Chave de Canela Estabilizada
Nas palavras do professor Roberto Leitão, possivelmente a luta é o esporte mais antigo da humanidade. Foi criada na pré-história, e estava ligada à sobrevivência e tinha um componente lúdico onde o pai ensinava a seu filho a se defender e a proteger a sua família, o seu clã. Como esporte, com regras, ela reaparece como um jogo de destreza cujo objetivo é fazer com que o adversário se renda (submissão), reconhecendo a superioridade do outro... Este domínio conseguido pelas quedas e pegadas onde a alavanca ( ou melhor bio-alavanca) é o grande instrumento. E porque o adversário se sentia dominado? Inicialmente pela dor , um argumento imbatível, depois pelo receio de lesões e danos ao seu próprio corpo. Mais a frente quase "mágico" ataque aos sistemas cardiovascular e respiratório: o medo do desconhecido .
O mestre Tatu |
Na década de 1970 a luta livre foi fortemente influenciada por Fausto e Brunocilla Carlos, pai e filho que foram alunos Tatu e responsáveis pela transmissão da luta livre e formação de vários mestres de luta livre. Também Roberto Leitão, professor da Universidade de Engenharia, que dedicou muitos anos ao wrestling e ao judô. Sendo de menor estatura física do que a maioria dos atletas do clube de remo, Leitão primava pela técnica, assim como Royce Gracie fez no UFC 1 com o jiu-jitsu brasileiro. A luta livre evoluiu e foi levada para a Alemanha em 1995 pelo dinamarquês Daniel D'Dane, onde ele ensinou luta livre para várias pessoas em Colônia na Alemanha, onde tornou-se um mentor para Andreas Schmidt. Na atualidade, formou 2 campeões mundiais do UFC (Ultimate Fight Championship): Marcos Ruas e Pedro Rizzo. Além disso, não podem ser esquecidos Ebenézer Braga, The Pedro, Johil de Oliveira, Cyborg e Mangueira.
Defesa de mata leão
ESTILOS
Luta livre é um sistema de arte marcial completo, que foi desenvolvido no Rio de Janeiro. É antes de tudo um estilo de submission grappling onde os competidores usam chaves nas articulações e estrangulamentos para submeter o adversário. O componente stand up da luta livre, que inclui socos e chutes, assim como cotoveladas e joelhadas, foi desenvolvido para completar a arte.
- Luta livre esportiva é a versão de competição. É mais fácil descrever como "No-Gi submission grappling". Nas competições de luta livre esportiva, só são permitidas técnicas de grappling para subjugar o adversário. Para este tipo de competição, é importante elaborar estratégias e executar tranqüilamente os movimentos.
- Luta livre vale-tudo é uma versão da luta livre muito semelhante a um combate livre. Além da componente do grappling de luta livre, os profissionais também podem executar socos, chutes, joelhadas e cotoveladas. Estes componentes são utilizados para fazer a transição para o chão (quedas), como no MMA. Luta livre vale-tudo é provavelmente uma das mais semelhantes artes marciais em comparação com a atual MMA.
- Luta livre T36 inclui 36 habilidades de luta livre para finalizar uma situação de combate real, por estrangulamentos e chaves nas articulações do adversário. É um programa especial com uma gameplan estruturado para o grappling, MMA e qualquer tipo de situação de combate real, como a defesa pessoal.
- Luta Livre Budokan foi desenvolvida pelo mestre Roberto Leitão. De físico pouco avantajado, ex professor de engenharia da PUC-RJ, 4º dan de judo e mestre em Luta Livre Esportiva, o professor Leitão deu toda uma bagagem científica das técnicas estudadas.
GRADUAÇÕES
O nível de desenvolvimento do atleta de Luta-Livre Esportiva é identificado pelas faixas. A graduação técnica para iniciantes é identificada pela faixa Branca, a segunda qualificação vem com a faixa de cor Amarela e na terceira qualificação a faixa utilizada é a Laranja. A graduação técnica para lutadores de nível intermediário é indicada pela faixa Azul. Para instrutores graduados são utilizadas faixas de cor Roxa e Marrom. A última graduação vem com a faixa Preta, é nesta fase que o atleta poderá exercer a função de professor. Na Luta-Livre a Pós-Graduação é denominada de DAN, o atleta faixa preta que estiver atuando como professor ou lutador poderá ser contemplado com um Dan a cada cinco anos
Bons treinos!
Bons treinos!
FELIPE ALBUQUERQUE
Veterinário, procura saudar cada novo dia com entusiasmo
0 comentários:
Postar um comentário