terça-feira, 20 de janeiro de 2015

AIKIJUTSU: O "PAI" DO AIKIDO


Sensei Kondo



AIKIJITSU, AIKI JUTSU, AIKI JIU JITSU ou mesmo AIKI JUJUTSU são sinônimos para uma sofisticada e eficiente arte marcial , que deu origem a diversas outras, como o AIKIDO, o SHINEN TAIDO e o HAPKIDO. As técnicas do AIKIJITSU são bastante diferentes das outras artes marciais, se focando em desenvolver um tipo especial de poder, chamado de KI. O AIKIJITSU não é uma arte simples. Ela exige perseverança, lealdade, estudos e... muito suor. Nada pode ser obtido facilmente. Etimológicamente, o nome significa.





AI= HARMONIA

KI- ESPÍRITO, ENERGIA

JITSU/JUTSU= ARTE



DAITO RYU AIKIJITSU

Tudo o que se conhece hoje como AIKIJUTSU vem de um estilo chamado DAYTO RYU (Grande Escola do Oriente). 


Existem varias teorias sobre as origens do Daito-ryu. A mais comum, diz que de acordo com a tradição oral, Daito-ryu foi fundado no século XI por Shinra Saburo Yoshimoto no Yoshimitsu. Ele descobriu as técnicas secretas de como travar pelo reverso as juntas ao analisar corpos de soldados que morreram em batalhas. Yoshimitsu também observou uma aranha tecendo sua teia, e descobriu que o que é menor e aparentemente mais fraco pode facilmente dominar um oponente mais forte e maior. Após estudar esse principio, por muitos anos, ele encontrou o principio central, que permite que todas as técnicas funcionem contra um oponente mais forte, maior e resistente. Ele chamou isso de Aiki. 

Mais tarde, Daito-ryu foi passado adiante através das gerações da família Takeda e foi misturado às artes marciais do clã Aizu. Daito-ryu era uma arte secreta, conhecida como Goshikinai / Oshikiuchi, praticada apenas por membros de alta patente dos Aizu. Ele era completamente desconhecido do público em geral até o século XIX. Durante o período Meiji (1868-1912) Takeda Sokaku (o sucessor de 35ª geração do Daito-ryu) abriu o Daito-ryu para o público em geral, mas apenas pessoas de alta classe social podiam estudar com ele.
]
Entretanto, não há provas de que qualquer arte marcial como o Daito-ryu tenha existido antes de Takeda Sensei. É provável que, para ter credibilidade e conseguir dar aulas, Takeda Sensei teve que fazer com que as pessoas acreditassem que o Daito-ryu não era invenção dele (o que é comum na cultura Japonesa: diversos fundadores de várias artes marciais atribuíam a origem de suas criações a fontes divinas, monges ancestrais, antigas tradições familiares, etc). Uma opinião sugere que o Daito-ryu Aikijujutsu foi criado unicamente por Takeda Sokaku Sensei, seja o nome da arte, as técnicas, a aproximação tática, ou, por fim, o Aiki. Uma única duvida permanece: como Takeda Sensei descobriu tantas técnicas tão sofisticadas, e, mais importante: como ele criou/descobriu o Aiki? Talvez estas questões nunca sejam respondidas. 

Logo após a morte de Takeda Sokaku Sensei, diversos estilos de aikijitsu apareceram, a maioria por discípulos de primeira e segunda geração dos alunos de Takeda. Entre eles temos: 
  • Seiden Dayto  Ryu Aiki Bujutsu , sob a direção do Sensei Sagawa Yukyuoshi, o aluno mais antigo de Takeda Sokaku;
  • Daito Ryu AikiBudo: sob a direção de Tokimune Takeda ( filho do Sensei Takeda). O maior representante deste estilo é o sensei Kondo;
  • Daito Ryu Aikijujutsu Takumakai , dirigido por Takuma Hisa
É interessante lembrarmos que, dos alunos que estudaram com Takeda Sokaku, apenas dois conseguira o Menkyu Kaiden ( Certificado de Mestre): Sagawa Yukyuoshi e Takuma Hisa.

Bons treinos !





0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan