domingo, 9 de agosto de 2015

PESSOAS COM DEFICIÊNCIA : ARTE MARCIAL SOB MEDIDA

PESSOAS COM DEFICIÊNCIA : ARTE MARCIAL SOB MEDIDA


Complementando o que foi dito no artigo Artes Marciais e Pessoas com Deficiência, aqui  o foco é ajudar o Portador de Necessidades Especiais (PEN) ou o seu responsável a escolher a arte marcial que tem mais resultados no tratamento de sua condição, lhe dando melhora na postura, na coordenação motora, no alongamento, no tônus muscular e também auxiliando no desenvolvimento das nas habilidades cognitivas, da autoconfiança e da autosuficiência das PEN's. 

Autismo

David Wilson, autista e faixa preta em TKD
Nos Estados Unidos a ATA (American Tae Kwon Do Association) tem mostrado um bom trabalho em escolas há mais de 45 anos. Seus instrutores são extremamente qualificados. O Tae kwon do (TKD)  ensina auto-confiança e auto-suficiência, habilidades úteis para aqueles com necessidades especiais de todos os tipos. No Canadá o projeto deu tão certo que formou o primeiro  um faixa preta em TKD . No Brasil, identificamos trabalhos do TKD com PEN's de todos os tipos, mas não com autistas. No Irã o ensino de katas do KARATE DO por 14 semanas reduziu significativamente as estereotipias (gestos repetidos comuns no autista). Leia a reportagem completa aqui.
TDAH (Transtornos do Déficit de Atenção e Hiperatividade)

Estudos comprovam uma atividade física complexa e multifacetada, como artes marciais, fortalece o cérebro e permite que aqueles com ADD ou ADHD para a prática do motor básico e controle comportamental. Movimento ajuda a desenvolver a coordenação ao construir a força. Nesses casos, quaisquer  artes marciais vão  ensinar também a estabelecer coerência e a elaborar ritos e rotinas, que pode acalmar e concentrar os alunos em uma tarefa.
Síndrome De Down

Indivíduos com Síndrome de Down tendem a ter algum grau de comprometimento cognitivo e muscular, o que é por isso que melhorar a força e a coordenação é importante e exercício físico é inestimável. Todos funcionam muito bem. Existem, entretanto mais trabalhos no Brasil com a   CAPOEIRA e o JUDO. O brasileiro Breno Viola inclusive foi o primeiro judoca com Sindrome de Down a conquistar a faixa preta em todo o continente americano.


Cegueira

Indivíduos com cegueira, devido ao uso da bengala têm muitos problemas com o músculo trapézio. Além disso, a obesidade é frequente. O trabalho teve início porque é comum que em algumas artes marciais os praticantes de alto nível lutam de olhos vendados para melhorar seus reflexos e reforçar os outros sentidos.  Os melhores resultados são os esportes de grappling ( lutas agarradas, tais como o JUDO, o JIU JITSU e o WRESTLING), onde o combate quase sempre se estabelece após o contato físico com o adversários. Mas confesso que nos supreendeu ver vídeos onde PEN's praticavam (e bem) o TKD e o KARATE-DO. Nesse aspectos, existem duas formas de competição/treinamento:


  • O PNE luta contra outro PNE. Isso é valido em várias artes marciais, como o KARATE DO, o TKD, o JUDO e o WRESTLING. Inclusive existem torneios para outras deficiências que não a cegueira;
  • O PNE luta contra um não cego ( de olhos vendados) em igualdade de condições com o cego, como por exemplo com um uniforme com guizos ( sinos) . Não tem nada a ver com competição, mas isso é valido para os 2 oponentes. O cego melhora seu jogo devido enfrentar alguem que tem mais mobilidade,que pode aperfeiçoar sua tecnica por meio da visão. O vidente ( não cego) melhora muito os seus reflexos.

Paralisia Cerebral: Conseguem bom desempenho em lutas de chão, tais como WRESTLING e JIU JITSU. O manejo de armas também pode ser bem conseguido como nas artes marciais filipinas.


Vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC): Se beneficiam muito dos movimentos circulares do AIKIDO e da CAPOEIRA.

PNE's com ausência de um ou mais membros ou/com membros paralisados ou membros imperfeitos:: Os que faltam mãos têm excepcional desempenho no TKD, conseguindo inclusive o manejo de armas. A americana Jessica Cox é faixa preta em TKD e também é piloto de aviões




Tudo é possível, desde que o PNE tenha certeza do que quer fazer e encontre o apoio necessário por parte de um professor dedicado e sensível as necessidades do mesmo.


Aracaju, 09/08/2015.


Felipe Albuquerque
Médico Veterinário,estuda Aikido, AikiJutsu e Goshin Jitsu
Sua unica certeza é de que nada sabe e tem muito a aprender. Em tudo!

Leia também: Artes Marciais e Pessoas com Deficiência
Referências e imagens:
Blogs e sites: 

Fotos didáticas:

Vídeos:

TKD ( Tae Kwon Do)

TKD para cegos:

Capoeira;

Luta de Braço

Wrestler cego:

Westrlers PNE's

Karate:

Karate tonfa:

Bengala:

Hapkido:

Eskrima:

Krav Maga: 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan