Procurando a Si Mesmo: Uma Lenda Hindu
(MOTTE, Jean. Legende hindoue In Ken Jitsu, une pratique de l’aikido, Editions Chiron, 40, Rue de Seine, Paris, 1993, Pág. 22, Tradução de Alcino Lagares Sensei. A primeira versão traduzida para o portugues está aqui)
Uma velha lenda hindu narra que todos os homens eram deuses. Mas eles abusaram muito de sua divindade e Brahma, o maior dos deuses, decidiu tirar deles o poder divino e escondê-lo num lugar onde não seria possível que eles o encontrassem. O grande problema foi, então, encontrar um esconderijo.
Assim, os deuses menores foram convocados a um conselho para resolver esse problema, e propuseram o seguinte:
“Enterremos a divindade do homem na terra.”
Mas Brahma respondeu:
“Não, isso não será suficiente, porque o homem escavará e a encontrará.”
Então os deuses replicaram:
“Nesse caso, afundemos a divindade deles no mais profundo dos oceanos.”
Mas Brahma respondeu de novo:
“Não, porque cedo ou tarde o homem explorará as profundezas de todos os oceanos, e é certo que, um dia, ele a encontrará e a trará à superfície.”
Dessa forma, os deuses menores concluíram:
“Nós não sabemos onde escondê-la e não parece existir sobre a terra ou no mar um lugar que o homem não possa chegar um dia.”
Então Brahma disse:
“Eis o que faremos com a divindade do homem: vamos escondê-la dentro dele mesmo, porque é o único lugar onde ele nunca pensará em procurar.”
Desde esse tempo, conclui a lenda, o homem tem revirado a terra, explorado, escalado, perfurado e cruzado, em busca de uma coisa que já se encontra nele próprio...
JEAN MOTTE é praticante de Ken Jutsu e 5º Dan de Aikido. Graduado em Acupuntura, Plantas Medicinais, Astrofísica |
0 comentários:
Postar um comentário