estudou na  China os princípio do Wu Shu. No mosteiro Shaolim, em 1936, tornou-se o sucessor direto de 21º patriarca, Wen Laoshi. Com a derrota no Japao na II Guerra Mundial, acbou sendo repatriado para o Japão. Assim, o Shorinji Kempo acaba sendo uma fusão e reoorganização de todas as disciplinas marciais estudadas pelo Kaiso ( fundador) na China e no Japão. O sistema foi oficialmente fundado em 1948, no Japão.



A Meditação Zazen e o Kempo


Ainda que infinitamente impregnado da teoria da calma nas ações - a meditação Zazen representa a calma, e o kempo representa a ação - o Shorinji pensa que alguns de seus aspectos não podem existir de uma maneira independente.



No shorinji kempo, os dois aspectos são de importância igual. Todos os atrativos do shorinji kempo necessitam esforço cooperativo de duas pessoas: praticar suas técnicas encorajam o respeito mútuo, a compreensão e o desenvolvimento da amizade. A verdadeira força do shorinji kempo é uma combinação do espírito de benevolência para o esforço humano e a perseguição paralela da meditação calma e do ensinamento físico ativo.



Princípios



Segundo o kempo,  o termo “bu” (marcial) na palavra “budo” (artes marciais ou caminho) tem o seguinte significado:“É aquilo que interrompe o conflito entre as pessoas, que contribui para a paz e para a cultura, e que tem um conteúdo moral que expressa o caminho da harmonia e da cooperação (trazendo as mentes à harmonia e união de esforços). Nunca ferindo gravemente um oponente, nunca atraindo para si confusão, nunca perseguindo o objetivo de apenas vencer. Portanto, “budo” é um meio capaz de contribuir para que se alcance a paz e o bem-estar universais, ou seja o caminho para a paz.


Desta forma, Shorinji Kempo não é apenas uma técnica de defesa pessoal, mas um método de se cultivar o caráter, e, acima de tudo, uma arte marcial que considera a felicidade das pessoas como seres humanos, e que pode contribuir pela paz e bem estar da humanidade. Isto é Shorinji Kempo.


Os princípios do shōrinji kenpō têm a sua base nas "pessoas" e na "paz".



O valor que o Kaiso colocou na "pessoa" foi transformado pelas suas experiências quando o Japão foi derrotado na guerra, e após isso, quando ele observou mudanças sociais. Ele estabeleceu uma maneira de ver que examina a "qualidade da pessoa" envolvida.



Além disso, o Kaiso não gostava da guerra, o símbolo de toda a tolice humana, ele gostava da paz, e lutou pela paz verdadeira para a humanidade. Ele disse: "os países e a sociedade devem se transformar pelos corações humanos e por meios pacíficos."



Para tornar essa esperança em realidade, ele tomou como objetivos "o melhoramento das pessoas e da sociedade em que vivem" quando criou o shorinji kempo.



Com esta frase, procurava educar as pessoas para que possam viver de acordo com o seguinte:



1 - Pessoas que possam viver com fé em seu potencial.



2 - Pessoas que possam guiar suas vidas de acordo com suas convicções.



3 - Pessoas que agem considerando a felicidade dos outros.



4 - Pessoas que agem com justiça, coragem e compaixão.



5 - Pessoas que vivem em cooperação, em paz com estranhos e familiares.



Dizeres do Kaiso



Um dos dizeres de Kaiso é "viva a metade de sua vida para você, e metade para os outros." Isto é um dos princípios mais representativos do shorinji kempo.



"Melhorar a si próprio" significa realizar todo o potencial que a pessoa possui, ter um padrão para como a humanidade deve viver, ter a confiança de desenvolver a si mesmo, e ter uma vida digna de orgulho.



"Felicidade para você e para os outros" significa reconhecer a existência de si mesmo e dos outros, e viver de um modo que procure o melhoramento de si mesmo e da sociedade.



Muitas pessoas falam não apenas do lado técnico da arte marcial, mas do jeito que ela afeta a sua vida como um todo, e isso pode ser considerada um dos motivos da expansão do shorinji kempo em todo o mundo.

No Brasil, o grande núcleo de estudos fica na cidade de Porto Alegre(RS).

Bons treinos



Felipe Albuquerque
Med. Veterinario e estudante de aikido.
Procurando fluir ao inves de reagir.


Referências

Wikipédia

Shorinji Kempo Downtown Porto Alegre
Farroupilha Branch

Imagens: Divulgaçao

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan