domingo, 2 de agosto de 2015

ABIR JUDITH (אבי"ר) - A ARTE MARCIAL BIBLICA ?

Abir Judith (Cavaleiro Corajoso) é uma arte marcial histórica baseada no alfabeto hebraicocabala, danças, histórias e armas únicas, preservadas até a atualidade pela família de Yehoshua Sofer. Há quem diga que na verdade Abir Judith ( אבי"ר) é um acrônimo, para "Nosso Senhor, o nosso Criador, nosso Criador, nosso Healer"( אדוננו, בוראנו, יוצרנו, רופאנו).


História

Mesmo dentro de Israel esta arte marcial é pouco conhecida. Se os relatos forem corretos, Abir Judith é a arte marcial israelita mais antiga, com mais de 3900 anos de existência,  remontando ao patriarca bíblico Abraão (século XVIII a.C.) que transmitiu a seu filho e Isaque e a partir daí de geração a geração por todo o povo hebreu, que a utilizou como método de combate. Os praticante  afirmam que a arte Abir ou Abiru é citada em diversos trechos bíblicos, como por exemplo na entrada do, e para se defenderem das invasões babilônicas e romanas nas épocas do primeiro e segundo o povo hebreu na terra de Canaã. Essa arte marcial foi utilizada pelos hebreus no Egito faraônico, e que se propagou na antiguidade pela Pérsia e Arábia durante as diásporas do povo judeu.

As técnicas foram preservadas por uma família e chegou até nós através  de  Yehoshua Avner Sofer Maatuf-Doh, que possui o título de Aluf Abir (Grande Mestre), atualmente com 60 alunos e 15 díscípulos avançados. Yehoshua Sofer tem 52 anos, judeu natural do Iémen, começou a praticar a arte aos três anos de idade com seu pai, um herdeiro de uma alta estirpe de lutadores centenários de Abir Judith, que morreu aos 108 anos de idade, cuja família alega ser descendente do rei Davi no século X a.C..

Yehoshua conta que sua família é originária de Efrata (antiga região situada entre Belém e Hebron), e que teriam ido para Habban no Iémen fazendo escolta da rainha de Sabá e dos sacerdotes judeus quando estes foram até lá por ordem do rei Salomão, filho de Davi. 
Existem antropólogos que afirmam que além de Israel e do Yemen existem indícios históricos que essa arte foi praticada por judeus que residiam na corte medieval da EspanhaCurdistão,Europa Oriental e Índia.


Característica Técnicas

Seus  movimentos são baseados no alfabeto hebraico, Cabala, danças, histórias, símbolos e figuras de animais e armas, únicas do povo judeu. Essa arte marcial está ligada intimamente ao pentateuco bíblico e a cultura hebraica. Os praticantes parecem ficar dançando e os golpes lembram os de técnicas de aikido, karate e alguns estilos de kung fu ( wu shu) . 

O método é dividido em dois níveis de aprendizagem:
Na primeiro nível, o aluno aprende os 27 movimentos básicos, com base nas 27 letras do alfabeto hebraico (22 letras 5 final). Cada carta tem sete maneiras diferentes para realizá-lo: uma iniciativa, a resposta, estrangulamento, derrubadas, defesa de quedas , ou desordem. Também estudam 176 outras técnicas que estão juntos 365 tipos diferentes de movimentos.
O segundo nível adiciona mais 248 tipos de golpes (que representa os órgãos do corpo), que juntos somam 613 golpes que aquivalente a 613 mandamentos Argumenta que um guerreiro cavaleiro hábil é capaz de "escrever" seqüências de sucesso correspondentes aos versículos bíblicos.
A arte também contém usos terapêuticos de ervas, azeites e extratos de plantas típicas de Israel, e usa como motivação pessoal o cultivo do lado bom da vida. Diferindo-se de outras artes marciais que se baseiam no impacto e na força física para derrubar o oponente, o Abir baseia suas técnicas “na força da crença em um Deus único” para derrubar seus oponentes.


Aracaju, 27/07/2015
Felipe Albuquerque
Médico Veterinário, estuda Aikido, Aikijujutsu e Goshin Jutsu
Acredita que o Todo Poderoso está muito acima de todas essas brigas religiosas fundamentalistas que vemos por aí

Referências:
WIKIPÉDIA
LIBERDADDIGITAL

Imagens: Divulgação

Se vc gostou deste texto, poderá gostar também de :

Krav Maga
A funda

3 comentários:

Rodolfo Magno disse...

Primeiramente quero lhe dar os parabéns pelo seu site e pela matéria da arte marcial Abir Judith.
E segundo que dizer que Deus continue o abençoando muito em nome de Jesus.

Manoel Felipe M de Albuquerque disse...

Obrigado prezado Rodolfo Magno Flaurindo. Que o Inefável lhe abençoe também

Antonio disse...

E si se gli insegna anche a combattere.

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan