*********************************************************************************
Gordon Shumaker - 5º Dan |
A Arte do Aikido e os 5 Defeitos de Personalidade segundo Sun Tzu.
Fundamentalmente o Aikido está crescendo. Quando começamos a praticar Aikido, imediatamente encontramos as limitações de nossos corpos e de nossas mentes. Nossas técnicas são provavelmente apenas tentativas e desequilibradas, nossa base ainda descoordenada. Nós estamos apreensivos com relação a cair e rolar, e temos consciência de que devemos estar parecendo desajeitados e sem a mínima prática. Com estudo aplicado e treino, começamos a nos libertar dessas limitações. Nossas técnicas tornam-se mais precisas e centradas, nossa base mais firme e suave. Nossos medos e ansiedades começam a se dissolver.
Nós também crescemos no relacionamento com nossos parceiros de Aikido, aumentando nosso entendimento com eles e também nossa habilidade de resolver conflitos sem violência e sem insultos.
O-Sensei muitas vezes expressava seu desejo de que o Aikido fosse aceito como um instrumento para se crescer através da relação harmoniosa entre as pessoas e com o universo.
Sun Tzu foi um estrategista militar chinês que viveu há 2500 anos atrás e ensinou a arte da guerra. Seus ensinamentos, no entanto, não foram apenas sobre a guerra. Assim como os princípios do O-Sensei sobre o Aikido, os princípios de Sun Tzu sobre a arte da guerra podem ser usados como um instrumento de crescimento pessoal e, muitos destes princípios podem ser adaptados para a prática de Aikido.
Para o praticante de Aikido, há um significado particular nos ensinamentos de Sun Tzu sobre os cinco defeitos de personalidade: precipitação, timidez, temperamento esquentado, auto-admiração e preocupação excessiva com as aparências.
De acordo com Sun Tzu, cada um destes defeitos pode conduzir a uma derrota. Da forma usada aqui, o termo derrota não se restringe ao significado superficial de vencer ou perder uma competição. Pelo contrário, se estende a qualquer coisa que limite o crescimento pessoal: fisicamente, mentalmente, emocionalmente ou espiritualmente. Vários atos negativos, pensamentos, palavras e atitudes podem impedir nosso crescimento em busca da harmonia externa e interna, nos derrotando através disso.
COMO OS 5 DEFEITOS LIMITAM O CRESCIMENTO NO AIKIDO?
Se precipitar normalmente dá nisso... |
I - PRECIPITAÇÃO. De acordo com Sun Tzu, condutas e pensa-mentos descuidados ou precipitados, causam uma perda de habilidade e de energia. No Aikido, nossas habilidades são nossos corpos, nossas mentes e é a energia do ki que as une.
A precipitação implica na falta de controle e de foco. quando nossas técnicas se caracterizam por movimentos desnecessários e ineficientes, nós desperdiçamos energia e consumimos nossas habilidades físicas. Quando nós nos deixamos distrair, desperdiçamos energia mental.
Em seu livro Sword and Brush: The Spirit of the Martial Arts (Espada e Escova: O Espírito das Artes Marciais), Dave Lowry discute o movimento na execução de técnicas, notando que ele não deve ser feito ao acaso. Todos ... movimentos são calculados. A energia é conservada. As ações são a essência da economia. No meio do caos, do medo e do perigo mortal, eles aparecem quase relaxados.
É mais provável que a precipitação apareça num novato do que num mais experiente. Assim como Lowry aborda.
Talvez seja esta habilidade de relaxar, de não mover-se, de liberar uma explosão de energia no exato momento em que ela é necessária, que permitem ao praticante experiente ... que continue o seu treinamento por muitos e muitos anos, enquanto atletas já se afastaram de suas atividades. De fato o mais velho expoente dos caminhos marciais move-se quase que livremente. Enquanto jovens e fortes, praticantes estão exercendo todo seu poder através de todos os movimentos ou desgastando-se com deslocamentos desnecessários; já as ações de um praticante mais velho, se comparadas, fazem-no parecer tranquilo e modesto. Mesmo assim, seus ataques sempre encontram os alvos, suas esquivas se concretizam de forma cansada, mas mesmo assim com excelente eficácia. Ele está sempre exatamente no lugar correto onde ele deve estar, nunca muito antes nem muito depois.
O controle físico e mental e o foco direcionado exclusivamente para a técnica ou movimento das mãos, evitam a precipitação e promovem um crescimento do verdadeiro entendimento do Aikido.
II - TIMIDEZ. Sun Tzu disse que a timidez permite ao adversário levar vantagem.
Em um primeiro nível, o adversário é o uke. Se o nage hesitar no início de uma técnica, se for indeciso a respeito do que fazer ou parar durante a execução de uma técnica, um uke atento pode se aproveitar desta brecha.
Num nível mais aprofundado, podemos ter adversários pessoais internos: ansiedades, medos, ignorância, desilusões, raiva nos distraem e nos faz hesitar.
O samurai seguiu o seguinte preceito hito yori sosenshi kodo suru koto. (Seja o primeiro a agarrar a oportunidade). Um mestre de Aikido traduziu este preceito como Escolha e vá.
Nós podemos praticar eliminando o defeito da timidez, se executarmos a técnica por completo sem hesitarmos. Isto requer requer que façamos as técnicas constantemente. Isto não requer que executemos a técnica de maneira rápida, ou que teimosamente nos recusemos a mudar quando a técnica não estiver funcionando efetivamente (mas, se mudarmos, esta mudança deve ser decisiva).
Há dois componentes em uma ação decisiva:
(1) fazer a decisão e
(2) executá-la completamente.
O defeito da timidez é mais notado quando falta o segundo componente por exemplo, quando iniciamos uma técnica, percebemos que ela não está totalmente correta e então paramos para iniciar novamente. Seria melhor completar a técnica pois parar antes de sua finalização, reforça a timidez e também porque muitas vezes nós efetivamente aprendemos a técnica sentindo os esforços ineficientes. O mestre de espada Takuan falou sobre o ideal de desenvolver uma mente fluida. Ele disse que para alcançarmos este ideal, devemos cortar as duas cabeças a mente prévia e a mente futura. Parar no meio de uma técnica para corrigir um erro é a mente prévia.
Esquentado? Quem, eu? |
III - TEMPERAMENTO ESQUENTADO. Sun Tzu disse que um temperamento esquentado induz a decisões precipitadas e ininteligentes.
No Aikido o temperamento esquentado está mais ligado com nossas reações às frustrações do que com a raiva propriamente dita. As técnicas de Aikido podem ser complexas. Movimentos básicos, que proporcionam equilíbrio, estabilidade e centralidade quando feitos corretamente, são difíceis de se aprender. À medida que tentamos, podemos facilmente nos frustar e nos tornarmos impacientes conosco e isso nos leva a tirar conclusões erradas sobre nós mesmos e sobre nossas habilidades.
A paciência é um antídoto para a frustração e significa estar evitando o defeito do temperamento esquentado.
IV - AUTO-ADMIRAÇÃO. Sun Tzu disse que a auto-admiração leva à decepção através dos elogios.
Kaicho Tadashi Nakamura, um mestre de karate, descreveu muito bem este defeito em seu livro One Day One Lifetime (Um Dia Uma Vida). Ele aconselhou os estudantes de artes marciais. Você pode orgulhar-se de seus conhecimentos e habilidades. Se este orgulho se desenvolver dentro de um ego inflado, você irá perder a habilidade de aprender, principalmente com outras pessoas. Você pode sentir que não tem nada a aprender com ninguém, e você irá se afastar. O ego enche nossas mentes e corações com pré-concepções. Todos estes fatores tornam-se barreiras para a nossa descoberta da verdade e para o nosso crescimento pessoal.
Tais elogios nos impedem de aprender pois fecham nossas mentes e limitam nossas perspectivas. O pensamento Eu já sei como fazer esta técnica não é apenas superficial, mas também não exprime totalmente a verdade. Estamos sempre aprendendo como fazer as técnicas, mesmo aquelas que estudamos e executamos centenas de vezes. Cada vez é diferente. Cada vez é regida por diversas variáveis, internas e externas. O lugar, as condições, o uke, e o grau do foco no movimento, tudo leva à eficácia da técnica. Deste modo, aprende-se a cada tentativa - mas somente se for deixada de lado a preconcepção e já saber-se como fazer a técnica.
Alguns praticantes se vangloriam com as faixas de graduação. As faixas de graduação são guias de uso pessoal que permitem ao estudante demonstar seu progresso, mas não devem ser usadas como anúncio de suas habilidades. Fazer isto significa se auto-elogiar e caracteriza o defeito da auto-importância. O alcance de qualquer faixa de graduação deve significar um aumento do compromisso com a arte e um reconhecimento da responsabilidade de estudar e praticar o Aikido mais profundamente.
V - PREOCUPAÇÃO EXCESSIVA COM AS APARÊNCIAS. Sun Tzu disse que este defeito causa indecisão pelo medo de parecer ruim, desagradável ou ineficiente.
De fato, isso pode nos reprimir na tentativa de realizar uma determinada técnica. Embora seja agradável observar uma técnica executada de forma bonita, a aparência externa não significa necessariamente um verdadeiro entendimento da arte. Todos nós já tivemos a oportunidade de treinar com um nage que usa sua força superior para completar a técnica. Para um observador, a técnica pode parecer boa, mas utilizando-se da força, o nage realmente esqueceu o ponto do Aikido.
O praticante que não estiver excessivamente preocupado com a aparência da técnica que está aprendendo, mas sim procurar entendê-la, irá finalmente alcançar o verdadeiro entendimento, bem como uma forma superior.
CONCLUSÃO:
Devemos estudar os cinco defeitos e considerá-los bem, já que eles nos levam à nossa derrota.
Obviamente, os defeitos que Sun Tzu identificou, nem sempre são fáceis de serem eliminados. No entanto, se ficarmos atentos a eles, podemos começar a tentar eliminá-los de nossos treinos de Aikido. Fazendo isso, poderemos simultaneamente estar eliminando-os de nossas vidas fora do Dojo.
0 comentários:
Postar um comentário