domingo, 30 de agosto de 2015

HAIDONG KUNDO (해동검도)/HAIDONG GUMDO:

O CAMINHO DA ESPADA COREANA

O Haedong Kumdo, também escrito Haidong Gumdo ( 해동검도), é uma arte marcial coreana  moderne, mas inspirada em tradições do passado. O nome Haedong Kumdo consiste em “Hae” que significa “oceano”, “Dong” que significa o Oriente; “Kum” ou "Gum" significa a espada e “Do” vem a ser o “caminho a ser seguido”. Entretanto, antigamente a Coreia era chamada de Terra do Mar Oriental, Terra do Mar do Leste. Assim Haedong Kundo quer dizer: "O Caminho da Espada Coreana".
A principal fonte de inspiração no Haidong Gumdo/Haedong Kumdo é o resgate cultural dos antigos soldados coreanos que lutavam portando espadas, desde Koguryo até a Guerra Imjin. Diferentemente das outras escolas orientais que fixa em combater um só adversário dando-lhe um golpe certeiro; o Haidong Gumdo/Haedong Kumdo  foca em enfrentar adversários múltiplos, pois, a espada só é ativada durante a luta. Outra característica, são os movimentos circulares, afim de atacar os adversários que podem estar em qualquer lugar em campo de batalha, enquanto que as outras escolas de espada oriental ensinam apenas movimentos lineares contra um só adversário. Como se vê, não se trata de uma cópia do Kenjutsu.


É importante explicar que , não é uma arte marcial focada em defesa pessoal, mas no “aprimoramento” pessoal. Através de um sistema de treinamento que foi modernizado para se adequar as necessidades dos novos tempos, em que a falta de tempo, sedentarismo e stress dominam as pessoas, seu enfoque está muito mais voltado para a manutenção da saúde física e mental do que da defesa pessoal propriamente dita, que será ensinada somente nas fases mais avançadas do treinamento. É fato, que as pessoas não andam pelas ruas portando espadas, no entanto, a prática do espada altera o psicológico e a maneira como os seus praticantes interagem com a sociedade em que vivem. Seus praticantes desenvolvem autoconfiança, postura corporal e ganho de resistência, além do Gumdo/Kundo contribuir para diminuir o stress, aumentar a concentração e o controle das emoções, e melhorar a qualidade de vida de seus praticantes. Embora em seu treinamento também haja combates, o enfoque da sua prática também não é a competição, senão a superação pessoal, seja física ou mesmo psicológica, como a timidez.

HISTORIA
O Haedong Kumdo surgiu em 1982 por seus dois fundadores: os mestres Jeong-Ho Kim e Han-Il Na. Estes dois mestres, haviam treinado duas antigas formas de espada coreana: o Ki chun mun com o mestre Dae Yang Park e Shim Gum Do com o mestre Kim Chang Sik.
As técnicas do Ki chun mun herdado pelo Haidong Gumdo/Haedong Kumdo está presente em alguns movimentos circulares com a espada e também encontra-se nos movimentos de Meditação e respiração (Danjun); já o Shim Gum Do é conhecido por ter um sistema característico de meditação, de defesa pessoal sem o uso da espada (ho shin sul) uso de bastão curto (Bong Sool) e técnicas com duas espadas (Ssang kum bup).
O Sr. Jeong-Ho Kim montou um dojang na cidade de Ahn Yang em 24 de Julho de 1982. Em 10 de Abril de 1984 ele funda a Korean Haidong Gumdo Federation em Seocho, um distrito de Seoul e posteriormente, em 25 de Novembro de 1996, Jeong-Ho Kim fundou a World Haidong Gumdo Federation. Na década de 1990 Han-il Na, que atuava como ator de seriados, novelas e também como dublador, divulgou o Haedong Kumdo em uma série de TV coreana onde ele era protagonista, popularizando mais ainda a modalidade.

Atualmente existem várias organizações tais como a Daehan Haidong Gumdo Federation(organiação  a Hanguk Haedong Gumdo Federation e a Hwarang  Kundo do Grão Mestre Kang, em Curitiba ( BR). Como ocorre na maioria dos sistemas coreanos, a maior diferença entre as  organizações não é tecnica, mas política.

MODALIDADESs:

Kumbup – Formas com a espada. Ssangsu kumbup refere-se as formas com uma espada. O Ssangkumbup, refere-se as formas de duas espadas combinando defesas e ataques em movimentos contínuos.
Chakkum Baldo – Técnicas de saques de espada e embainhamento. Similar ao [battoujutsu] japonês.
Kyokkum – Técnicas de lutas combinadas. São movimentos combinados de ataque e defesa praticados em aula. Em competições, as formas são criativas permitindo que uma pessoa combata com mais de duas pessoas simultaneamente como uma luta demonstrativa.
Chong-i Begi – Cortes de papel, por mais que pareça simples uma lâmina afiada cortar uma folha de papel, na prática a situação é diferente. O corte de papel requer não apenas habilidade, como também precisão e agilidade para que o corte seja perfeito ou que mais de um corte seja feito antes que o papel caia ao chão. Alunos de Haidong Gumdo/Haedong Kumdo praticam tentando "cortar" folhas de jornal com a espada de madeira (mokkum) sem que o papel se rasgue. Isso não  é facil de conseguir. Bons praticantes conseguem fazer cortes precisos com até com espadas de madeira.
Daenamu Begi – Uma das primeiras técnicas avançadas no Haidong Gumdo/Haedong Kumdo é o corte de bambu. A variação de cortes e a quantidade de cortes realizadas determina a habilidade do praticante.
Jipdan Begi – Outra modalidade de técnica avançada no Haidong Gumdo/Haedong Kumdo que consiste em cortar rolos de feno. Entre as técnicas mais bonitas é a de cortar o feno sem que a parte cortada caia ao chão, dando a impressão de que a espada passou sem tocar nela.
Chotbul Kugi – Desde o começo da pratica do Haidong Gumdo/Haedong Kumdo o aluno começa a aprender técnicas de apagar uma vela com a mokkum apenas com o deslocamento do ar. Na faixa preta o desafio é apagar mais de 45 velas deslocando o ar com um punho cerrado ou com as palmas das mãos.
Kummu – Dança da espada. Esta modalidade com a espada pode ser praticada tanto por mulheres quanto por homens, até mesmo em grupos mistos. São formas livres de espada combinando a dança e a musica; em algumas apresentações acontecem cortes de objetos como maçãs arremessadas no ar, cortes de bambu ou cortes de rolos de feno. Muito praticada em competições internacionais.
Kyongi – Uma modalidade ainda em caráter experimental, onde dois competidores combatem usando equipamentos de proteção. Numa forma de evitar comparações ao Kendo a proposta sugere uso de proteções de vinil usadas no Taekwondo, um capacete com grade e espadas de espuma. Em alguns locais se utiliza o Jokdo/shinai. Ainda não há um padrão exato para a prática.
Sagwa Begi – São técnicas de corte com maçãs arremessadas ao ar onde o praticante precisa agir a tempo de sacar a espada e cortar o fruto enquanto suspenso no ar.

EQUIPAMENTOS:

No Haidong Gumdo/Haedong Kumdo são utilizados os seguintes equipamentos de treino:
Mokkum – é a espada de madeira, usada para o treino e a prática de kumbups em geral.
Jokdo – é a espada de bambú (shinai), usada para a prática do Kyokkum e de Kyongi (competição).
Foam Sword – uma alternativa para a substituição do Jokdo nas práticas de Kyokkum e kyongi. É feito com uma haste de PVC envolto em cilindro de EVA e espuma com uma capa de vinil.
Gakkum – O Gakkum é uma espada sem fio, feita de metal simples, usada para demonstrações de formas, treinos de saques de espada, e dança da espada (Kummu).
Jin Kum – Jin Kum é a espada de aço, com fio. Usada para a prática de cortes (Begi) de bambu ou rolos de feno, papel e maçãs. É muito importante saber dissociar comparações ente o Jin Kum da Katana japonesa. Pois, as espadas japonesas possuem um método de tempera do metal muito diferente da espada coreana. A Jin Kum não possui aquele desenho característico gravado na lamina da katana; a lamina da Jin Kum é mais grossa e não afina na ponta como a Katana. Também, a Kummaki (tsuba) é menor e os detalhes da empunhadura são feitos em osso ou em madeira entalhada com a inclusão de adornos colocados nas extremidades ou na bainha. A jinkum combina muito com a técnica de tempera das espadas chinesas, e sua curvatura é maior que a da Katana.

UNIFORMES E GRADUAÇÕES:

Como existem diversas organizações, cada entidade assume um padrão diferente de uniforme (dobok). Assim como também é diferente o sistema de graduação, que vai é dividido em 9 gubs ( classes),que usam faixas coloridas e os dan  (categoria de faixas pretas) Existem casos em que o uniforme muda até pelo grau do praticante. A maioria usa um casaco  (otdori) com mangas curtas que  cobre a calça (paji) , que é muito parecida ao hakama japonês, entretanto, não possui pregas e nem o corte lateral da indumentaria japonesa.
No Brasil
No Brasil existem vários representantes, a maioria no eixo sul sudeste.

Bons Treinos!

Aracaju, 20/08/2015.
Felipe Albuquerque
Estuda Aikido, Aikijiujitsu e Goshin Jitsu
Por incrível que pareça, não acompanha o campeonato de futebol e gosta mais de mostarda do que de ketchup
Quer deixar como legado um mundo melhor do que encontrou...

REFERÊNCIAS:

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan