sexta-feira, 10 de abril de 2015

FRASES PARA MENINOS

"Vá em frente, faça o meu dia"


Esta semana a internet foi "agraciada" com mais um artigo curioso (na verdade apenas uma coletânea de frases e imagens  sem qualquer argumentação) que sugere que os pais parem de falar 12 frases aos seus filhos que, segundo a opinião do(a) autor(a), os transformariam em "homens das cavernas retrógrados machistas e opressores".

Tive vontade de rir. Primeiro, proclama-se algo embasado na opinião de alguns e não em estudos concretos ( o próprio artigo reconhece isso). Em segundo lugar, não há qualquer argumentação para justificar o motivo de tais frases serem proibidas. Terceiro, não se ouviu a outra parte. Bom, como machista de plantão, gostaria de explanar sobre  o outro lado destas frases. Como são muitas as frases, tomo a iniciativa de defende-las individualmente.



1. “Vira homem, moleque.”

Pode começar agindo como um homem!
Ao contrário do que  possam pensar, essa frase não tem um sentido imputar orientação sexual. Quando os pais dizem para o filho "virar homem" não estão dizendo que o sexo feminino é ruim e que apenas o sexo masculino é bom . A frase atua apenas como um reforço positivo para que os filhos amadureçam.
Todo pai que ama quer que seu filho seja forte para vencer as batalhas da vida. Todo pai quer incentivar seu filho para que ande de cabeça erguida, de peito aberto, que busque suas próprias forças. Todo pai quer que seu filho se permita amadurecer. Se o pai não orienta, é um pai negligente. Querendo  ou não, os pais são orientadores dos filhos e possuem fundamental importância na criação de seus filhos. Mãe não é babá e Pai não é carteira ambulante. E, a contrário do que o artigo parece sugerir, ser Homem (com H maiúsculo) não é sinônimo de ser ogro.



2. “Menino não chora.”

Você não precisa ser um cara durão
Basta ser um cara legal

Alguém de quem muito amo me convenceu que homem pode chorar, sim. Mas apenas diante de algo cuja solução fuja de seu alcance. O choro é um último recurso, como extravasar a tensão por ter buscado e não ter conseguido sobrepujar algo invencível, como a morte de alguém que se gosta. Mas, diante de um problema, um homem de verdade procura solucionar o problema dentro da Lei. Ele não perde tempo chorando: ele vai lá e faz acontecer
O que os pais querem dizer aos seus filhos com essa frase "menino não chora" é justamente isso: que se estiver ao seu alcance resolver a causa de seus problemas, vá e resolva pois chorar por si só não resolverá nada. É um convite para que ele não se entregue à desilusão emocional, mas que procure entender melhor seus próprios sentimentos e supere-os . Após grandes tragédias na civilização o que nós vemos florescer é a força e a reconstrução. Lamentar-se e se colocar como vítima não o ajudará a se reerguer.
É através dessa orientação que o filho aprenderá que deve reconhecer seus sentimentos, mas que primeiro ele precisa reunir forças para vencer pois o mundo não é um mar de rosas e não lhe dará lencinhos de papel para ele secar suas lágrimas e nem um bolsa-paspalho para ele se fazer de vítima, pelo contrário, a vida lhe dará golpes e mais golpes cada vez mais duros que testarão aquilo que ele é. E você precisará treiná-lo para suportar isso quando você não estiver mais nesse mundo.
Existe um outro motivo para chorar. Motivo esse que não tem a ver com a dor. É o choro quando se é tocado por sentimentos bons , como uma grande alegria (um filho se formando, uma obra de arte, etc).


3. “Isso é coisa de menina.”

O adulto pode e deve escolher o que ele quer ser. Cada um na sua. Sem traumas, sem problemas, nem pressões. Isso se chama liberdade. Mas a criança ainda não tem maturidade para isso. E até que a tenha, o que tem dado melhor resultado é seguir a ordem natural. Meninos não são superiores às meninas e vice versa. Mas orientar para ter atitudes masculinas é muito diferente de uma atitude que podemos ate caracterizar como misandria à heterossexualidade. E antes que me acusem de preconceituoso, eu não estou dando a mínima pro casamento gay. Cada um que case com quem quiser !


4. “Engole o choro”

Pai educa! Professor apenas ensina!
Não se trata de pedir para alguém "engolir o choro" num caso aonde não esta ao seu alcance solucionar. Por exemplo, a morte de alguém querido, uma tragédia ,uma dor excruciante. Por outro lado, e se alguém chorasse por um motivo banal e que está plenamente ao alcance dela resolver, ou por uma simples birra? Neste caso, cabe aos pais ( pai e/ou mãe) tentar convencê-lo(a) de que as lágrimas são desnecessárias. Nenhum pai que ama seu filho diria para o mesmo "engolir o choro" caso ele estivesse passando por uma dor com a qual não suporta lidar. Por outro lado, se o choro por uma simples birra, é um DEVER dos pais ensiná-lo que isso nada irá resolver a situação.
E por falar em lógica, é muito curioso (para não dizer engraçado e vergonhoso) que os/as autoproclamado(as) "educadores(as)" queiram ordenar ao mundo que os filhos devam ser criados à deriva para tomar suas próprias decisões, que os pais não devem ser orientadores nem exercer papel de autoridade capacitados pela experiência. É como dizer que alguém deve colocar a mão no fogo para saber que ele queima. Sinceramente, eu temo pela segurança dos filhos dessas pessoas.

5. “Você tem que dar a sua palavra de homem.”

Nesse caso, homem não quer dizer individuo portador de gônadas masculinas, mas sim, ser humano. Essa frase nada mais quer dizer que a pessoa deve honrar com a sua palavra, deve assumir seus compromissos e cumpri-los. Uma palavra dada deve ser cumprida, um compromisso feito deve ser honrado, uma dívida contraída deve ser paga. É esse conceito de honra, de brio que está por trás dessa frase, e não uma disputa de gêneros sexuais.


6. “Você já é um homem, não pode fazer isso.”

Você usaria chupeta aos 30 anos de idade?

Você, que lê esse artigo ainda bebe leite materno na mamadeira esquentada pela mamãe?
É óbvio que não. Você já atingiu a maturidade e uma vez que você cresce, o leite materno não lhe serve mais.
Alguém quer um idiota desses pra filho? E pra marido?
Essa frase quer dizer absolutamente isso: o leite materno é para as criancinhas, mas o alimento sólido é para os que já são adultos. Cada coisa a seu tempo, a maturidade deve ser valorizada.
Pai e mãe têm o dever de ensinar seu filho a prezar a própria maturidade. Deve ensiná-lo valores que os ajudem a respeitar o próximo, deve ensiná-los que espera-se que adultos se comportem como adultos pois vivemos em uma sociedade onde o respeito deve ser a base de nossas relações.
As pessoas que reclamam dessa frase são as mesmas que pedem que as outras ajam com maturidade. Quem acha errado dizer para o filho ser "homem" (ou amadurecer) depois não pode reclamar  que o marido é muito infantil e "crianção". Soa um tanto ilógico


7. “Para com isso, parece mulherzinha.”

Não vou ser repetitivo. Já tratamos desse assunto ao argumentarmos sobre a frase "isso é coisa de menina".


8. “Se você fizer tal coisa, pinto o seu quarto de rosa.”

Essa frase quer dizer o seguinte: se você não seguir as regras, perderá o direito de escolher uma cor que você gosta. E, sim, senhores(as) educadoras, nada tenho contra a cor rosa, tive e tenho camisas dessa cor, mas, para sua informação, a esmagadora maioria dos meninos em formação NÃO GOSTA DESSA COR.

9. “Fala direito, engrossa essa voz.”

Você, que é pai ou mãe: como fala com o seu filho quando precisa orientá-lo? Que tom de voz você usa? Quando precisa ser firme você afina o tom de sua voz, falando igual criança e fazendo biquinho? Fala como se fosse um amigo da idade mental dele? Não, né?
Você sem dúvida engrossa ainda mais a sua voz, tornando-a mais grave, seja você homem ou mulher.
Essa frase quer dizer exatamente isso: que o seu tom de voz deve ser adequado com a importância de sua expressão e a imagem que quer transmitir. Você quer que seu filho aprenda a se expressar, a ser respeitado, que a comunicação não restringe ao que você fala mas também a COMO você fala.


10. “Se chorar,  todo mundo vai achar que você é covarde.”

Todos querem ser um cara durão.
Mas poucos estão dispostos a pagar o preço
O que você diria se a sua casa estivesse pegando fogo e, aos chegarem os bombeiros, eles sentassem na calçada e ficassem chorando ao invés de resgatar as vítimas que estão lá dentro? O que diria se um ente querido seu estivesse se afogando e o salva-vidas resolvesse apenas sentar e chorar ao invés de mergulhar no mar para resgatá-lo? Ficaria feliz?
Por que querer que os outros sejam corajosos e não chorem em situações de crise ao mesmo tempo em que ensina ao seu filho a chorar e se colocar como vítima numa situação de crise. Mãe não é parideira, assim como o papel de um pai não é apenas pagar pensão. Você está inserindo um ser humano na sociedade e é seu DEVER prepará-lo para suportar suas dificuldades e conseguir contribuir para a mesma como um cidadão honesto. Essa frase quer dizer o seguinte: "faça o que estiver ao seu alcance diante de um problema, esgote todas as suas forças e suas possibilidades antes de se entregar".
Querer que todos os OUTROS da sociedade sejam corajosos e lhes carreguem nos braços - menos os próprios filhos, estes eles criam para ser presas e vítimas, não me parece ilógico. Parece mais com hipocrisia.


11. “Você tem que ser forte, já é o homem da casa.”

O verdadeiro forte vence sem lutar,
 mesmo sabendo que tem o poder de vencer lutando
Para algumas pessoas a figura do homem é completamente descartável na família.    Se uma mãe é a líder do lar ela é vista como corajosa, matriarca, guerreira. Se um homem é o líder do lar ele é visto como ogro, opressor, antiquado. Num mundo aonde se exige a igualdade de gêneros, isso me parece um pouco preconceituoso, como se o filho pudesse escolher ser o que quiser, menos ser um chefe de família que seja um provedor para aqueles que ama e que proteja os seus filhos.
Quando meus pais me disseram essa frase,  me ensinaram que um filho deve descobrir suas suas próprias forças, seus próprios méritos, que ele tem capacidade para ter sua própria família no futuro, que ele tem capacidade de ser um líder, que se ele acreditar pode liderar.
Escolher ser Homem não foi uma decisão "terrível" nem "amedrontadora". Apenas despertou o senso de responsabilidade , de iniciativa e de ter projetos pro futuro (para mim e para minha família).


12. “Pára de ser fresco e faz o que tem que fazer.”

Quando você contrata alguém para lhe prestar um serviço, o que você espera?
Que lhe prestem o serviço.
Quando você pede um favor a alguém, o que você espera?
Que lhe prestem o favor.
Quando você vai a uma repartição pública para ser atendido, o que você espera?
Que seja atendido.
As pessoas que reclamam dessa frase "faça o que tem que fazer" são as mesmas que reclamam quando o garçom está conversando com alguém no restaurante ao invés de ir atendê-lo. São as mesmas que reclamam que os fiscais nas prefeituras lhe tratam com descaso ao invés de prontamente atender às suas solicitações.
Antes de fazer o que deseja, um adulto procura fazer o que ele TEM que fazer, ou seja,  os seus compromissos e deveres. Ele faz o seu melhor. Sem olhar pra trás, com orgulho. Nem olhar pros lados, pedindo aprovação. Nem olhar pra frente, criando expectativas. Simplesmente faz.

Conclusão


  • Mãe não é babá.
  • Pai não é carteira ambulante.
  • Filho não é uma planta que você deixa crescer largada no quintal de casa. 
  • Professor só ensina! Quem educa são os Pais !
  • Ninguém tem o direito de dizer o que você deve ou não ensinar ao seu próprio filho, exceto se solicitado for.


Felipe Albuquerque
Médico Veterinario , estuda Aikido, Aikijitsu e Goshin Jitsu
Tem pouca paciência para bebezões e mimadinhos.



Imagens: divulgação



0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan