**********************************************************************************************
OSWALDO FADDA
Mestre Oswaldo Fadda ( 1921-2005) |
O professor Fadda nasceu, viveu e morreu em Bento Ribeiro, Rio de Janeiro. Homem humilde, conhecedor profundo do Jiu jitsu e o pioneiro a levar a "arte suave" para o subúrbio carioca. Quando, aos 17 anos, era fuzileiro naval da marinha do Brasil, Oswaldo Fadda começou a treinar Jiu-Jitsu e foi o melhor pupilo do professor Luiz França, que fez parte do pequeno grupo de alunos de Mitsuyo Maeda, conhecido como Conde Koma, introdutor oficial do jiu jitsu no Brasil, em 1917, na cidade de Belém, no estado do Pará.
Ao conseguir sua faixa preta, aos 17 anos de idade, Fadda começou a ensinar nos subúrbios cariocas, a pessoas humildes. Como na época o Jiu Jitsu era pouco conhecido, sempre fazia demonstrações nesses mesmos bairros, aceitando inclusive desafios para mostrar a eficiência do seus sistema. Havia casos em que as demonstrações eram feitos no chão duro, porque não dispunham de tatame. E assim conseguiu formar seus primeiros faixas-pretas.
Começam aí as primeiras duas lições:
1ª. Trabalhe duro, não importa aonde ou como estiver. Os resultados virão!
2ª. Se tem confiança no que faz, mostre isso a todos!
Deficientes Físicos
Na época, não havia no Brasil o controle da paralisia infantil (poliomielite) que se em hoje. Mesmo assim o mestre Fadda tinha entre seus alunos deficientes físicos, usado o Jiu Jitsu como forma de reabilitação e defesa pessoal desses alunos. Um deles inclusive o ajudava em demonstrações e desafios e consta que nunca foi derrotado na categoria até 60 kg !
3ª Lição: É importante que você divida o que você tem com os menos favorecidos. Se doe!
Desafiando os Gracies
Tendo como público comunidades carentes, não tinha muita verba para investir em publicidade. Entretanto, em 1954, o Mestre Fadda foi aos jornais O Globo e o Diário da Noite e declarou:
"Desejamos enfrentar os Gracie, respeitamo-los como incomparáveis adversários, porém não os tememos. Disponho de cerca de vinte alunos para os encontros"
Hélio Gracie se mostrou encantado pelo cavalheirismo do desafiante. Os encontros ocorreram na sede da academia Gracie e tiveram um resultado surpreendente: Todas as vitórias foram para o grupo do Mestre Fadda, graças, principalmente, às chaves de pé que seus alunos dominavam.
4ª. Lição: Seja humilde, mas nunca submisso.
5ª Lição: Pratique a cortesia. Seu adversário SEMPRE deve ser tratado como um convidado de honra.
6ª. Lição: Seu diferencial provavelmente é seu ponto forte. Invista nele e você ficará mais preparado para vencer!
Linhagem do Brazilian Jiu Jitsu.. Nem tudo começou com os Gracie |
"É preciso haver um Fadda, para mostrar que o Jiu Jitsu não é privilégio dos Gracie."
(Hélio Gracie, na revista dos Esportes, publicada no Rio de Janeiro)
|
Bons treinos !
Referências:
Sempre fazendo demonstrações
3 comentários:
Não houve luta entre heliH Gracie é faddF, os alunos dos fosd grandes mestres sim
Não houve luta de Hélio Gracie é Fadda, alunos sim.
Prezado Desconhecido (Unknown), se vc ler o texto atentamente, vera que nao fiz referencia à luta do mestre Fadda com Helio Gracie. Mas da academida Fadda com os da Gracie. Mas, se considerarmos que o aluno faz o que o mestre ensina, como treinador e professor, o professor Fadda foi superior ao mestre Helio Gracie
Postar um comentário