domingo, 2 de novembro de 2014

JIAN, DAO E OUTRAS ESPADAS CHINESAS



Sabre, poder, ganho pela força
Espada, branda, ganha pela técnica"


TIPOS DE ESPADAS CHINESAS


Dando continuidade ao primeiro artigo sobre as Espadas Chinesas, explicamos que - na China - da mesma forma que existe uma infinidade de artes marciais , a diversidade de espadas nesse país é imensa . Mas inegavelmente, a principal espada chinesa é a JIAN (TIEN  em mandarim). Tecnicamente se convencionou classificar as armas brancas em 3 categorias:
    Espadas de Gume Duplo (JIAN). Em mandarim são chamadas TIEN), podendo ser longas ( 75- 95cm ) .A JIAN é uma arme leve, elegante, mas de manuseio preciso e difícil. Sua lâmina é firme e flexível ( pode dobrar ate 30º sem quebrar ou entortar), com o ponto de equilibrio no terço inicial do comprimento. Pode ser usada para cortar ou perfurar ( preferencialmente). Na extremidade do cabo normalmente se prende um adorno ( crina de cavalo ou um laço) dupla função: no combate confunde o oponente e após o mesmo pode ser usado para limpar o sangue da lâmina.  Existe uma JIAN um pouco mais curta e extremamente eficiente.

      Sabres (DAO) . Armas de um só fio e lâmina ligeiramente curva e folha simples . 
        Armas brancas especiais. Têm formato curiosos, porem são muito eficientes. Se enquadram ai as alabardas, as espadas do céu e da lua e os ganchos de orelha de tigre.

        E agora, vejamos algumas das várias espadas chinesas:

        Espada de Guerra (WU JIAN): é a JIAN que descrevemos até agora. Tem aproximadamente 0,95kg de massa e um comprimento de 0,75 a 0,95cm. Também é conhecida como Espada do Dragão







        Espada de Duas Mãos (SHUANGSHOU JIAN): é a versão da JIAN para ser utilizada com duas mãos. tem um comprimento total de 1,23cm e pesa 1,35 kg





        Espada de Madeira (CHIEN): Utilizada pra treinos, tanto de TAI CHI quanto de WU JIAN. 




            
                   
        CHIEN  para o treino 


        WEI JIAN retrátil
        Espada de Taichi ( WEI JIAN): É uma cópia da WU JIAN, porém mais leve . com peso de 0,75 kg e comprimento de 0,94cm . Algumas versões são retráteis. Normalmente usadas em treinos ou em apresentações de TAI CHI, essas espadas possuem uma lâmina metálica e uma empunhadura metálica ou plástica. Caso decida-se por uma, escolha aquela com a empunhadura metálica, pois as de plástico são frágeis e costumam rachar. Ambos modelos têm lâminas ocas, sem força, e caso elas batam em alguma coisa dura, irão entortar ou amassar. Depois disso, será difícil fechar a espada, recolhendo a lâmina. Pode ocorrer também de entrar areia e emperrar a lâmina, sem que se possa abrir ou fechar a espada.



        Sabre chines ( DAO): O sabre clássico possui um comprimento de 0,81m e pesa 0,9 kg. É uma arma curva com o corte apenas de um dos lados e um tecido na empunhadura, que antigamente era usado para limpar o sangue da arma e evitar que ela escorregue das mãos. A curva da lâmina no começo é sutil até tornar-se sinuosa no terço final até a ponta. A guarda é ovalada e serve para proteger a mão do usuário. Já o cabo geralmente é curvo e de madeira com a base em metal, para que fosse utilizado em estocadas.


        Sabre Canção da Água (WU SHU DAO): É uma variante leve do DAO, usado em demonstrações de KUO SHU (artes marciais chinesas). A lâmina é  feita de aço flexível e é fina como papel, que ondula com um som que lembra as ondas da água. Tem um comprimento de 0,79m e pesa apenas 0,45 kg


        Sabre Pena de Ganso (YANLINGDAO) : é originário da dinastia SONG (960- 1279 d.C.). É bem mais pesado (1 kg), tendo um comprimento de 0,82cm


        Sabre de Tai Chi (TAIJIDAO)- Variação do DAO, mais ágil e elegante, tem um comprimento de 1,24cm e pesa 0,9 kg






        Sabre de Nove Anéis (JIUHUANDAO)- É um sabre pesado. O ruído dos anéis e a bandeira vermelha visam confundir e evervar o adversário. Tem 1,02cm de comprimento e pesa 2,25kg !

        Ficheiro:Jiuhuandao.jpg


        Liuyedao- Sabre chinês usado desde  tempos antigos até a II Guerra Mundial,– inclusive pelos boxers (praticantes de Kuo Shu) que se revoltaram contra a influência ocidental no início do século XX. Tem um comprimento de 0,85cm e pesa 1,150 kg


        Sabre de Duas Mãos (SHUANGSHOU DAO)- Versão maior do Liuyedao, para ser usado com duas mãos, também conhecido como Sabre de Bagua (BAGUA DAO). Tem um comprimento de 1,03m e pesa  1,25kg.


         

        Dadao- Sabre pesado, usada por soldados chineses de origem camponesa dos tempos antigos à II Guerra Mundial. Tem um comprimento de 0,96m e pesa 1,65 kg






        Punhal (BI SHOU)- Na China quaisquer armas que se assemelhem a JIAN OU ao DAO e que tenham um tamanho intferior a um antebraço são chamadas punhais. Por serem de facil ocultação, sempre foram associados a boemios e bandidos. Podem ser feitos de pedra, bronze,ferro e aço








        Espada do chifre de Veado(Riyue Qiankun Jian/Ziwu Yuanyang Yue)- O primeiro nome chinês significa literalmente “espadas céu-terra sol-lua”, o segundo, “machados casal de patos mandarins meia-noite e meio-dia”. Em português são conhecidas como luas duplas, chifres de veado ou espadas yin-yang. Há variantes com formas um pouco diferentes. Sempre usada aos pares, uma delas procura travar a arma do oponente enquanto a outra o golpeia. Tem um comprimento de ,035cm ( cada) e pesam  0,60 kg (cada)




        Sabre Sol e Lua (QIANKUN RIYUE DAO)- O nome chinês significa literalmente “sabre sol-lua céu-terra”. O uso desta difícil espada é ensinado como um treinamento em equilíbrio, mas é pouco prática em combate real. Pesa  1,8 kg e tem 1,42m (comprimento) x 0,20m (largura).Tem 3 formas de ataque.
        Ataque frontal: o usuário segura na barra e golpeia para a frente.
        Ataque lateral: o usuário gira o sabre segurando a barra do sabre por um dos lados, com ambas as mãos.
        Ataque bilateral: o usuário segura o sabre e o faz oscilar, golpeando em qualquer dos lados, para frente ou para trás.



        Roda do Fogo e do Vento -(FENG HUO LUN)-  Arma usada aos pares no baguazhang , com lâmina circular. Pode cortar e perfurar ou travar a arma do adversário. Cada uma pesa : 0,55 kg e mede 0,38 m.


          




        Gancho Orelha de Tigre (SHUANG GOU)- Talvez a mais mortal de todas as armas anteriores ao uso da pólvora. Utilizada aos pares, pode ser usada para atacar a perna do inimigo, ou de seu cavalo, ou ainda para travar a arma do inimigo com um dos ganchos enquanto se ataca com o outro. Tanto a lâmina quanto o gancho e o crescente sobre o punho são cortantes.Cada gancho pesa  0,70 kg e mede 0,84 m.
          

        Sabre Borboleta (HUDIE SHUANG DAO/BART JAM DAO)- usada no Wing Chun aos pares. Originou-se no sul da China e difundiu-se depois da II Guerra Mundial. O par de espadas compartilha a mesma bainha e a lâmina deve ser igual ao comprimento do punho e antebraço, para que possam ser giradas por dentro dos braços. Cada um pesa 0,45 kg .


          


        Sabre BAIWAN- Sabre típico dos aborígenes Baiwan , das montanhas de Taiwan. Pesa 0,50 kg e mede 0,58m
        Baiwan   

        Alabarda corta cavalos ( PU DAO)- Pela lamina da alabarda ser forjada da mesma maneira que a espada, é considerada um sabre de grandes dimensões. O emprego desta arma está claro no seu nome.








        Lâmina do General (KWAN DAO)- Apesar da alabarda não ser propriamente uma espada, o seu processo de forja é igual ao de uma, sendo chamadas inclusive de sabres grandes. Arma dificil de manipular , pesa cerca de 4-5kg e seu uso requer grande pericia e força. É indicada para decepar cabeças ou cortar pernas dos cavalos. A alcunha lamina ado general deve-se ao fato de ter sido empregada pelo patrono das artes marciais chinesas (KUO SHU), o general Guan Yu. E diferente da PU Dao, pode ser usada para estocar e enganchar
         


        Espero ter ajudado com a cultura geral marcial.

        Bons Treinos!


        FELIPE ALBUQUERQUE
        Médico Veterinario, estuda AIKIDO, AIKIJUTSU e GOSHIN JUTSU
        Acredita que respeitar é conhecer e conhecer é poder.


        Referências e Imagens:
        Kuoshu BR





        2 comentários:

        Doney disse...

        Belo post!

        Manoel Felipe M de Albuquerque disse...

        Obrigado, prezado Doney Stinguel! Visitei seu blog literario e confesso que me impressionei com o seu nível de leitura. Mas, aí vai a pergunta: vc estuda alguma arte marcial ou sistema de combate?

        Postar um comentário

         
        Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan