domingo, 2 de novembro de 2014

Espadas Chinesas: Teoria e Lâmina

Já falamos aqui sobre as espadas japonesas e espadas coreanas. Agora, é a vez das impressionantes espadas chinesas. 

A espada, arma rainha dos guerreiros chineses . 
Dona de um passado glorioso , vislumbra um futuro incerto



A ARMA RAINHA


É curioso notar que, muitos artistas marciais, até mesmo os que estudaram artes marciais chinesas por muitos anos, ainda tem grandes dúvidas sobre a estrutura, uso, história e geografia da espada reta chinesa (JIAN). Isto acontece porque estudam apenas as artes marciais chinesas e não a cultura chinesa. Muito pouco da literatura disponível foi traduzida para os idiomas ocidentais e o número de mestres qualificados e conhecedores do assunto é cada vez menor.


PORQUE ESTUDAR A ARTE DA ESPADA
Dr. Wang demonstra técnica de JIAN

Além de extraordinariamente eficiente no combate corpo-a corpo, a prática da JIAN exige precisão do movimento com a respiraçao. A atençao fica focada em grande parte na ponta da lâmina, desenvolvendo a energia pontual, fazendo com que a arma nada mais seja que uma extensão do braço. 
Estudar a JIAN proporciona um corpo forte e bem ajustado, treinando respostas rápidas e a percepção. Além disso , sua prática estimula a  elegância de movimentos, paciência, perseverança e humildade.

ANATOMIA DAS ESPADAS CHINESAS




Empunhadura (Jian Bing): A maioria das espadas possui uma ponta (Yun Tou)  no cabo para prevenir que a mão deslize do cabo da espada e ela escape da mão.
Guarda (Hu Shou): Todas espadas possuem, com raras exceções, uma guarda, que serve para proteger seus dedos de sua lâmina e também da do seu oponente. A espada reta chinesa tem duas variantes: a guarda apontada para cima e outra para baixo. Existe uma enorme variedade de estilos de guarda - desde de morcegos, até cabeças de leões mitológicos, estrelas, dragões, fênix, para citar alguns. Entretanto, apesar do desenho das guardas, existem apenas dois tipos de estrutura. No passado, espadas chinesas costumavam ser classificadas como espadas de Guerreiros (WU JIAN) ou espadas de Eruditos (WEN JIAN).
A maior diferença entre elas é sua finalidade. A espada do Guerreiro tinha como propósito o uso frequente em combate, assim a guarda era voltada para fora para proteção das mãos e braços e eram bastante pesadas. O Erudito, por sua vez portava uma espada mais leve e sua guarda era voltada para baixo.
Lâmina (Jian Shen): A maioria das lâminas ocidentais é rígida e dura. Os chineses preferem que suas lâminas tenham alguma flexibilidade. Geralmente a lâmina se afina a partir da guarda para a ponta. Ele se divide em quatro partes: encaixe, os gumes, as faces e a ponta. 

  • Encaixe: parte da lâmina que esta ligada ao punho. Há 3 tipos no mercado.O encaixe mais inseguro dos três é o aparafusado, pois a lâmina não tem qualquer apoio, exceto o parafuso na ponta. Com o tempo este parafuso se afrouxa e a lâmina ganha uma folga. O encaixe da espada apoiado pela guarda e a empunhadura é mais estável. A terceira lâmina é forjada com a guarda e empunhadura numa única peça inteiriça. Toda a espada é uma só peça.
  • Face (Jian Bei): partes laterais da lamina. É mais grossa no centro e vai afinando na direção da ponta. 
  • Gume (Jian Ren). São os fios da arma. Podem ser afiados ou não. Quase sempre a ponta é afiada, mas também afia-se do meio em direção a ponta ou o gume todo. Todo gume tem 3 graus de fio. O Fio do terço perto da guarda é normalmente cego, pois serve para aparar e bloquear os golpes. O fio do terço médio serve para deslizar, desviar, aderir e cortar. Ja a ponta pode ser usada para perfurar(preferencialmente) ou cortar. Nunca defender ;
  • Ponta (Jian Feng). É formada em ângulo de 45 graus do gume.

Algumas lâminas possuem um vinco, que nada mais é do que um baixo-relevo ao longo da parte mais espessa da lâmina para facilitar a saída do sangue da vítima. O vinco também realça a lâmina com sua forma em "I".
Punho: A superfície da empunhadura pode ser revestida de vários materiais: couro, barbante, madeira, pele de cobra, tecido, etc. Por vezes a bainha e a empunhadura são revestidas com pele de arraia ou de tubarão, que dá uma proteção impermeável a espada. O comprimento da empunhadura geralmente é de uma vez e meio a largura da mão. Existem outras empunhaduras mais longas que são usadas em estilos diferentes como o Louva-deus.

ESCOLHENDO SUA ESPADA



Tamanho
Quando escolher sua espada, seu comprimento deve combinar com sua compleição. Outros estilos de artes marciais chinesas exigem espadas mais longas, como a espada Bagua Zhang, mas no caso do Tai Ji Quan, o comprimento da espada é diretamente proporcional a altura do praticante. Se espada for curta demais, não haverá equilíbrio e se for muito longa, poderá acertar o chão. O problema é que, hoje em dia, dificilmente se fará a espada por encomenda, e geralmente se compra a espada pronta.Caso se possa encomendar uma espada, as medidas podem ser estimadas de duas formas:

1. O comprimento ideal pode ser determinado ao segurar a espada ao longo das costas do braço, com a ponta pra cima. A ponta da lâmina deverá chegar entre o lóbulo e a parte de cima da orelha.

2. Mede-se a distancia entre o tan tien e o chão, com o praticante de pé. A distância deve ser a mesma desde a ponta do cabo até a ponta da lâmina da espada.

Equilíbrio
Toda espada deve ser equilibrada, seja ela leve ou pesada. Mesmo usando uma espada pesada deve-se procurar relaxar o corpo todo. Os homens e as pessoas mais fortes devem usar uma espada mais pesada. O centro de gravidade deve ser até três dedos ou 5 cm abaixo da guarda. Uma espada com a ponta mais pesada que a guarda tem manejo extremamente difícil.


O tipo da lâmina

A lâmina pode ter uma variedade de desenhos em relevo, com ideogramas chineses, dragões, fênix, etc. A lâmina geralmente possui três tipos de maleabilidade: rígida, um tanto rígida e flexível.
Para a simples prática diária, usa-se uma lâmina um tanto rígida, mas com a ponta
O relevo da lâmina da lendária espada de Gojian
flexível. A vibração da ponta flexível facilita o fluxo do chi do praticante para a espada. Muitas formas de espada Shaolin pedem uma lâmina rígida, enquanto que as formas modernas de wushu se adequam a uma espada de lâmina maleável, para impressionar platéias com seu estalo.

Atualmente, existem dois tipos de aço que compõem a lâmina: spring steel ou wushu steel. A primeira variedade, spring steel, é a mais pesada e usada nas famosas espadas Long Quan . Pelo nome pode-se deduzir que a espada tem algum molejo devido ao seu alto conteúdo de carbono. Wushu steel, por outro lado, não enferruja, pois geralmente é cromado. Existe outro tipo de aço no mercado, o combat steel (aço de combate) com aço mais rígido e pesado - e apesar das dúvidas - que se julga próprio para combate.
Tradicionalmente as lâminas eram feitas à mão, mas atualmente a maioria é  produzida em maquinário. A vantagem da espada artesanal é o seu melhor equilíbrio. Uma indicação que a espada foi forjada à mão é a marca d'água (embora nem sempre aparente).
Espada da Dinastia Ming


A marca d'água ocorre com a forja e malhação do metal. Na produção industrial as lâminas são cortadas de placas de metal e portanto não há marca d'água. O processo repetido e contínuo de malhar várias camadas de metal vai reduzindo e afinando o metal até chegar a uma forja uniforme. No caso da lâmina não possuir camadas, não haverá a marca d'água, mesmo sendo ela forjada à mão.
Dao ( Sabre Chines)

No próximo artigo, abordaremos algumas das várias espadas e sabres chineses.


FELIPE ALBUQUERQUE
Aspirante a blogueiro, acredita que conhecimento só é poder quando é compartilhado


Referências e ilustrações:

A profunda arte da Espada Chinesa
A espada na China

Imagens: Divulgação

Se vc gostou deste texto, vai gostar também de :
Jian, Dao e outras Espadas Chinesas
Kung fu, Wu Shu e Kuo Shu. O que é isso?
Kenjutsu
Kobudo Japones
.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan