Wally Jay |
Este espaço é reservado para homenagear mestres de qualquer arte marcial ou esporte de combate que - mesmo sem saber- utilizaram os princípios do aikido em suas vidas e nos deram grandes lições.
Wally Jay (16 de junho de 1917 - 29 de maio de 2011) era descendente de chineses, nasceu no Hawaí e foi professor de artistas marciais famosos, como Bruce Lee, Dan Inosanto e Keido Yamaue. Uma série de grandes mestres tais como Richard Kim, Ed Parker, Pat McCarthy, Ken Kawachi, Don Jacob e Juan Gomez se orgulham de serem amigos ou de terem conhecido Wally Jay. Ele começou no boxe, mas logo começou a estudar o Judo com o campeão hawaiano Ken Kawachi e Canzan Ryu JUjutsu com Juan Gomez. Jay e sua esposa Berenice foram diplomados Mestres em 1948 por Seishishiro Okazaki, fundador do Danzan Ryu Jujutsu. Depois acabou fundando seu próprio estilo de Jujutsu o Small Circle Jujutsu. Era 10º dan de Jujutsu , 6º dan de judo. Foi incluido no Hall da Fama da Revista Black Belt.
Um pouco antes de ter fundado o Small Circle Jujutsu, o professor Jay já chamava a atenção pelo fato de ter pouco treinamento formal em Judo e mesmo assim formar grandes campeões. Assim , praticantes de outras artes marciais - como Bruce Lee (Jeet Kune Do) e George Dillman ( Kyusho Jitsu) - frequentemente o convidavam para ministrar workshops. O professor Jay não se fazia de rogado e sempre estava disposto a ver novos movimentos e tecnicas de outras artes marciais, tais como o westreling, boxe, musculação, jiu jitsu e Arnis de Mano. Assim, havia mais uma troca de informações do que uma aula propriamente dita e as bases do Small Circle Jujutsu eram firmadas. Ao fim foi criado um sistema marcial cujos princípios bases podem ser de valia para qualquer arte marcial.
Princípios do Pequeno Círculo ( Small Circle)
O equilíbrio é, talvez, o princípio mais importante em qualquer arte marcial.
A estratégia básica de judo , por exemplo, é a de manter o seu adversário fora de equilíbrio, mantendo o seu próprio. Ao manter o seu próprio equilíbrio, você terá uso de sua potência máxima em suas técnicas, enquanto o seu adversário ´gasta parte da própria energia tentando recuperar o equilíbrio. Assim ele vai se cansar mais, vai gastar mais força.
2. Mobilidade e estabilidade
O seu centro de gravidade desempenha um papel importante no princípio de mobilidade e estabilidade. Abaixe o seu centro de gravidade e você vai alcançar a estabilidade; deixe alto o seu centro de gravidade e você vai ganhar mobilidade. O eixo de sua ação durante técnicas de jiu-jitsu está em seu meio. Quando o seu centro de gravidade aumenta, você diminuir a sua estabilidade e aumentar a sua mobilidade, e vice-versa.
Sua mente também pode controlar o seu centro de gravidade. Experimente estes exercícios, por exemplo. Levante o seu parceiro se devagar, segurando-o pela cintura. Se o seu parceiro pensa em andar de elevador indo para cima com velocidade alta, o seu corpo vai ser mais fácil de levantar. Levante o seu parceiro novamente. Se ele se concentra ele está montando um elevador indo para baixo, seu corpo será mais difícil levantar.
Para aumentar a mobilidade, tente mover-se sobre as bolas de seus pés, e quando girar, os joelhos devem estar acima ou além de seus dedos do pé e não diretamente sobre os calcanhares. Para a estabilidade, abaixe o corpo ligeiramente. Estabilidade é essencial para perfuração ou jogando.
Para evitar todo o poder de ataque de seu oponente, evitar a colisão de frente com a força dele. Prefira fugir, desviar ou redirecionar. Faça um tai sabaki ( movimento de corpo) girando de 45 a 90 graus para a direita ou esquerda ou se desvie lateralmente para a direita ou esquerda.
O Grão Mestre Leon Jay mostra como direcionar corretamente a energia num atemi
4. Resistência Mental e distração
Todo mundo tem a capacidade de resistir mentalmente à dor. Isso pode ser demonstrado da seguinte forma: peça para um parceiro (uke) fazer uma chave de pulso e/ou cotovelo em você. Mantenha-se calmo e relaxado, sem fazer força, mas concentrado no movimento do colega. Você vai perceber que o uke faz muita força , mas não consegue subjuga-lo. No entanto, se ele der um tapa no seu pulso, lhe distraindo, você vai sentir dor imediatamente
Distrair o adversário, minar sua concentração, atacando os pontos fracos do corpo deixa o uke com menos energia . Isso pode ser conseguido de várias formas: um grito um golpe (um tapa, um chute na canela, um beliscão, etc)
5. Concentre-se no ponto de menor possível (direção correta de força)
Ao transmitir o máximo de força e produzir o máximo de dor, o foco tem um papel vital. Se você conseguir focar bem o ponto aonde deve agir ( seja num atemi ou numa chave), a força será multiplicada . Quanto mais energia você direciona ao ponto aonde o golpe deve ser sentido, melhor será o resultado e menos força você fará. Não se trata apenas de tocar no ponto certo. A direção da energia também é importante
O Grão Mestre Wally Jay demonstrando tecnicas aos 90 anos!
6. Transferência de Energia
Transferir energia de um ponto a outro do seu oponente funciona de forma mais eficaz que aplicar a força diretamente para a area de foco. Isso acontece pelo "sangramento" do ki ( força vital)
7. Crie uma base
"Criar uma base" refere-se a restringir o movimento do corpo do adversário com um ponto de apoio ( base). Dessa forma o atacante é rapidamente submetido. Pode-se criar uma base usando qualquer superfície para restringir a quantidade de movimento que o oponente possa ter, usando coxa, corpo, cabeça, parede, chão, mão, etc.
8. Colagem, controle e sensibilidade
Semelhante à uma disputa de judo, ao segurar o adversário com ambas as mãos, você faz um círculo : enquanto uma mão empurra, a outra puxa. Como o adversário resiste, se inclinando, você se movimenta em forma de círculo, obrigando-o a deslocar o corpo a fim de manter o equilíbrio dele.
Para ter um maior controle sobre seu adversário, você deve literalmente "colar" nele, sem um só com ele, mantendo um contato constante durante o fluxo de uma técnica para outra. Isto requer sensibilidade. Você deve relaxar a ponto de sentir o menor movimento do adversário, sentindo sua direção e qualidade. é difícil desenvolver isso, mas pode ser conseguido com a prática. Depois que o oponente é dominado, você instintivamente pode perceber suas intenções, permitindo decidir ( inconscientemente) qual contra-técnica aplicar.
9. Movimento rotacional
Para entender este princípio, pense numa disputa de judo. Quando o oponente lhe agarra, uma de suas mãos esta no peito dele e a outra esta segurando o braço. Assim, um braço puxa e o outro empurra, formando um círculo. Seu oponente fica desequilibrado e tem que gastar parte da energia dele para se manter em pé, enquanto voce emprega toda a sua energia para desequilibra-lo e vence-lo.
10. Fluxo Transicional
"Criar uma base" refere-se a restringir o movimento do corpo do adversário com um ponto de apoio ( base). Dessa forma o atacante é rapidamente submetido. Pode-se criar uma base usando qualquer superfície para restringir a quantidade de movimento que o oponente possa ter, usando coxa, corpo, cabeça, parede, chão, mão, etc.
8. Colagem, controle e sensibilidade
Semelhante à uma disputa de judo, ao segurar o adversário com ambas as mãos, você faz um círculo : enquanto uma mão empurra, a outra puxa. Como o adversário resiste, se inclinando, você se movimenta em forma de círculo, obrigando-o a deslocar o corpo a fim de manter o equilíbrio dele.
- Exerça dor continuamente durante as transições. Isto não só ira impedir a retaliação, mas também desencoraja qualquer tentativa de fuga;
- Crie o máximo de dor sem deslocar a articulação. Isso mostra ao atacante que você pode machuca-lo e que só não o faz se nao quiser. Isso levara o adversário a teme-lo.
Para ter um maior controle sobre seu adversário, você deve literalmente "colar" nele, sem um só com ele, mantendo um contato constante durante o fluxo de uma técnica para outra. Isto requer sensibilidade. Você deve relaxar a ponto de sentir o menor movimento do adversário, sentindo sua direção e qualidade. é difícil desenvolver isso, mas pode ser conseguido com a prática. Depois que o oponente é dominado, você instintivamente pode perceber suas intenções, permitindo decidir ( inconscientemente) qual contra-técnica aplicar.
9. Movimento rotacional
Para entender este princípio, pense numa disputa de judo. Quando o oponente lhe agarra, uma de suas mãos esta no peito dele e a outra esta segurando o braço. Assim, um braço puxa e o outro empurra, formando um círculo. Seu oponente fica desequilibrado e tem que gastar parte da energia dele para se manter em pé, enquanto voce emprega toda a sua energia para desequilibra-lo e vence-lo.
Significa dar leveza e graciosidade ao movimento, ao invés de demonstrar força. Significa agir como um dançarino, de forma relaxada, confiante, calma, rápida e móvel. A mudança de contra-técnicas depende a ação do atacante. Normalmente basta uma técnica para dominar o adversário, mas se necessário, o defensor pode se mover para uma segunda, ou até mesmo uma terceira movimentação.
Mas antes de tentar fluir de uma técnica para outra, é importante que você consiga aplicar corretamente cada técnica de forma eficientemente. Esse encadeamento fluido de técnicas é a parte mais avançada de todo o sistema.
Você não deve estar preso, mas fluido o suficiente para se movimentar. Deve segurar com firmeza mas sem exageros. Caso contrário, o adversário será capaz de perceber suas intenções e vai resistir, ou mesmo mudar de técnica, dificultando a sua armadilha. Nada de "posições de combate". Apenas relaxe , fique em linha reta e se prepare para se movimentar. Dessa forma, se aconselham duas coisas:
Referências e Imagens
WIKIPEDIA
Principios do Small Circle Jiu Jitsu. Parte 1
Principios do Small Circle Jiu Jitsu. Parte 2
Principios do Small Circle Jiu Jitsu. Parte 3
Principios do Small Circle Jiu Jitsu. Parte 1
Principios do Small Circle Jiu Jitsu. Parte 2
Principios do Small Circle Jiu Jitsu. Parte 3
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