domingo, 26 de julho de 2015

SOJUTSU (槍術): A ARTE DA LANÇA

“Uma queda! Um golpe! Não terminam o combate, se a queda for amortecida, se o golpe foi superficial ... porquê considerar-se vencedor por destes fatores? O esporte é generoso em fazer crer no milagre. Se o combate for real ... se a mão segura uma faca ... essa glória será talvez póstuma. Entre a teoria e a prática, entre o esporte e a realidade, pode haver a diferença da vida e da morte”. 

(Tadashi Abe -7.º dan de Aikido)



Sojutsu ( 槍術 ou 鑓術)   se refere às técnicas estudadas para o manejo da lança, a yari (槍). Algumas vezes a arte é chamada de Yarijutsu. 


Origem mitológica



Segundo a lenda, certa vez  os deuses brandiram a ponta lança celestial (Ame-no-Nuboko) no mar. Quando a lança foi retirada, os pingos de água que vinham da ponta da lança formaram as ilhas do Japão. 
Araki Ryu Yari Jutsu

Mitos à parte, é certo que as primeiras lanças foram trazidas ao arquipélago japonês vindas da Ásia Continental, possivelmente a China. Insatisfeitos com o artefato, os japoneses a redesenharam, formando uma arma cujos comprimentos e formas variavam bastante. 

  • Tamanho: podem medir de um metro até seis metros, sendo as mais longas usadas por soldados da infantaria (ashigaru), enquanto samurais de cargos mais elevados usavam versões menores;
  • Cabo: rígido ou flexível ( confundia mais o oponente);
  • Número de lâminas: Su Yari (lança de ponta única ) ou Kama Yari ( lâminas cruzadas, as vezes com formas de tridente, etc. Lâminas únicas apenas estocavam ou cortavam. Um numero maior de lâminas permitia ainda que o adversário pudesse ser "enganchado";
  • Forma da lâmina: lâmina delgada, em cruz, em forma de lua crescente, enfoiçada, tridente, tridente assimétrico, etc;
  • Comprimento da lâmina:  varia de um shaku(30.3 cm) a três shaku (90.9 cm);

Uso e popularidade 


Yari era uma arma popular em todo o período feudal do Japão, sendo mais barato de produzir que a espada e que exigia menos treinamento do que outras armas no campo de batalha contemporâneos, prestando-se assim para fechar formações de tropas de  ashigaru  , em conjunto com armas de fogo após a sua adoção no Japão. Assim a arma podia ser empregada tanto a pé quanto a cavalo e foram amplamente empregadas no século treze, após as invasões mongóis. Só para se ter uma idéia, no Japão feudal, numa batalha, um lanceiro ganhava o dobro de um samurai.
Além disso, é importante frisar que a espada é extremamente eficiente como defesa individual, seja num duelo , numa tocaia ou numa escaramuça. Nas guerras e na formação de batalha, entretanto, a arma mais eficiente é a lança. A maior prova disso é que, antes do advento da pólvora, a lança foi empregada em todos os continentes, por todos os povos guerreiros. 
Diferente dos cortes da espada,  as feridas provocadas pelo yari causam uma morte lenta e agonizante. Além disso, utilizando golpes circulares, bushis ( guerreiros) especialistas em lança executavam uma especie de dança circular mortal, que era capaz de dispersar até  grupos inteiros de soldados.

A prática moderna 

No passado haviam mais de 450 escolas de Sojutsu. Hoje, a arte da lança  é normalmente apenas um único componente do currículo de algumas escolas tradicionais de Ninjutsu e do Kobudo Japonês. Hoje, seu uso é pouco difundido devido ao seu uso limitado. restrito aos em (tradicionais abrangentes Koryu ).


Aracaju, 16/07/2015.


Felipe Albuquerque
Médico Veterinário, estudo Aikido, AikiJutsu e Goshin Jutsu
Ama o que faz e acredita que o condutor do KI é o sorriso.


Imagens: Divulgação

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan