domingo, 22 de dezembro de 2013

KOBUDO/RYUKYU KOBUDO (古武道)





Kobudo (古武道), como é comumente conhecido por seus praticantes, ou Ryukyu Kobudo (assim chamado para se distinguir do Koryu, que eventualmente é denominado da mesma maneira), é a arte marcial que agrega o uso de diferentes armas tradicionais cuja técnica foi desenvolvida ou aprimorada em Okinawa e nas demais ilhas do arquipélago Ryukyu, ao sul do Japão. Usualmente o termo Kobudo é traduzido como “caminho das antigas artes marciais”. Também é comum chamar de kobudo as técnicas de manejo de armas tradicionais de um país ou região. Assim temos o ryukyu kobudo ( kobudo de Okinawa), o nihon kobudo (kobudo japonês), o kobudo coreano, o kobudo chinês, o kobudo malaio, etc.

História do Kobudo

A história do Kobudo está intimamente ligada à história de Okinawa. Ao longo do século XIV os diversos territórios da ilha haviam se unificado em torno de três reinos beligerantes. Acredita-se, por conta disso, que esse tenha sido um período de grande desenvolvimento nas artes marciais. O século XV trouxe a vitória do reino de Chuzan sobre os demais, permitindo que a ilha fosse unificada sob um governo independente.
Décadas depois, o poder central institui uma série de mudanças no arquipélago, incluindo a proibição de portar espadas. Em decorrência, técnicas próprias começaram a ser desenvolvidas para a utilização de instrumentos agrícolas e do dia-a-dia como armas de defesa pessoal. Não existe consenso entre os pesquisadores se a iniciativa ocorreu entre os habitantes comuns (agricultores, pescadores, etc.) ou entre os Peichin – a classe guerreira de Ryukyu.
O campeão mundial de nunchaku Marc Challand

É praticamente certo, no entanto, que o prospero comércio nos séculos XV e XVI entre Ryukyu e diversos países asiáticos contribui para o desenvolvimento do kobudo. Fortes similaridades são encontradas entre antigas armas chinesas e aquelas utilizadas no arquipélago.
Em 1609 Ryukyu foi invadido pelo han Satsuma (ligado ao shogun Tokugawa), que reforçou a política de banimento de armas, incluindo a proibição da importação de armas de metal. Esse cenário torna-se rico para o desenvolvimento de artes marciais não dependentes da espada, que por fim irão formar o Karate e Kobudo tal como conhecemos.
Devido às proibições impostas, os ensinamentos dessas artes marciais eram passados de forma velada entre seus praticantes, estando fora do alcance público durante séculos. Da mesma forma pouquíssima documentação foi produzida a respeito, dificultando o entendimento da história de sua criação e desenvolvimento.
Foi somente no início do século XX que mestres como Moden Yabiku, Shinko Matayoshi e Shinken Taira deram início a um trabalho de pesquisa sistemática visando à continuidade da prática do Kobu-dô, tornando-o disponível a toda a sociedade. Temos também a contribuição de Shimpo Matayoshi para a difusão do Estilo Matayoshi Kobudo. Muitas das armas do kobudo de Okinawa fazem parte do currículo de alguns estilos de karate. Até o fechamento desta matéria, os dojos onde se praticava o kobudo estavam restritos aos estados de São Paulo e Rio Grande do Sul.

Armas Tradicionais

SAI

O Sai(adaga de três pontas, parecido com um pequeno tridente) é uma arma de kobudo utilizada em trio, duas como armas primárias e uma terceira escondida, caso quem o empunhasse fosse desarmado ou tivesse-o quebrado. Pega-se com a haste principal ao longo do antebraço(não letal) ou com as pontas para frente(letal).
Antes de ser usado como arma, era usado em construções de cercas. Alguns modelos eram utilizados pelas mulheres como prendedores de cabelo. Não é muito usado em situações reais fora de casa hoje em dia, por ser difícil de esconder, entretanto é letal. É também, entre as armas de kobudo, a mais difícil de se manusear. O ninjutsu também o emprega.
Existem vários modelos, como por exemplo o manji sai. O sai deve ter no máximo o tamanho do antebraço de quem o empunha, nunca ultrapassando esse tamanho para não se perfurar.
Pode ser usada com vários objetivos:
  • Atingir com o pomo de metal;
  • Perfurar com a haste principal;
  • Cortar ou prender com as 2 hastes menores;
  • Unir os dois sais na diagonal, para defender um possível ataque na cabeça, geralmente feito por armas de artes marciais;
  • Quebrar katanas(espadas) travando-as nas hastes menores;
  • Como arma de arremesso, atravessar armaduras, algo possível pelo seu peso padrão de 600 gramas(geralmente arremessados contra um oponente empunhando armas longas).

NUNCHAKU

O nunchaku  é uma arma utilizada isoladamente ou em pares. Sua origem é controversa. Alguns falam que era usado para amansar cavalos e outros que era um instrumento para debulhar o arroz.  Existe ainda o sansetsukon ( nunchaku de 3 seções), bastante popular na China e na Coreia, cujo manejo é completamente diferente. Como arma, o nunchaku apresenta a vantagem da portabilidade e exige grande habilidade. Entretanto é supervalorizado pelos leigos devido a ter sido apresentado no ocidente através do cinema por um gênio das artes marciais: Bruce Lee. O nunchaku pode ser usado com vários objetivos:
  • Imobilizar um membro de um adversário
  • Desarmar um adversário
  • Dar uma pancada com a madeira no adversário
  • Outros

TONFA



A Tonfa  é uma arma de kobudo utilizada individualmente ou aos pares. Originalmente  era parte da mó dos moinhos. Bastante adotada pela polícia de vários países, neste meio é conhecida como bastão PR-24 (bastão predador de 24 polegadas). Pode ser usada com vários objetivos:
  • Bater com a ponta mais curta no adversário
  • Bater com a ponta mais longa no adversário
  • Bater com a estrutura em si no adversário, pegando na ponta
  • Imobilizar ou estrangular o meliante
  • Outros

BO

O BO é basicamente um bastão que possui um tamanho padrão de 1,80  a 2 metros de comprimento e com 31,75mm de espessura. Os mais curtos são chamados de JO ou de Gunsan. Era usado para carregar os baldes presos em cada ponta e seu emprego como arma se deu a um soldado lanceiro que se converteu ao budismo. Devido a seus votos de não violência, teve de adaptar seus movimentos para serem empregados com uma lança sem lamina, o BO. Esta é uma arma também usada no aikido . Os BO podem ser arredondados (maru-bo), quatro -lados ( kaku-bo), seis lados (nokakku-bo) e oito lados ( hakkaku-bo). O BO  pode ser usado com vários objetivos:
  • Bater com as pontas no adversário
  • Picar o adversário com uma das pontas
  • Manter o adversário à distancia
  • Controla-lo por meio de chaves

NUNCHI

Também conhecido como arpão ou lança de pesca, tem duas pontas ( uma delas direcionada para o adversário. Pode ser utilizado para furar, acertar ou espetar o oponente com a parte de trás.
KUWA
Esta enxada tem 1,20m de comprimento e é utilizada de forma similar ao BO.

 

Eku

 

EKU

Eku é o remo que era utilizado em Okinawa, que passou a ser usado como arma de defesa. Seu manejo é similar ao BO.





SURUCHIN

É um pedaço de corda de 1,80m preso a pedras nas pontas, usado para  defesas de longo alcance, ataque ao oponente e laçar o mesmo, como a nossa boleiadeira.


JIKIWA

Tekko
O grampo de Okinawa era um Kubotan que era carregado escondido nas vestimentas ou como um grampo de cabelo. Seu uso era restrito ao combate de curta distancia. Também para este fim havia ainda o TEKKO, também chamado de "punho de ferro", similar ao soco inglês.


ROCHIN E SHINBEI

É uma combinação de armas de origem chinesa: um escudo pequeno que é usado no pulso e combinado ou a uma lança curta ou a uma espada.

 

 

KAMA



Kusarikama
Kama é uma pequena foice utilizada aos pares ou sozinha. era usada nas plantações de cereais e outros. Há também uma variação desta arma presa a uma corrente (kusari): O kusarikama. Ambas são utilizadas também pelo ninjutsu.






Bons treinos !


FELIPE ALBUQUERQUE
Mantendo a mente aberta

Referências


0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan