segunda-feira, 7 de setembro de 2015

BARTITSU: A ARTE MARCIAL DE SHERLOCK HOLMES

Resultado de imagem para bartitsu
UMA ARTE MARCIAL DE CAVALHEIROS



BARTITSU ou BARITSU foi possivelmente o primeiro exemplo do que hoje conhecemos como artes marciais misturadas. Existem elementos de boxe, savate (boxe frances), jiu jitsu, judo, esgrima e técnicas de bengala.   Este método de defesa pessoal se tornou tão popular durante a era vitoriana que chegou a ser  citado por Sir Arthur Conan Doyle - autor das estórias de Sherlock Holmes como sendo praticado pelo detetive. O método caiu praticamente no esquecimento em 1903, mas experimentou um renascimento no ano de 2002. Em 2009, com o sucesso do novo filme do detetive onde o ator  Robert Downey Jr   interpretou o papel principal, ocorreu um novo interesse no método.



A ORIGEM


bwportrait
Edward William Barton-Wright
Em 1898, Edward William Barton-Wright, um engenheiro ferroviário britânico   que já havia estudado boxe, luta livre, esgrima, savate e faca, retornou de uma estadia de três anos no Japão aonde havia estudado Kano Jiu Jitsu (mais tarde conhecido como judo) e Shinden Fudo Ryu ( de TErajima Kunichiiro). Ele anunciou  a formação de uma "nova arte de autodefesa", que combinava os melhores elementos de uma variedade de estilos de luta em um todo unificado, que ele havia nomeado Bartitsu. Barton-Wright havia  testado suas habilidades em  valentões de rua e estava satisfeito com os resultados. Ele definiu Bartitsu no sentido de "auto-defesa em todas as suas formas"; a palavra foi uma junção de seu próprio sobrenome e de "Jujitsu". O sistema inclui ainda a pratica do combate com a bengala e fundamentos de técnicas de respiração e fisiculturismo. O praticante é chamado de bartitsuka.

Barton estava tão empolgado com o que aprendeu no Japão que desistiu da engenharia e abriu uma escola chamada Bartitsu Club. Ele trouxe alguns dos melhores professores de artes marciais de todo o mundo para ensinar lá. Entre estes estavam os instrutores japoneses K.  Tani, Yukio Tani ,  S. Yamamoto e Sadakazu Uyenishi, bem como Pierre Vigny (esgrima e bengala) e Armand Cherpillod (westler). Além disso se correspondia com Jigoro Kano (o criador do JUDO). Um jornalista chegou a descrever o Bartitsu Club como "... um enorme salão subterrâneo, com tudo brilhando, com uma luz branca de paredes de azulejos, e elétrico, com "campeões" rondando em torno deles como tigres."

A polularidade do Bartitsu na Inglaterra foi generalizada. Sir Arthur Conan Doyle  - criador de Sherlock Holmes - citou que o personagem praticava "baritsu" (um erro de grafia da palavra bartitsu) num livro chamado A Aventura da Casa Vazia. O erro de grafia confundiu os estudiosos de Sherlock Holmes por anos.


Em 1899, Barton-Wright resumiu os princípios essenciais da Bartitsu como:
  1. Para perturbar o equilíbrio de seu agressor.
  2. Para surpreendê-lo antes que ele tenha tempo para recuperar o equilíbrio e usar a sua força.
  3. Se necessário, submeter (chavear)  as articulações de todas as partes do seu corpo : pescoço, ombro, cotovelo, punho, costas, joelho, tornozelo, etc, para níveis que eles são anatomicamente e mecanicamente incapazes de resistir

Lamentavelmente, o Bartitsu declinou tão rapidamente quanto havia subido. em
Yukio Tani, antes ensinava bartisu.
Depois passou a dar aulas de jiu jitsu
1903, o clube fechou as portas e a maioria dos instrutores estabeleceram suas próprias escolas de autodefesa em Londres. Não se sabe o motivo exato, mas tudo leva a crer que o problema foi administrativo (matriculas e mensalidades excessivamente altas e/ou negócios e apresentações  mal geridas). Barton continuou a desenvolver e ensinar Bartitsu até 1920. Por causa da falta de interesse em sua arte marcial, passou o resto de sua carreira como fisioterapeuta. Morreu em 1951, aos 90 anos.




Em 2002 foi formada a Bartitsu Society, para estudar o Baritsu, tanto em sua forma clássica quanto uma nova interpretação das sequencias de auto defesa chamada Neo-Baritsu. O Neo Bartitsu considera que o trabalho do criador ainda estava em andamento. Assim, buscaram experimentar testes entre os varios estilos que compoem o baritsu, tipo, especialistas em kickboxing x especialistas em bengala; jiu jitsu x boxe, etc. Além disso, estão ocorrendo seminários e cursos de formação ao redor do mundo, principalmente para coregrafia de lutas (em filmes e peças de época).


Bons treinos!


Referências:
Wikipédia
Bartitsu: The marcial art of gentlemen
http://www.bartitsu.org/
https://www.youtube.com/watch?v=CEu5_v1iv-k
https://www.
youtube.com/watch?v=C6XxSS8XI6U
https://www.youtube.com/watch?v=ZrcNlia2uhQ

Se vc gostou deste artigo, poderá gostar também de:
Sistema - AMR
Savate: Muito mais do que apenas boxe
WyngTjun/WT

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan