segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

O PROTETOR BUCAL. VOCÊ SABE PARA QUE SERVE?



A finalidade maior do protetor bucal não é proteger a boca !





Todo treinamento em artes marciais e esportes de combate objetiva a eficiência. Entretanto essa busca deve ser pautada pela segurança. Apesar do protetor bucal não fazer parte dos treinamentos de Aikido e Aikijitsu, o Goshin Jutsu faz eventualmente uso dele , a fim de minimizar danos provocados pelos atemi ( golpes traumáticos). Vamos então saber mais desse equipamento de proteção

O que é um protetor bucal?

Chamamos de protetor bucal todo artefato de proteção que colocamos na boca


Para que serve um protetor bucal?

Não é preciso ser um gênio ou um pesquisador, para verificar a proteção conferida pelo protetor aos  lábios, dentes e mucosa, minimizando o trauma alvéolo dentário e na Articulação Temporo-Mandibular ( ATM).
Entretanto, é  curioso observarmos que um lutador que perde o protetor é aquele que é mais rapidamente nocauteado. Querendo aprofundar essa observação, alguns médicos e dentistas - como foi o caso de James B. Costen, cerca de 1960, e Hickey, em 1967 - fizeram estudos de raios-X da cabeça de pugilistas veteranos e até experimentos com cadáveres que lhes levaram a entender as vantagens e desvantagens dos protetores convencionais. Esses estudos, bem como o surgimento de novos materiais, como plásticos e resinas com a capacidade de dissipar forças em vez de transmití-las, fizeram com que a estrutura e finalidade dos protetores bucais evoluísse bastante. 

Como resultado de todo esse trabalho, temos que atualmente as finalidades maiores dos modernos protetores bucais são ajudar a evitar lesões cerebrais, lesões das juntas do queixo, fraturas da mandíbula e a herniação da coluna cervical. Bem atrás em importância, vem a proteção dos dentes, gengivas e lábios. 



De que material é feito um protetor?

De diversos tipos. Basicamente podem ser feitos de:
  • Borracha e cautchu (praticamente, coisas do passado)
  • Silicone (fuja deles)
  • EVA (etileno acetato de vinila): trata-se de um material plástico com excelente capacidade de dissipar a força dos socos -- em vez de se limitar a transmití-la, como fazem os materiais mais baratos -- e que permite um molde perfeito, desde que usemos calor e uma prensa a vácuo. Trata-se do melhor material atualmente usado em protetores. Insista em ter esse material no seu protetor.

Que tipo de protetor devo adquirir?

Existem basicamente quatro tipos de protetores.

Tipo I- Protetor pre moldado, tamanho único. Não possibilitava ajustes e era desconfortável. Não é mais fabricado.

Tipo II- Protetor do tipo ferve-e-morde. É  um plástico moldável que tem que ser colocado na água quente. O problema é que além de ser de baixa qualidade, a dissipação de força tambem fica irregular na hora de fazer o ajuste na boca ( se vc morder um pouco mais forte ele fica mais fino justamente onde precisa ser mais grosso). Além disso , o encaixe nos dentes é ruim e gera mais salivação e dificulta a respiraçao, além de nao se moldar à arcada inferior. Não recomendo.

Tipo III- Personalizado. é feito a partir do molde da boca do atleta. aí é pegar o molde e fazer um manual (não tão bom) , pelo dentista ou ser levado para uma maquina a vacuo ( fica bem melhor). O problema é que a espessura não é suficiente . 

Tipo IV- São os melhores de todos. São feitos a partir do molde da boca do atleta, mas o material empregado é laminado ( varias laminas do material melhor para confeccionar um protetor). Esse é o mesmo principio usado nos coletes à prova de bala para dissipar o impacto.
Resultado de imagem para Gancho de Jones tira o protetor bucal de Glover

O uso do protetor atrapalha a fala, a respiração e aumenta a salivação?

Só os pré-fabricados. Os personalizados atrapalham o minimo possível, podendo inclusive serem feitos nas cores que o praticante desejar e ate mesmo ter seu nome ou levar alguma mensagem

Bons Treinos!

Felipe Albuquerque
Felipe Albuquerque
Médico Veterinário, estuda Aikido, Aikijitsu e Goshin Jitsu
Acredita que o objetivo maior da arte marcial não é se aperfeiçoar para lutar,
mas sim lutar para se aperfeiçoar

Referências
Protetores Bucais Esportivos: Mitos e Verdades
Dicas de Boxe

Imagens:
Divulgação


0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan