O chakram é uma arma de arremesso originada do Sul da Ásia e partes do Oriente Médio. É uma arma de vôo reto mas, dependendo de superfície de onde acertar, pode ricochetear. Acredita-se que a arma foi desenvolvida há mais de três mil anos, tendo sido largamente encontrada nas regiões em que hoje estão países como Índia, Paquistão e Irã. Ele é de forma circular, com uma aresta exterior afiada e varia em tamanho de cerca de 12-30 centímetros de diâmetro. Ele também é conhecido como chalikar ou "círculo". As variações menores são chamadas de de Chakir e a existem variaçoes maiores, os Vadda Chakkra, que podem ter as dimensões de um escudo, que eram carregado no pescoço
É lançado manualmente e, por ter bordas cortantes, ao bater nas lanças ou em outras armas, pode cortá-las, tendo sido usado na antiguidade inclusive para decepar membros ou, como mais comumente, degolar o oponente. A arma podia ser carregada junto ao corpo presa ao cinturão , como um bracelete/pulseira ou mesma colocada no turbante. Além de ser empregado como arma de arremesso, no combate próximo tinha grande utilidade:
- Pelo simples fato de estar preso no turbante, mesmo sem ser sacado, o chakran pode atingir os olhos do oponente;
- No combate próximo, funcionam como um machete, podendo ser usado para degolar ou decepar os membros do adversário
A complexa construção
Chakram são tradicionalmente feitas de aço ou latão, que é batido em uma forma circular contra uma bigorna com um recuo para a curvatura. As duas extremidades estão ligadas com uma peça de metal e, em seguida, aquecida, formando um círculo completo antes de o latão é removido. Alguns chakram, mesmo aqueles usados em combate, foram ricamente gravados, ou embutidos com o bronze, prata ou ouro. O círculo devia ficar perfeito.
Técnicas de Arremesso
Aplicação de combate do chakram é em grande parte dependente de seu tamanho. De tamanho normal (15 + cm de diâmetro). Os chakram de aço poderia ser jogado 40-60 metros, enquanto os de latão - devido à sua melhor aerodinâmica- poderia ser jogado com mais de 100 metros. Os guerreiros treinavam arremessando em bambu. No combate individual, o chakram poderia ser jogado de forma horizontal ou vertical. Nas batalhas, era geralmente jogado na vertical, de modo a evitar que acertasse acidentalmente acertando um aliado . Uma pilha de chakram poderia ser rapidamente jogado um de cada vez como um shuriken . Em elefante ou a cavalo, chakram poderia ser mais facilmente jogado que lanças ou flechas. Por causa da sua forma circular aerodinâmico não é facilmente desviado pelo vento.
O método mais icônico de jogar uma chakram é a técnica Tajani , onde a arma é girava no dedo indicador de uma mão erguida e jogada com um movimento cronometrado do pulso. Girando dessa forma se adicionava potência e alcance para o lance, evitando ao mesmo tempo o risco de cortar-se na borda externa aguda. Um usuário treinado pode rodar o chakram ao usar outra arma com a outra mão. O uso de Tajani em batalha foi aperfeiçoado pelos guerreiros Nihang que empregavam uma formação especial para proteger os que portavam o chakram.
Esta arma foi levada para a Europa pelos primeiros viajantes nos primeiros séculos depois de Cristo, e, devido ao fato dos europeus não saberem empregar o chakkar como arma foi convertido em brinquedo, o frisbee e posteriormente o aerobie .
O aerobie
Referências: wikipedia
Imagens:
Se vc gostou desse artigo, sugerimos ler também:
Kalari Payatu: A arte marcial da Índia
Katar: uma faca, três lâminas
Eskrima
Shuriken
Kalari Payatu: A arte marcial da Índia
Katar: uma faca, três lâminas
Eskrima
Shuriken
0 comentários:
Postar um comentário