sábado, 15 de fevereiro de 2014

WRESTLING: A LUTA OLÍMPICA



"Para se entender uma idéia deve-se conhecer a história"
(Augusto Comte - Filósofo francês)


Os países do leste europeu são as grandes potencias do esporte


A luta livre Olímpica, também conhecida com wrestling  é considerada por muitos como a mãe de todas as lutas, porque surgiu com o homem, e esta técnica criada por ele era simples e com o passar dos tempos evolui, junto com a humanidade. 
A historia antiga mostra que o  homem primitivo, a fim de garantir sua sobrevivência, teve de lutar para se manter, estudando -aos poucos - conceitos como o de causa e efeito. Gradualmente, começou-se a entender a importância vital das qualidades físicas e, particularmente, a habilidade de se saber derrubar, dominar, e contra-atacar em conflitos com outros seres humanos ou animais. 

O desenvolvimento de movimentos artificiais (pegadas, quedas, domínios, fixação de base), dentro das possibilidades genéticas, foi fruto do estudo natural do corpo e evoluiu também para as artes da guerra, visto  que uma arma nada mais é do a extensão do braço .
Através do tempo o instinto de luta foi gradualmente crescendo e criou-se então a necessidade de se organizar treinos. A competição- com regras e juízes- foi um processo decorrente da necessidade de se proteger a vida e saúde  dos combatentes. 

O nome do golpe? Esquilo voador !

Especificamente no caso da luta olímpica, surgida como esporte no segundo milênio antes de Cristo, a mesma  fez parte das civilizações greco-romana e das nações que os mesmos conquistaram como Egito e demais países do Oriente Médio como a Asia menor (hoje Turquia) Pérsia (hoje Iraque), a Media (países árabes),o Irã e Israel.

Basicamente a luta olímpica tem como objetivo derrubar seu adversário sem o uso de socos, chutes ou golpes traumáticos, e imobilizá-lo no solo com as costas encostadas. Por isso os atletas praticantes desta modalidade tem o desenvolvimento das capacidades motoras, raciocínio, agilidade, destreza, conhecimento corporal, força explosiva, isometria, flexibilidade, além de uma sociabilização e uma maior auto-confiança. A proibição dos golpes traumáticos vem da época dos combates realizados com armaduras, que tornavam as pancadas nulas. A tradição da armadura fez também com que as quedas só fossem pontuadas quando o adversário caia de costas (com o peso  armadura fica muito difícil de se levantar quando cai de costas que quando cai de bruços).

Existem 2 modalidades principais: a livre -nas versões masculina e feminina- e a greco-romana, exclusivamente masculina. A livre pode-se usar e atacar quaisquer partes do corpo. Já na modalidade greco-romana apenas pode-se atacar a parte superior do corpo.

Apesar do nome, a moderna luta greco-romana foi desenvolvida na França no início do século 19, como um jogo para fortalecer os braços e tórax  dos soldados de Napoleão.  O objetivo é imobilizar os dois ombros de um adversário até a rendição. Há no entanto, quem consteste esta teoria, dizendo que o nome greco-romano vem dos combates entre gregos e romanos na antiguidade e que a França apenas codificou a versão com golpes acima da cintura.

Infelizmente, a luta livre e a greco-romana têm entrado em declínio nos últimos anos. Muitas escolas e faculdades retiraram o esporte do currículo, e a técnica   foi  eliminada - e depois reintroduzida - dos Jogos Olímpicos devido à modificações em sua estrutura.


Referencias:

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan