domingo, 29 de junho de 2014

KYUSHO JITSU (急所術)







Kyusho-jitsu ou Kyūshojutsu  significa em japonês "a arte dos kyushos (pontos vitais)". O termo se refere ao conhecimento compartilhado por vários estilos de luta japonesa a respeito de como atacar os pontos de pressão nas áreas sensíveis do corpo do adversário. É em base, acertar um ponto vital fixo no corpo humano, e este pode perder os movimentos de alguma parte referente ao corpo, em alguns pontos principais, a vítima pode chegar a desmaiar facilmente. Estão intimamente relacionadas com as técnicas de atemi waza. O kyusho está para as artes marciais da mesma forma que a matemática está para as ciências exatas, como a engenharia, a arquitetura e a computação. 

História

A disciplina desenvolveu-se como um derivado dos estudos de acupuntura, assim como se descobriram quais pontos influenciavam positivamente no fluxo da energia corporal, pontos que influenciavam negativamente também foram mapeados e, bem assim, pontos que desestabilizam um adversário numa luta.
No karatê, aikido, aikijutsu, ninjutsu e goshin jutsu as técnicas de golpes sobre pontos de pressão estão inseridas nos níveis de bunkai (aplicação) mais avançados, estando presentes em cada kata, desde o mais básico.

Arte marcial

Modernamente, o Kyusho-jitsu , além de ser uma disciplina de algumas artes marciais japonesas, desenvolveu-se como modalidade autônoma ( e polêmica), que é ensinada como forma de defesa pessoal ou mesmo como apoio a diversas artes marciais.
A  divulgação do kyusho esta diretamente relacionada ao ceticismo que envolve praticantes de outros sistemas marciais com relação às proezas exibidas pelos praticantes de kyusho. Não se duvida da existência dos pontos, nem do efeito obtido ao estimularem ou relaxarem estes pontos, afinal existem mais de 361 pontos em cada lado do corpo. Entretanto questiona-se a possibilidade de aplicação quase cirúrgica num  um atacante em movimento constante. Diversos fatores são necessários para a correta aplicação do kyusho entre eles:
  • Alguns dos pontos  de kyusho  são muito pequenos;
  • Não basta saber aonde estão, mas tambem em que direção e o ângulo em que devem ser tocados ;
  • Existe também a questão de que cada individuo pode ter um outro kyusho ligeiramente deslocado para qualquer direção;
  • Alguns pontos de kyusho estão protegidos pela musculatura. Pessoas mais musculosas podem ser  mais difíceis de serem tocadas; 
  • Assim como os pontos de acupuntura, os pontos de kyusho podem ser mais efetivos de outros de acordo com a hora do dia.
Existem diversos estilos e representantes, mas o que parece estar tendo maior divulgação (até o fechamento desta matéria) é a Kyusho Internacional. No Brasil existem grupos em São Paulo e Recife.
Bons treinos!
Felipe Albuquerque
Médico Veterinário, estuda aikijutsu, aikido e goshim jitsu.
Amante do debate e do embate saudável, é apreciador da ética e da estética, além de adorar o fato de ser pai.

Referência:

Imagens: Divulgação

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan