domingo, 5 de janeiro de 2014

O CAMINHO DO MEIO


O Meio do Caminho do Meio


O filho ia sair de casa pela primeira vez. Sair de sob o teto que o abrigara até aquele momento. Enfrentar o mundo! Conhecer as pessoas que compõem o mundo e achar o seu lugar! O pai sentia a necessidade de dar alguns conselhos ao filho (mesmo sabendo do pouco valor dado ao que não é vivenciado). O pai disse:


“Meu filho! vá pelo meio! Evite os lados do caminho! Nas margens há feras ocultas que não relutam em atacar o incauto. Vá pelo meio! Pondere antes de qualquer afirmativa! e tenha cuidado com as verdades definitivas porque estas estão fadadas a uma posterior correção! No meio também não se mente! A primeira mentira é a semente de todas as outras! Se a verdade for lhe causar prejuízo, é melhor calar! O silêncio é o som neste caminho"!

"Não duvide de nada e não acredite em tudo. A descrença total e a fé total são os lados opostos da mesma moeda. São os lados cegos com que são negociadas as mercadorias a venda nas margens da estrada. A moeda usada neste caminho é a do conhecimento. Ele questiona e está sempre aberto! E se, num determinado momento, você for pago com um conhecimento que não se fundamenta na ética, fique atento! Talvez você tenha saído do meio! pois a ética é a soberana deste caminho. E, por falar em soberanos, é bom lembrar que eles sempre têm as leis, mas nem sempre a ética. A ética serve à justiça e não às leis. Cuidado com as normas! elas são aprendizes de leis! São como tabuletas, úteis para apontar o caminho, mas, nem sempre dizem a verdade! Observe que é norma legalizar a imoralidade evitando a complexidade de conviver com a informalidade coerente!“

“Vá! meu filho! vá! Mas saiba que este caminho não tem fim! Todo fim aparente será apenas um começo! Siga o seu intento de mudar o mundo antes que ele perca a humanidade! É necessário começar em alguma parte ou por alguém! Comece por você! faça disso uma arte!"

"Vá pelo meio do caminho do meio”!

Caminho do meio, é o caminho do auto-conhecimento, do equilíbrio e da retidão.

Referências: Postado por Bruno Silva em 24/11/2011 no blog Aikido Pelotas
Imagens: Divulgação

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan