domingo, 26 de outubro de 2014

PA KUA CHANG

"As maiores desgraças é aonde estão o desejo,
se conseguimos aplicar ou eliminar um deles
consigo me desenvolver na minha maxima habilidade”.
(Mestre Maglicano)

O Conhecimento Pa-Kua (“Pa” = Oito, “Kua” = Mutações) é um complexo conceito  chinês, com aproximadamente 5000 anos de existência e foi desenvolvido para ser aplicado em qualquer área do cotidiano. O conceito de  Pa-kuá representa os 8 estados da natureza, representados pelos trigramas.​ A ideia marcante sobre “Mudanças”, fala sobre a constante transformação nas fases pessoais do ser humano, como sendo um ciclo natural da vida, ensinando formas de lidar com tais transformações.

O Pa-kuá é uma escola bastante completa

A origem
Existem várias lendas sobre o surgimento do Pa Kua. A mais conhecida é a do imperador Fu Hsi. No ano de 3.000a.c Fu Hsi, que observava a natureza com cuidado e atenção, caminhava ao longo do Rio Amarelo quando  viu uma tartaruga saindo da água. A observando atentamente, compreendeu que a sabedoria vinha quando se observava a natureza atentamente. As tartarugas são animais significativos na cultura Chinesa, pois o domo de suas carapaças representa o domo do céu e seu fundo achatado a terra, assim a tartaruga parece incorporar o cosmos. Nas costas desta tartaruga, Fu Hsi visualizou os oito trigramas que dariam inicio ao estudo do Pa Kua. Outra lenda fala que ao invés de tartaruga poderia ser um animal com corpo de dragão e cabeça de cavalo e ele teria visto os trigramas nas costas da criatura.
Não importando qual a verdadeira versão da lenda o importante é que Fu Hsi viu ali a chave para explicar todas as coisas e deixou um legado para os seus sucessores que trataram de continuar os estudos sobre os tais trigramas.
Mais tarde outros filósofos viram que juntando dois trigramas eles conseguiriam outros significados, assim nascendo o I Ching. O livro possuiu três autores, conde Wen, Duque Chou e o mais famoso o filosofo Kung Fu Tsé que teve o nome ocidentalizado para Confúcio.
O fato do conhecimento Pa Kua ter sido passado de forma oral, Talvez tenha sido vital para sua preservação, vez que, durante a  ditadura de Mao Tsé-Tung (1949-1980), foram queimados qualquer coisa que tivesse ligação com a filosofia e a espiritualidade da antiga China. Foi nessa época da ditadura que o Mestre I Chang Ming foi exilado na Coréia, aonde mais tarde veio a conhecer o Mestre Rogelio Giordano e após um tempo passou-lhe o conhecimento.O Mestre Giordano no retorno ao ocidente criou a “Liga Internacional de Pa-Kua” (1976) e começou a difusão do Pa Kuá.
A filosofia do sistema Pa Kuá e os trigramas
Os trigramas são junções de três linhas, onde encontramos linhas separadas( __ __) e linhas juntas ( ____ ).As linhas juntas representam o yang ou a emoção, a elevação, a força, o movimento e as linhas quebradas representam o yin ou a depressão, a fraqueza e a quietude.
Essas linhas lembram o sistema binário inventado por Wilhem Leibnz que mais tarde, quando estudou o I Ching, ficou maravilhado com a semelhança. Basta substituir as linhas inteiras por 1 e as cortadas por 0 e assim o I Ching  vira uma rudimentar tabela dos números binários.
Depois estas linhas foram colocadas em pares, assim nascendo os quatro bigramas que seriam:
Após os bigramas, foram feitos os trigramas, através da adição de uma linha e assim pudemos começar a representar acontecimentos da natureza.
Um pouco sobre cada Trigrama ou cada mutação:
1. Ch’ien / Céu / Pai
 Três linhas sólidas são utilizadas para simbolizar o céu.O céu é forte e tem um poder divino para promover um infinito espaço para acomodar tudo. Usar três linhas sólidas para representar o céu é muito apropriado, por este ser o responsável pelo “grande início”.
2. K’um / Mãe / Terra
 Três linhas quebradas são utilizadas para simbolizar a terra. A terra é um objeto gigante. É o corpo que suporta a vida humana e o cemitério para a morte. É considerado suave e receptivo, porque ela pode tratar varias punições com tolerância.
3. Chen / Trovão / 1º Filho
Duas linhas cortadas no topo e uma linha sólida, simbolizam o trovão. As duas linhas cortadas no topo possuem uma imagem de luz e a linha sólida em baixo simboliza a elevação. Assim é a imagem da luz que golpeia no alto de uma montanha.
4. Sun / Vento / 1º Filha
Duas linhas sólidas no topo e uma cortada em baixo simboliza o vento. As duas linhas sólidas representam o céu e a energia. A linha cortada representa a terra. Portanto, é a imagem do céu e da energia se aproximando da terra. O vento é invisível e nós só podemos justificar a sua existência olhando o topo das árvores se movendo.
5.  K’na / Água (Lua) / 2º Filho
As duas linhas quebradas e no meio uma linha contínua simboliza a água. As duas linhas quebradas representam as depressões da terra (nascentes dos rios). A linha contínua no meio representa o movimento. Isto cria a imagem da água que flui em um rio. Além disso, este kua representa também a lua.
6. Li /  Fogo (Sol) / 2º Filha
 Uma linha quebrada entre duas linhas contínuas simboliza o fogo. As duas linhas contínuas indicam o movimento do fogo. A linha quebrada é o centro do fogo que é imóvel. Além disso, este kua representa também o sol.
7. Ken / Montanha / 3º Filho
 Uma linha contínua no alto de duas linhas quebradas simboliza a montanha. A linha contínua representa a elevação e as duas linhas quebradas inferiores representam a terra. Assim esta imagem é uma montanha elevada acima da terra.
8.  Tui / Lago / 3º Filha
 Uma linha quebrada acima de duas linhas contínuas simboliza o lago. A linha quebrada superior é água e as duas linhas contínuas inferiores são céu. Se nós estivermos olhando para baixo, para um acumulado de água em qualquer lugar na terra, nós veremos o céu refletido abaixo da superfície da água. Esta parece ser uma maneira lógica de simbolizar o lago.
Um sistema bastante elegante
O aprendizado Marcial
Existem diversas escolas de Pa-Kuá a nível de mundo, todas de caráter não competitivo. No Brasil, até o fechamento desta matéria, o ensino de Pa-Kuá se dá através da Pá-Ku-a International League, que dividiu o estudo em 9 (nove) áreas de conhecimento:
  1. Arte Marcial- baseada em movimentos circulares, defesa pessoal, torção, alavancas, pontos de dor, quedas e formas mais livres de luta, utilizando sempre os pontos fortes do praticante. Parece muito com o hapkido;
  2. Armas de Corte- trabalhando sobre o auto-controle e disciplina do praticante, fazendo superar o medo, o stress e desenvolver a percepção e a precisão. As armas estudas são chinesas : bastão curto, bastão longo, tonfa, nunchako, Jian (espada chinesa curta e reta), Grande Espada de Pa-Kua (1,3m), adagas sai e faca.
  3. Energia- diz respeito a Medicina Tradicional Chinesa: digitopressura, massagem, yin-yan,alimentação, etc
  4. Arqueria- o arco chinês é uma arma nobre. Por ser uma arma de longa distancia, desenvolve a precisão, auto conhecimento e domínio do corpo e da mente. 
  5. Acrobacia- com poses e saltos acrobáticos, fortalece o físico o equilíbrio e trabalha a expressão corporal
  6. Cosmodinâmica (Tai chi chuan)- busca o relaxamento e a instrospecção através de movimentos fluidos e harmônicos
  7. Reflexologia- técnicas de Massagem e ginastica energética, aumentado a imunidade, a flexibilidade,o controle da respiração e a harmonização da energia interna;
  8. Yoga Chinesa- também chamada de Energia, estimula o autoconhecimento através de posturas estátiacas e exercícios de respiração;
  9. Pakua Ritmo- baseado nas antigas danças que os guerreiros chineses faziam para comemorar ou se preparar para guerras, misturando arte marcial com música. Hoje seu estudo resulta numa aula divertida, com alivio de stress, perda de peso,resistencia física, melhoria da coordenação motora e fortalecimento muscular.


FELIPE ALBUQUERQUE
Medico Veterinário , estuda aikido, aikijutsu e goshin jitsu.
Acredita que se você não consegue explicar algo com facilidade
é porque você não o compreendeu bem.









Referências:

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