segunda-feira, 23 de junho de 2014

TANG SOO DO (당수도)





Hwang Kee (1914-2002)

Apesar de ser uma arte de origem coreana, a tradução literal para Tang Soo Do é O Caminho do Punho Chinês. O mais conhecido praticante desta arte marcial é Chuck Norris.

Criado por Hwang Kee (1914-2002), as raízes do Tang Soo Do encontram-se na antiga arte coreana Soo Bak Do, o Taekkyon, do Karate Shotokan e do Kuo Shu (o fundador estudou com o mestre Yang Kuk Yim de 1938 a 1941) . Em 1946, oficialmente começa o ensino do Tang Soo Do.
Apesar de ser uma forma eficaz de auto-defesa, o foco maior do treinamento é desenvolver a autodisciplina, a auto confiança, a aptidão física e o controle do estresse. A faixa apenas simboliza o objetivo, mas não é o objetivo em si. Assim o valo real da faixa são as mudanças (corpo,mente e espírito) que ocorrem dentro do praticante na busca pela graduação.


Tecnicamente o sistema tem tanto técnicas duras como suaves e dá grande ênfase aos chutes. A prática com armas existe . O treinamento pode ser dividido em: 

Treinamento mental

Foco maior do treinamento, visa desenvolver os  aspectos  importantes na vida diária.

Prática das bases (kibon)

Os estudantes praticam as técnicas básicas em posições estáticas, avançando ou recuando. Isto ajuda a compreender a dinâmica de um movimento e isto refina a técnica pela repetição. As bases ensinam o estudante o bom equilíbrio e a boa postura.

Formas (hyung)
As formas pode ser praticadas em qualquer lugar e são as sequências predeterminadas das técnicas básicas, sendo equivalentes ao kata do karate e aos katis do kuo shu. As formas moldam técnicas básicas e ensinam a estratégia, as tácticas, a sincronização e o equilíbrio. Conforme o progresso do estudante, os hyong tornam-se mais complexos e desafiadores. 



Combate (daeryeon)

O combate dá a possibilidade usar livremente todas as técnicas de encontro a um ou diverso oponente. Pode ser feito nas modalidades de um só passo (hambon-daeryeon), três passos (sambom-daeryon) ou livre (jayu-daeryeon). O jayu daeryeon estimula o estudante a se defender numa situação não programada.
A forma como o combate é estudado repercute na vida do estudante. Se o praticante faz contato constantemente, sua mente se torna selvagem e será difícil controlar as suas técnicas quando necessitar. Mas se pratica sempre o controle, pode facilmente escolher golpear quando necessita. Por outro lado, se golpeiam com luvas de maos e pes, podem causar danos a seus colegas ou a si próprios, pois nao sabem se estão atacando corretamente. Para evitar este problema, os mestres tradicionais optam por usar luvas e protetores leves, semelhantes ao do kick-boxing( luvas de boxe, protetores dos pés, e protetores da cabeça). São treinadas a respiração,a noção de distancia e a eficiencia .
Treinamento de auto-defesa (hosinsul)
Baseada em tecnicas contra agarramentos, chaves,  imobilizações e pontos de pressão.
Quebramento de tábuas (kyokpa)
O quebramento  mostra o nível das técnicas dos estudantes e ajuda compreender qual efeito suas técnicas terão num alvo. É usado durante exames de graduação e mostra o nível de concentração e foco da mente.



Felipe Albuquerque
Médico Veterinario, estudante de aikijutsu, goshin jitsu e aikido .
Amante da natureza, não aprecia radicalismos e acredita num futuro melhor.

Referências 
Wikipédia
World Tang Soo Do

Imagens: Divulgação



Se vc gostou desse texto, vai gostar também de:

Bruce Lee: O pequeno Dragão

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan