segunda-feira, 7 de julho de 2014

AS VIRTUDES DO AIKIDO

Stanley Pranin
Pesquisando pela net achei na página do Facebook  do Soshin Dojo um texto excelente, de autoria de Stanley Pranin. Para quem não sabe, Stanley Pranin é uma das maiores - senão a maior- autoridade mundial  acerca das raízes do aikido e o aikijutsu. O texto é de 2002 sugere uma reflexão na forma de como se estuda o aikido. Apesar de ter sido bem traduzido, tomei a ousadia de modificar algumas linhas. Boa leitura !

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As virtudes do Aikido 


( Stanley Pranin)



A popularidade do Aikido tanto no Japão e como exterior é um fenômeno após a II Guerra Mundial. Ex-alunos do Fundador, Morihei Ueshiba, como Koichi Tohei, Kisshomaru Ueshiba, Gozo Shioda, Kenji Tomiki e outros, seguido por seus alunos, foram responsáveis pelo crescimento da arte internacional.
Que fatores foram responsáveis pela grande aceitação do Aikido? Muitas pessoas a olharem para a arte logo no seu primeiro comentário falam da beleza e a graça dos movimentos do Aikido. O atacante é movido sem esforço, enquanto a ausência de qualquer dano aparente durante a demostração. A promessa da arte da auto-defesa que protege o indivíduo ao se importar com o agressor é um conceito atraente em termos de filosofia e moral no mundo onde está presente o especto da violência. O fundamento ético do Aikido é aceito pelos humanos por causa de seus instintos mais profundos de sobrevivência. Ao mesmo tempo, a arte oferece uma alternativa única para as técnicas violentas de outras artes marciais - técnicas que causam repulsa moral há muitos.
A sociedade japonesa na era do pós-guerra, rejeitou a mentalidade militar que levou o país a envolver-se na Segunda Guerra Mundial. Dado o clima inóspito onde foi proibida a prática de artes marciais há anos, a natureza marcial do aikido foi omitido. Por conseguinte, o que restava da arte que foi aceito de braços abertos por milhares de praticantes, com algumas exceções, foi um pouco diferente do conceito original do Fundador. As técnicas foram mantidas apenas com o aspecto externo de arte marcial e com uma tendência a ser praticado com tanta devoção e intensidade como nas marciais. Aqui estão alguns fatores que diminuem o Aikido como uma arte marcial.

Ataques fracos
T
A raiz do problema, a meu ver, encontra-se com ataques mais fracos, comumente observados nos dojos atuais de Aikido. Raramente recebem treinamento para estudantes como para executar um ataque eficaz, de como bater. A situação é pior devido à falta de interesse ou atenção durante os ataques. Esta falta de firme intenção do atacante afeta seu estado mental e da pessoa que executa a técnica. Ambas as partes estão, desenvolvendo um nível subconsciente mínimo ao treinar sob estas circunstâncias. Por consequência, a necessidade de manter a mente focada no desenvolvimento de técnicas para o treinamento de auto defesa na realidade desaparece.

A omissão de Atemi e kiai
Um estudo realizado pelo Fundador da arte revela sua ênfase na atemi (ataques preventivos) e kiai , como parte integrante de suas técnicas. Você pode vera execução de atemi por  O-Sensei nos filmes durante ao longo de seus anos, mesmo quando o Aikido se tornou menos físico.
Atemi e kiai e andam de mãos dadas e são ferramentas importantes para parar ou redirecionar a mente do atacante e desequilibrado com êxito. Mesmo sem atingir o golpe de condição física, mental e impede a quebra o ataque é um componente vital no Aikido. Apesar disso, em muitos dojos de hoje, o uso de Atemi e kiai pode trazer "discórdia' do professor responsável, que se qualifica como um bruto, violento e não têm lugar na arte de "harmonia. Este equívoco comum mostra uma falta de compreensão das origens da arte marcial e da teoria e da prática do Fundador.

A falta de um atacante sincero
A combinação de ataques fracos, a falta de Atemi kiai e na prática do Aikido conduz inevitavelmente ao fracasso de se executar técnicas sem desequilibrar o agressor. Um atacante que não tem a intenção de causar algum dano, e deixando-se ser facilmente controlado dando chance para receber a técnica. Isso introduz um elemento artificial no treino e na interação entre os profissionais e os resultados criam uma atmosfera que é fundamentalmente diferente do atual em um encontro real.

Uso da força e projeções "aparente"
"Ataque irreal:
será que o atacante tem apenas uma mão ?"
A conseqüência lógica dos períodos de formação acima referida seria a realização de projeções e controles imprecisos e sem brio. Como não há controle total do atacante, muitas vezes recorre à força física para completar a técnica. Isto leva a colisões e aumenta o risco de lesões.
O progresso dos praticantes em um ambiente onde a presença "marcial" não existe e onde os princípios da prática não são observadas, será adiada. Pior ainda, alguns dos quais são produtos deste tipo de formação terá a ilusão de que suas técnicas podem ser usadas em uma situação real.

A deterioração prematura física dos instrutores
Eu suspeito que um determinado segmento da população do Aikido de acordo com as observações mencionadas acima. Por outro lado, iniciar o próximo tópico que, sem dúvida, gerar controvérsia em muitos praticantes.
Em quase 40 anos de minha participação no Aikido tenho visto muitos professores que se movem de toda a forma possível, quando estão em um boa saúde, e em casos de morte prematura isso é acelerado o inevitável processo de envelhecimento através da má escolha do estilo de vida. Quando ficam mais velhos, os professores costumam adaptar suas técnicas para compensar sua deficiência e diminuição da capacidade de mover. Além disso, eles deixam a sua prática de "dar e receber", em que seus papéis como uke (atacante) e nage (defensor) são trocados. Tornam-se "mestres", mas eles não conseguem "ser atuantes", como eram durante os seus anos formatização.
Os senseis,  ao se retirarem do processo completo de formação (como uke e nage) que é ou não, uma decisão consciente tem efeitos profundos em suas carreiras como aikidokas. Ao não aquecer ou não treinar as quedas, reduz a flexibilidade do corpo. Concentrando-se exclusivamente na aplicação da técnica contribui para o comprometimento da estrutura corporal e tônus muscular, que dá lugar a lesão. Porque os senseis na prática pela metade, raramente vão conseguir uma visão ampla, e tendo uma camada artificial do seu progresso, porque a sua formação no todo é limitado principalmente se mantiver com o treino somente com estudantes iniciantes que estão em um nível técnico mais baixo.

Remédios
Muito do que precisa ser feito para restaurar a natureza marcial do aikido em linha com a visão de O'Sensei envolve corrigir os maus hábitos de formação acima mencionadas. Aqui está uma lista de medidas concretas que poderiam ser tomadas literalmente a revolucionar o Aikido e restaurar o seu grande potencial como uma força para a melhoria social.

Ensinar técnicas de ataque
Primeiro de tudo, eles devem dar uma atenção séria ao ensino de ataques eficazes e com a intenção de estudantes de Aikido. Isso pode exigir que alguns professores fazem um intercâmbio de treinamento ou algo parecido para adquirir as habilidades necessárias.
Que tipo de ataques devem ser trazidos para o dojo de Aikido? Esta será uma decisão pessoal de cada um instrutor responsável. Acho que os cursos básicos de karatê, boxe e outros sistemas sofisticados devem ser considerados.
Os alunos também devem estar familiarizados com os chutes, pelo menos em um nível básico. Apesar de não prevalecer como um choque, poderá ser confrontado com chutes em um encontro real.
Aprender auto-defesa contra chutes também ajudar os alunos a superar o problema comum de "visão de túnel". Por exemplo, os novatos tendem a concentrar sua atenção na aparência inicial de um ataque - geralmente um punho ou um agarramento - e deixar de reconhecer a possibilidade de um ataque secundário. Quando os alunos percebem que devem considerar outros tipos de ataques como chutes, aumenta vigilância.
Aprender a chutar bem também ajudar os alunos com suas quedas Aikido como é mais difícil e perigosa do projeção quando se ataca com um chute. Cuidados devem ser tomados para avançar lentamente, porque aumenta o risco de lesões.
Entre os sistemas existentes de Aikido, o estilo desenvolvido por Minoru Mochizuki Yoseikan fazendo desta forma uma eclética de incorporar elementos de várias artes. Os alunos aprendem sistema básico de karatê e judô, além de treinamento com armas.
Além, um pode querer introduzir ataques de armas, com ou sem uma lâmina. O treinamento com armas é uma ferramenta útil para ensinar a importância da maai (distância) em diferentes circunstâncias e oferece muitos outros benefícios. O currículo  do Iwama Aikido de Morihiro Saito é um exemplo de um treinamento sistemático com armas.
O resultado final de melhorar a qualidade dos ataques deve ter mais ênfase na formação, e criando uma atmosfera de seriedade e respeito para com seus colegas. O elemento de risco presentes na formação das artes marciais serão reconhecidos e evitados tomando atitudes precauções que podem levar a lesões.

Voltando ao Atemi e kiai
Deve ser incentivada e reintroduzir atemi e kiai no Aikido dojos. O Atemi e kiai e são extremamente importantes, pois permitem que o praticante a superar a superioridade física e numérica em um encontro real. Eles são de ajuda inestimável para neutralizar um ataque e desequilibrar o adversário. Eles abrem o caminho para a aplicação das técnicas do Aikido sem força e com pouca resistência.
Deve ser possível executar um atemi ou usando praticamente kiai, durante qualquer fase de uma técnica de aikido, não só no início. Os alunos devem ser treinados para reconhecer as aberturas em cada oportunidade. Shoji Nishio desenvolveu técnicas para um elevado nível Atemi e é uma referência importante como forma marcial de Aikido.
Em um nível mais elevado, atemi pode não ter a presença física. Um artista marcial avançado pode obter o efeito de uma atemi através da linguagem do corpo sutil, embora exista sempre pré-greve de mentalidade preventiva. Se você observar imagens de O'Sensei com cuidado poderá ver este princípio em funcionamento, que é um elemento fundamental na projeção de "não toque".

Não manter o atacante fora de equilíbrio
Um princípio fundamental, mas muitas vezes é rejeitado a importância do atacante um desequilíbrio e manter o controle a partir do início de uma técnica para aplicar um ponto de viragem ou um controle de projeção. Tenho muitas vezes observado estudantes ensinadas técnicas onde estava o atacante fora de equilíbrio no primeiro recuperá-lo um pouco antes da seleção.
Só se deve olhar para o centro do uke de gravidade para determinar se ou não perdeu o seu balanço. Os alunos devem cuidar constantemente do centro de gravidade do seu parceiro para determinar se as técnicas são eficazes.
Antes de terminar este ponto, um exercício interessante para fazer quando você vai a uma demonstração de Aikido é ver mais movimentos do uke do que os nage. Se o equilíbrio do uke está sendo controlada através da técnica, então você está assistindo a um verdadeiro mestre.
Postura e controle da respiração
"Convencer o uke a atacar no ritmo de nague"
Outras áreas que são muitas vezes negligenciados no treinamento de Aikido são as posturas e respirar corretamente. Nage deve promover a boa postura e manter o equilíbrio durante a técnica.
Atenção para os hábitos de respiração raramente são enfatizados no treinamento no dojo. Ao controlar a sua respiração torna-se possível criar e manter um ritmo interno do corpo para reduzir a fadiga e tornar mais fácil manter a calma sob pressão para um exercício extenuante. Aprender a observar a nossa respiração também ajudará a desenvolver a capacidade de "ler" a respiração dos nossos adversários. Isso é útil para sentir o tempo e a intenção de um ataque antes que ele ocorra.

Os instrutores devem treinar
As razões mais comuns dadas por senseis de Aikido que cessaram a sua formação habitual é limitar os efeitos da idade e do acúmulo de lesões. Certamente, não podemos escapar aos efeitos do tempo e do desgaste do corpo através de um intenso treino de Aikido.
Dito isto, não há nada que impeça os instrutores para treinar dentro de seus limites e seu próprio ritmo. A meu ver, a chave é continuar com os exercícios de alongamento, e aquecimento. Você pode optar por fazer ou não!
O fundador manteve sua flexibilidade muito longe em seu 80 anos e foi mesmo capaz de separar as pernas completamente. Você também pode ver que o Fundador está sendo projetado por uma criança, já com 79 anos de idade em um de seus filmes.
Em muitas escolas têm o hábito Kobujutsu o sensei atua como atacante e é projetado por seus semi-alunos avançados, quando necessário. Você vê isso, se você assistir a uma demonstração clássico das artes marciais. Imagine por um momento em que as coisas possam inverter. Instrutores de Aikido eram capazes de ser uke e servir os seus alunos durante uma demonstração! Existe uma maneira melhor para os senseis encorajarem o desenvolvimento de seus alunos?
Eu certamente acho que é possível adicionar dez anos à nossa boa corrida no Aikido a adotar a atitude sugerida. Saberemos em 20 anos esta teoria funcionou para mim.

Troca de Formação
"Uma vez professor, aluno eterno"
Acho que uma das coisas mais positivas que os instrutores e profissionais devem considerar é a troca de treinamento em outras artes. Aqui, novamente vemos um exemplo de O'Sensei que estudou muitas artes marciais durante sua vida. Ele também providenciou para o casamento de sua filha de um famoso especialista em kendo e permitiu que um grupo de formas e práticas dojo kendo no Kobukan idade. Por 54 anos, o fundador começou seus estudos formais do Kashima Shinto-ryu, uma escola clássica, com centenas de anos de tradição. Ele tomou muito de seu conhecimento do Kashima Shinto-ryu para o desenvolvimento de aiki ken. O'Sensei também convidados professores de outras artes para a diesen Hombu para visitas e demonstrações. Ele estava sempre pronto para "absorver técnicas" outros especialistas através da sua observação perspicaz.
Um dos principais objetivos do evento anual patrocinado pela Aiki Expo Aikido Journal é incentivar e facilitar o intercâmbio de treinamento entre diferentes grupos.

Conclusão
Eu tentei explicar aqui que o que foi denominado como "Aikido moderno" é realmente uma mutação dos conceitos originais associados com o Fundador do Aikido. Devido à grande difusão da arte no Japão durante o pós-guerra no exterior e a passagem de mais de cinco décadas, estas formas alteradas do Aikido têm vindo a ser considerada a norma. A hipótese de mais é que essas novas abordagens reflectem a intenção do fundador, enquanto em uma escala maior não é esse o caso. A maioria das críticas do Aikido hoje surgem porque as formas modernas de Aikido terem se desviado dos preceitos principais do Fundador. As sugestões oferecidas neste artigo, se forem aprovadas por uma parte significativa da população do Aikido, uma mudança radical na qualidade da arte e da percepção de céticos externos. Nossa intenção é fazer este caminho para um fim desejável na organização de eventos futuros, como a Expo Aiki.






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