sábado, 4 de janeiro de 2014

SHUAI JIAO: O JUDO CHINÊS



Shuai jiao (chinês: 摔跤 ou 摔角) Literalmente quer dizer derrubar (shuai) chifrando ( jiao). É  um estilo de luta livre tradicional antigo originado na China há mais de quatro mil anos, sendo um dos mais antigos sistemas de wu shu ( kung fu), apresentando técnicas de projeções e quedas seguidos de golpes traumáticos. 

 “Ataques com os punhos são superiores às técnicas de deslocamento; ataques de pés aos ataques de punhos, e técnicas de derrubar superiores aos ataques de pés”. 
(Velho ditado popular chines)

Acredita-se que o shuai jiao tenha sido criado pelo lendário Jakus-Shu, e chegou na China através da Mongólia há mais de quatro mil anos. Surgiu do jiao di , antiga luta onde os guerreiros combatiam corpo-a-corpo em lutas de agarramento e quedas. Por tradição os guerreiros usavam um elmo com afiados chifres que eram arremetidos contra o oponente. Muitas vezes as lutas causavam a morte de seus contendores.
Como todos os sistemas de luta chinesa, era originariamente uma luta bastante popular e seus combates não tinham regras específicas, levando eventualmente os combatentes à morte.
A partir do final do século XIX foram introduzidas regras para competição esportiva. Atualmente tornou-se um desporto de competição na China e um dos mais praticados. No esporte, os golpes traumaticos são proibidos, mas os praticantes estudam a aplicação de golpes traumaticos fora da competição.

Vamos treinar!

FELIPE ALBUQUERQUE
Estudante de Aikido, se recusa a permanecer o mesmo



REFERÊNCIA

4 comentários:

Outsiders disse...

Sendo tão antigo, o Shuai Jiao é considerado o predecessor da maioria dos estilos de luta da atualidade. O SHUAI JIAO é um sistema de defesa pessoal desenvolvida por técnicas de socos, chutes, chin na projeções e arremessos rápidos, além de técnicas dirigidas contra pontos vitais nos adversários, não sendo estas permitidas em competições, sendo ensinadas apenas aos praticantes de nível avançado de formação. Com a prática este estilo desenvolve coordenação motora, velocidade, raciocínio rápido e bom condicionamento físico. Esta arte de defesa pessoal é baseada nas leis físicas da força cujo o objetivo é a queda rápida, porque na época em que foi desenvolvida os guerreiros vestiam armaduras pesadas, assim quando estavam numa batalha uma queda rápida era mais adequada.
O shuai Jiao foi levado a vários outros países durante a Dinastia MING (1368-1644), E no Japão veio influenciar os antigos estilos de ju-jitsu dos quais evoluiu o Judô de Jigoro Kano, isto está registrado em documentos japoneses em COLLECTION OF ANCESSOR ‘S CONVERSATIONS, Volume 2, Biografia de Chen, Yuan-Yun, encontramos que…. foi a pessoa que levou as técnicas para o Japão em 1659.

Outsiders disse...

Shuai Chiao ou Shuai Jiao é o estilo mais antigo de Wushu (mais conhecido no ocidente como Kung Fu), podendo-se encontrar na história escrita da China registros da prática de suas técnicas mais primitivas há quase 5.000 anos atrás (aproximadamente 2.700 a.c.), nos tempos do Imperador Amarelo, Huan Ti!
Os combates são normalmente vencidos por quem arremessou o adversário ao solo do que por “Knock Out”. Vários mestres são unânimes em dizer que boas técnicas de derrubar (Shuai) representam 40% de um bom lutador, completado por 30%, respectivamente, de técnicas de chutes e socos. As projeções são extremamente brutais, rápidas e eficientes!
Shuai Jiao é uma arte marcial super antiga, perdendo só em tempo para o Kilari indiano, as antigas lutas os lutadores usavam capacetes com chifres e as lutas eram travadas até a morte na china imperial!
OBS: Agora resta saber se o shiao jiao seria de extrema eficácia nas disputas de judô, visto que as projeções são bem ortodoxas quando comparadas com o judô olímpico, outrora não melhor do que o judô e também não é pior, porém teria o fator ataque surpresa que realmente poderia levar o competidor a vitória.

Outsiders disse...

https://zenkungfu.wordpress.com/2015/05/20/shuai-jiao-a-tecnica-chinesa-que-inspirou-o-jiu-jitsu-o-judo-e-o-aikido/amp/

Outsiders disse...

O SHUAI JIAO é um sistema de defesa pessoal desenvolvida por técnicas de socos, chutes, chin na projeções e arremessos rápidos, além de técnicas dirigidas contra pontos vitais nos adversários, não sendo estas permitidas em competições, sendo ensinadas apenas aos praticantes de nível avançado de formação. Com a prática este estilo desenvolve coordenação motora, velocidade, raciocínio rápido e bom condicionamento físico.
Esta arte de defesa pessoal é baseada nas leis físicas da força cujo o objetivo é a queda rápida, porque na época em que foi desenvolvida os guerreiros vestiam armaduras pesadas, assim quando estavam numa batalha uma queda rápida era mais adequada. Sendo tão antigo, o Shuai Jiao é considerado o predecessor da maioria dos estilos de luta da atualidade. Espero ter ajudado

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan