domingo, 30 de agosto de 2015

FUNDA : SIMPLICIDADE E EFICIÊNCIA !

A eficiência repousa na simplicidade...
(Anônimo)

Resultado de imagem para a Fundafunda  é uma arma de arremesso extremamente poderosa e eficiente, porém erroneamente subestimada. Extremamente simples de ser construída - e manejada- . Basta uma correia ou corda dobrada, em cujo centro (algibeira) é colocado o objeto ( normalmente pedras) que se deseja lançar. O lado mais cumprido do cordão tem um nó que na extremidade e deve ser preso no dedo. Ele é chamado de cordão de retenção. O lado menor é o cordão de lançamento . Esta arma também é chamada erroneamente de atiradeira, catapulta ou estilingue.
Podendo lançar projéteis com precisão a uma distância de 20-30 m, esta arma foi empregada com sucesso por povos primitivos australianos, gregos e hebreus. Na América foi empregada por índios Timucua ( Georgia e Flórida) e pelos índios Matlaltzinca, do vale de Toluca, no México. Só por aí podemos ver que - no duelo de Davi x Golias - a vantagem estava toda com Davi!  Acerca eficácia da funda, o escritor romano Vegécio registrou:
"Os recrutas serão ensinados na arte de lançar pedras com ambas as mãos e com a funda. Dizem que os habitantes das Ilhas Baleares são os inventores da funda, e de as administrar com surpreendente destreza, o que se deve à forma como educam suas crianças. As crianças não eram permitidas ter a comida antes que a tivessem golpeado com a funda. Os soldados, mesmo usando suas armaduras defensivas, são mais duramente afetados com as pedras redondas lançadas pelas fundas que por todas as setas do inimigo. As pedras matam, sem mutilar o corpo, provocando uma mortal contusão em que não sabido que os antigos usavam fundíbulos em todas as suas batalhas. É imprescindível instruir todas as tropas, sem exceção, neste exercício, pois a funda não pode ser tida como algo difícil, e é de grande utilidade, especialmente quando devem ocupar lugares pedregosos, ou defender uma montanha ou elevação, e ainda proceder à defesa de um castelo ou cidade.

Caso alguém se interesse em praticar com esta arma pra lá de eficiente, aí vão algumas dicas: 
    LoopMiddleFinger Step 8.jpg
  • PEGADA: Prenda o nó do cordão de retenção no dedo médio e segure a outra extremidade entre o dedão e o indicador. Você precisa belisca-lo, bão prende-lo. Belisque-o utilizando a extremidade de seu dedão e a lateral do dedo indicador, na primeira articulação a partir da junta.
  • POSTURA: Afaste seus pés no comprimento de seus ombros, com o peso sobre a perna de trás, o quadril jogado bem para trás. Coloque seu braço atrás de você. Para um helicóptero de braço lateral, balance a funda atrás de suas costas e acima de sua cabeça, depois jogue seu peso e seu quadril para frente enquanto balança sua mão para frente, na direção do alvo, e faz o lançamento. O Lançamento de braço inferior é similar, mas a funda é balançada de forma vertical.
  • ARREMESSO:Ao contrário do que se acredita, não se “balança a funda até ela ganhar velocidade”. Você pode continuar a balançá-la até ter certeza de que está confortável com o arremesso, mas balançá-la uma vez sobre sua cabeça não é diferente de balançar vinte vezes. São o movimento e balanço finais e aumentados do quadril que dão força ao arremesso. Faça como um chicote;
  • PROJÉTEIS: Pedras com as propriedades a seguir funcionam melhor do que outras.
    • Pedras de forma mais esférica tendem a voar melhor pelo ar do que aquelas com formas angulares.
    • Pedras com formato de bola de futebol americano tendem a voar mais longe, mas só se forem arremessadas com uma rotação de rifle. É simples: coloque a pedra alongada perpendicular à algibeira e jogue-a com a palma de frente para o alvo.
    • Pedras angulares tendem a dar cambalhotas no ar, e por isso não chegam nem perto no quesito velocidade.
    • Pedras lisas não voam tão longe quanto seus pares angulares.
    Não é tão fácil acertar um alvo a 20 m ! Exige muito treino

  • TREINE COM SEGURANÇA: Como tudo nas artes marciais, é preciso muito treinamento para acertar aonde se aponta,mas não se esqueça: tome muito cuidado! O crânio humano não aguenta impactos superiores a 3000 N/30 mm². A funda dispara projéteis com um força de 3600 N/30 mm² . Assim, se você acertar um homem na cabeça, pode matar alguém. Repetimos o que foi dito acima: na luta de Davi x Golias, a vantagem estava com Davi, um pastor muito experiente na arte de atirar com a funda.


Felipe Albuquerque
Médico Veterinário, estuda aikido, aikijutsu e goshin jitsu
É apaixonado pela vida, seja ela qual for.



Bons Treinos!

Referências

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan