sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

NAGUINATA (長刀・薙刀)



O mestre Jorge Kishikawa demonstrando golpes consecutivos no Instituto Niten

A naguinata (長刀・薙刀) ou naginata é essencialmente uma lâmina japonesa montada em uma haste longa (aproximadamente 1,7 metros), o que dá à arma um cumprimento de quase 2 metros. Ela se assemelha a uma alabarda européia mas somente com uma lâmina curva e de um gume montada em sua extremidade. Foi bastante empregada no Japão feudal pelos samurai. 
No período Showa ( 1868) o estudo desta arma era denominado Naguinata-do 薙刀道 (O caminho da naguinata). Entretanto, apos a derrota do Japão na Segunda Grande Guerra, passa a existir 2 praticas: 
  • Naguinatajutsu (薙刀術 )refere-se aos estilos clássicas (Koryu) que contém esta arma em seu currículo.
  • Atarashii Naguinata  (あたらしい なぎなた) ou  "nova naguinata" como  uma pratica mais moderna, modelada a partir de tradições clássicas que ensinam Naginatajutsu

Existem três teorias aceitas a respeito da origem desta arma:
  • A Naguinata teria evoluído a partir de instrumentos agrícolas usados pelos agricultores niponicos ainda em 300 a.c.
  • Outra teoria situa a origem em 200 d.c. como uma criação japonesa, feita inicialmente de bronze e posteriormente de aço.
  • A teoria mais aceita também situa a origem da naguinata no início no século III, mas introduzida por chineses. A popularidade desta teoria deve-se semelhança entre a naginata e armas chinesas daquele período.
Kashiwaya Sensei além de instrutor chefe do ki-Aikido nos EUA, também é mestre em Naguinata

O emprego inicial da naguinata foi por monges contra a cavalaria, pois seu alcance e sua capacidade de corte serviam para inutilizar os cavalos a uma distância segura. Depois de derrubados, os cavaleiros eram abatidos. 

Apos  1000 d.C., a arma se tornou tão popular diversos estilos surgiram e  foi desenvolvida uma proteçao especial para pernas dos samurais: o sune-ate.  No entanto, gradualmente a naguinata foi substituída nos campos de batalha pela yari (lança), pois treinar uma lanceiro era mais rápido e a fabricação da lança era mais simples e barata. Com a chegada das armas de fogo no  século XVII , o mosquete passou a ser a arma principal contra a cavalaria.

Com o início da era Tokugawa (1603-1868) e com o advento da paz, as batalhas se tornaram raras até cessarem por completo. A naguinata passou a ter um papel na proteção doméstica e se popularizou também entre as mulheres. O uso da Naguinata fazia parte da educação das garotas japonesas desta época. Isto fez da Naguinata uma arte marcial tipicamente feminina, apesar de alguns samurais famosos a terem empregado com sucesso.

Existe uma teoria que atribui a popularização da Naginata entre as mulheres ao fato de as Naginatas terem sido deixadas nos lares após seu declíneo nos campos de batalha, ficando muitas vezes como ornamentos nas casas samurais. As mulheres Samurais teriam, de acordo com esta teroria, começado a praticar com a arma em seu tempo livre, visando estarem preparadas para defenderem o lar na época das guerras, quando os homens estivessem ausentes.

A pratica esportiva


A Naguinata verdadeira, de lâmina de aço e com gume, somente é usada em demonstrações, salvo raras exceções. Adequadas ao treino há 2 tipos de Naguinata, a 1ª tem no lugar da lâmina duas tiras de bambu curvas e bem flexíveis que possibilitam a absorção do impacto sendo usadas nos treinos de contato e campeonatos e inclusive na prática de formas pré-ordenadas básicas (Shikake-Ôji), a 2ª é inteiriça em madeira, própria para o treino de formas pré-ordenadas avançadas (Kata).
Os praticantes de Atarashi Naguinata usam armaduras (bogu) muito semelhantes ao do kendo:  compreende protetores da cabeça (e garganta) (Men), dos punhos (Kote), do tronco (Do) e das canelas/tíbia (Suneate). Somente é permitido os golpes direcionados nestes pontos protegidos.
Em comparação ao Kendo o Men possui abas laterais mais curtas, o Kote possui articulação para o dedo indicador, possibilitando assim o melhor manuseio da arma e por fim o uso do Suneate que não é usado no Kendo .
Até o fechamento desta materia, esta arte marcial era praticada apenas no estado de São Paulo.

Bons treinos!

FELIPE ALBUQUERQUE
Estudante de aikido, fala alto e gosta de dar gargalhadas.
Acredita que a vida não é apenas  o que se vive, mas o que ainda se pode viver
 



Referências: 

Imagens: Divulgaçao

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan