domingo, 2 de agosto de 2015

ETIQUETA BÁSICA NO JAPÃO MODERNO (I)

Etiqueta Básica no Japão Moderno


Presentes

Presentear é costume no Japão. E num presente sempre está implícito a obrigação de devolução de um presente de igual valor. Não dê presentes caros. Diz-se que as pessoas não deveriam usar o número “4” para presentes. Como na China e Coréia, 4 é pronunciado do mesmo modo que “morte”. Entretanto atualmente, parece que poucos japoneses importam-se com esta superstição. No nosso estilo de aikido, isso é levado muito a sério.

Cartão de visita

É indispensável em apresentações formais para professores, empresários e até jornalistas. O meishi (名詞), como é conhecido em japonês, não pode faltar no momento de conhecer e estabelecer contato com uma nova pessoa que tenha relevância em seu trabalho. É interessante ter seu cartão em português ou inglês e o verso em japonês, para evitar qualquer tipo de problema de comunicação. Quem visita deve entregar seu cartão primeiro e sempre para a pessoa mais importante. Entregue sempre com o texto no sentido da pessoa que irá receber e faça isso com as duas mãos. Nunca dobre o meishi nem o use para fazer anotações.


No trabalho

No Japão, se o trabalho começa às 9 horas. Ele realmente começa às 9 horas. Não masque chicletes no trabalho e em outras situações formais.
Quando precisar chamar alguém não grite o nome da pessoa. Abane a mão, ou caminhe até a pessoa.

Celular

Em transportes públicos, o ideal é desligar o telefone ou deixar no silencioso. No entanto, é possí­vel enviar mensagens se for algo mais urgente. Dentro de cinemas, teatros e hospitais, é terminantemente proibido deixar os celulares ligados. No hospital, a atenção deve ser redobrada, para não gerar qualquer tipo de interferência na aparelhagem médica.

Elevador

A hierarquia dentro de um escritório é muito respeitada. Isso é percebido na distribuição das mesas dentro de um escritório e até mesmo dentro do elevador. Os superiores sempre ficam longe de qualquer tipo de porta e os mais jovens ou em cargos menos significantes ficam mais próximos da entrada e saí­da dos locais. Até para estacionar os veí­culos usa-se a mesma regra.

Embarque no trem

Qualquer tipo de transporte coletivo no Japão possui regras bem definidas e respeitadas para o embarque e o desembarque de passageiros. As sinalizações são seguidas à risca, mesmo em horários mais crí­ticos. Assim que o veí­culo abre suas portas, espere todos os passageiros desembarcarem na área reservada à  entrada. São então embarque com os outros passageiros. Uma curiosidade: em Tóquio, ao subir uma escada, deixe o lado direito livre para os mais apressadinhos. Em Osaka, o usual é deixar o lado esquerdo livre.

Hashi

Resultado de imagem para boas maneiras japonesas
Os talheres japoneses possuem regras específicas. Não é bom cruzá-los ao segurar os alimentos. Jamais espete os hashi no arroz branco em um chawan (tigela). O costume em geral é segurar a tigela de arroz com a sua mão esquerda e utilizar a mão direita para pegar o alimento com o hashi. Esse gesto tem sentido de mau agouro para os japoneses, além de ser deselegante. O ideal é manter os hashi sobre a pequena base reservada para ele (hashioki), quando não estiver em uso. Depois faleremos mais sobre como se portar à mesa em outro artigo.

Intervalo para o chá

     Em muitas casas japonesas, se oferece chá verde, café ou chá preto, de acordo com a preferência do convidado. Os japoneses não tomam chá verde com açúcar ou leite. Muitas vezes o chá verde é acompanhado de um doce japonês.

Comendo fora de casa

Alguns restaurantes expõem nas vitrines reproduções, feitas de cera, dos pratos que servem. Pode-se escolher a partir dessas imitações ou de fotos do cardápio. Não é necessário dar gorjeta no Japão. Não se deve comer de pé ou caminhando nas ruas. Mesmo dentro da casa, você deve sentar-se para comer. A única exceção é comer no balcão (ramen por exemplo), ou comer um sorvete na rua.
Faça barulho! Se no Ocidente o importante é comer sem fazer qualquer tipo de barulho, na Ásia, para mostrar sua satisfação em saborear uma refeição, o ideal é fazer muito barulho. Principalmente quando o prato vem com caldos, como o lámen e o soba.

Sapatos

     Sapatos dentro de casa nem pensar! Até mesmo nos primeiros anos do perí­odo escolar, as crianças deixam seus sapatos nos armários pessoais e colocam sapatilhas ou chinelos, no hall de entrada. Por isso, é bom sempre estar com os sapatos internamente limpos e, se você estiver com meias, verifique se elas estão em bom estado. Afinal, ficar com os pés fora dos sapatos é quase inevitável no Japão. Se houver chinelos no toilet, use-os ao invés de usar os da casa.

Saquê

Premissa básica ao beber com japoneses: seu copo não vai ficar vazio. Normalmente as pessoas servem umas as outras, não sendo costume servir o próprio copo. Os integrantes do grupo observam os copos dos demais, e servem mais à medida que esvaziam. Por isso, se você não quiser beber tanto, o ideal é beber bem devagar. Se não quiser ser servido, mantenha o seu copo cheio. Caso queira ser servido, comece a servir outras pessoas. Os japoneses não bebem apenas saquê, mas apreciam também cerveja, vinho e uí­sque. O ritual de ,após o trabalho é comum sair pra beber com os colegas chamaze nomikais e o bar se chama Iazakaya. 

Sentado à  mesa

Resultado de imagem para jantar japones seizaNa maioria  das famílias tradicionais, você deve sentar-se na posição “seiza”. Isto é difícil e doloroso mesmo para os japoneses, especialmente para pessoas altas. Antes da refeição cada pessoa diz itadakimasu, e após, gochisousama deshita. Ambas as frases expressam apreciação pela comida. Em residências particulares, geralmente são servidos vários pratos para cada um. Porções individuais são colocadas para os convidados nos seus próprios pratos em uma posição definida: legumes cozidos no canto superior esquerdo, legumes com tempero japonês no canto superior direito, peixe grelhado no centro, arroz cozido no vapor no canto inferior esquerdo, picles japonês no centro abaixo do peixe, sopa de soja, e os hashis abaixo de tudo, mais próximo de quem come. 

Visitas a templos

Os templos e os santuários japoneses são lugares para admirar a natureza e também para rezar. E, para rezar, é bom seguir algumas regras ao visitar santuários xintoí­stas, por exemplo: duas reverências, duas palmas e duas reverências. Essa é a maneira correta para iniciar seus agradecimentos e pedidos aos céus.

Visitando um amigo

Se visitar um amigo pela manhã, cumprimente-o com ohayou gozaimasu. Se for de tarde, com konnichiwa, e à  noite com konbanwa.
O anfitrião pode responder com ohairi kudasai (entre por favor), para convidá-lo a entrar. Ao entrar pela porta da frente diga "ojyama shimasu", que significa "Com licença, vou entrar em sua casa". Antes de entrar, lembre-se sempre de retirar os sapatos. Leve algum presente ou omiyage (normalmente comida). Se você estive vindo direto do seu país de origem, é preferível trazer alguma especialidade do local ou região onde mora.Diga “O-djama shimasu” (desculpe incomodar) quando entrar na casa de alguém.



Referências:

Japão outro lado

NIhongo Brasil


Imagens: divulgação

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan