Como resposta a teoria publicada sobre como o mestre Ueshiba obteve seu grande poder, Stanley Pranin publicou no Aikido Journal um texto intitulado "The Elusive Chinese Influence in Aikido", em 18/09/2013. Stanley Pranin é um dos maiores estudiosos das origens do aikido. Vez que somos adeptos da pluraridade de opinoes e do embate saudável, optamos por publicar o texto na mesma data da materia que o provocou. Boa leitura!
*********************************************************************************
A relativa influência chinesa no aikido
( Stanley Pranin)
"Os defensores da teoria de origem chinesa do Aikido devem fornecer provas."
Eu recebi um email esta manhã perguntando minha opinião sobre as observações de um cavalheiro que afirma que ele treinou com o Fundador do Aikido, Morihei Ueshiba na década de 1960. Ele faz a afirmação de que o aikido de Morihei foi diretamente influenciado por "bagua zhang," uma arte interna chinesa. Aqui está uma citação de seu artigo:
"A entrada, girando e líder de um adversário, assim como as centenas de projeções de energia sutis de aikido são técnicas fundamentais de Bagua que existiam muito antes do nascimento de Ueshiba. Devido a isso, eu acredito que Ueshiba aprendeu bagua, enquanto ele estava na Manchúria, China ".
Tese do autor é baseado em sua observação pessoal da arte de Morihei no Aikikai Hombu Dojo, durante a década de 1960, a análise do autor de "filmes antigos" de Morihei e as semelhanças percebidas na técnica de Ueshiba a diversas artes marciais chinesas, eo fato de que O -Sensei passou um tempo na Manchúria durante sua vida.
Eu ouvi isso e teorias semelhantes sobre uma conexão chinesa "óbvio" e não reconhecida que influenciaram o desenvolvimento do aikido repetidamente durante os últimos 30 anos ou mais. Você vai notar que o autor acima mencionado não fornece detalhes específicos para apoiar a sua reivindicação. Na minha experiência, este é sempre o caso quando uma tal teoria é avançada. Vamos dar uma olhada neste assunto usando o nosso conhecimento da vida de Morihei a considerar a viabilidade de tal teoria.
Morihei Ueshiba, de fato, passou um tempo na Manchúria em três ocasiões durante a sua vida: como um soldado de infantaria durante o Russo-Japonesa, no período 1904-1905, como um guarda-costas de Onisaburo Deguchi em uma expedição malfadada através Manchúria e Mongólia possivelmente mais de meia período do ano em 1924, como um instrutor de artes marciais visitar durante estadias curtas em-japonês controlado Manchukuo, em 1939, 1940, e 1942.
Gostaria de fornecer alguns detalhes sobre experiências de Morihei na Manchúria para ajudar o leitor a decidir se Morihei poderia ter tido a oportunidade de estudar artes marciais chinesas em qualquer profundidade durante esses prazos.
Primeiro de tudo, Morihei era um soldado comum, que atuou na região de Dalian da Manchúria durante a Guerra Russo-Japonesa. A disciplina militar era muito rigoroso, devido às condições de tempo de guerra e os japoneses da época se consideravam culturalmente superiores aos chineses. Não parece crível para mim que ele poderia ter de alguma forma ter encontrado uma oportunidade de escapar de seus deveres militares para estudar com algum mestre ou mestres de artes marciais chinesas internas local.
A segunda visita de Morihei para a Manchúria ocorreu em 1924. Ele era um membro da expedição de líder religioso Onisaburo Deguchi e serviu como guarda pessoal do ex. O objetivo declarado desta incursão secreta na China foi o estabelecimento de uma colônia utópica independente na Mongólia, onde os membros de todas as religiões seriam bem-vindos para praticar suas crenças livremente. A realidade era o Onisaburo foi enredado na política e operações da região e teve inúmeras ligações com ultranacionalista japonês eo exército Kwantung.
O grupo de Onisaburo foi apoiado por um senhor da guerra local, que montou um exército de 1.000 homens que se declararam uma "Mongolian Exército da Independência." Os membros deste exército desorganizado logo foram abatidos pelas forças militares chinesas dominantes que controlavam a região, e Onisaburo, Morihei, e outros membros japoneses do partido foram presos. Eles escaparam por pouco execução nesta ocasião.
Sua principal função era proteger e apoiar Onisaburo. O partido japonês era constantemente em movimento em áreas de deserto e tornou-se enredado em várias escaramuças perigosos. A minha maneira de pensar, não teria havido nenhuma oportunidade para Morihei ter se envolvido em um estudo sério das artes marciais chinesas durante este período também.
Mais tarde em sua vida, quando ele já era um mestre das artes marciais reconhecido, Morihei viajou para Shinkyo (atual Chanchung), a capital de Manchukuo e sede do exército Kwantung, em três ocasiões. Tendo sido convidado por seu aluno Kenji Tomiki, Morihei demonstrou e ensinou sua Aiki Budo para estudantes da Universidade Kenkoku, construída pelos japoneses, em 1939, 1940, e 1942. Suas visitas foram bastante curta, de algumas semanas de duração, e mais uma vez, é difícil conceber um conjunto de circunstâncias que teria permitido Ueshiba ter aprendido com um mestre das artes marciais chinesas. Morihei se já era um artista marcial altamente considerados e os japoneses controlado completamente esta área da China, tanto política como militarmente.
É possível que Morihei pode ter testemunhado algumas artes marciais chinesas durante seu tempo na Manchúria? Certamente, é possível. Ele poderia ter apreendido alguns dos "segredos internos" das artes marciais chinesas apenas através da observação? Admito que seja possível também. Mas não é isso que os defensores dessa teoria chinesa estão afirmando. Sua hipótese é que Morihei tinha extensa formação na Manchúria sob mestres chineses e que as manifestações sutis de ki aikido do fundador originam de fontes chinesas. Em suma, seu argumento é o seguinte: "Os aspectos sutis de aikido se assemelham Artes marciais chinesas internas. Artes marciais chinesas são anteriores artes marciais japonesas. Morihei Ueshiba passou um tempo na China. Portanto, aikido foi fortemente influenciado por fontes chinesas. "Onde está a prova?
Um outro pensamento. A maioria desses teóricos parecem descontar o nível ea sofisticação de Daito-ryu Aikijujutsu que Morihei aprendeu com mestre jujutsu japonês Sokaku Takeda durante um período de 15 anos a partir de 1915. Sokaku ensinou principalmente jujutsu, mas possuía muito mais elevados de competências internas que ele mostrou apenas para alguns de seus alunos mais talentosos, Morihei sendo um deles. Outro ponto digno de menção é que Morihei foi fortemente envolvido na seita religiosa Omoto co-fundada por Onisaburo Deguchi. Ele aprendeu muitas técnicas de meditação e respiração que ele praticava assiduamente e que ele o mérito de ter sido responsável por grande parte do seu progresso como um artista marcial.
Os pontos que apresentei aqui foram todos publicados, especialmente sobre este site, e pode ser recuperado através de pesquisa na rede mundial de computadores. Eu acredito que os escritores e historiadores sobre este assunto deve realizar um levantamento de materiais já publicados e compará-los com a sua hipótese antes de publicar suas teorias. Se eles têm prova histórica que deve ser oferecido e corraborated se quiserem ser levados a sério.
0 comentários:
Postar um comentário