COMO AFIAR UMA FACA (I): o que é necessário
"Um homem afia outro homem, assim como o ferro afia o ferro."
(Provérbio Oriental)
Antes de continuar a ler, perceba que estamos falando de facas, canivetes e cutelos de aço carbono. Essas orientações não servem para espadas, naginatas ou machados. Lembrem-se também que facas de cerâmica são mais difíceis de afiar, devendo se trabalhar com pedras diamantadas ( melhor) ou lixas d'água. Facas japonesas devem ser afiadas apenas de um lado, visto que seu bisel é de 70%- 30% e não 50%-%50% como nas facas americanas e européias. Mas, vamos às sugestões
1. Entendendo a lâmina
Uma lâmina (faca, facão, cutelo, machado) corta porque possui uma parte mais fina e saliente chamada fio. Entretanto, com o uso da lâmina, o fio vai desgastando e no fim pode ate se perder, fazendo com que a lâmina fique "cega".
Não. Existem vários tipos de faca, por isso, pré-estabelecer angulações é um ERRO. O afiador deve ser capaz de SENTIR o ângulo requisitado para CADA faca que afia. Mas, para quem está começando, é bom ter um guia, um norte. Apenas nesses casos para isso sugerimos a tabela abaixo Aconselhamos quem está começando a fazer o fio em 30º, que é mais fácil. Depois, se quiser pode ir diminuindo, mas não exagere. Um fio menor que 15 º não tem muita vantagem na hora de cortar e perde o fio facilmente.
1. Entendendo a lâmina
Uma lâmina (faca, facão, cutelo, machado) corta porque possui uma parte mais fina e saliente chamada fio. Entretanto, com o uso da lâmina, o fio vai desgastando e no fim pode ate se perder, fazendo com que a lâmina fique "cega".
A afiação consiste em utilizar materiais abrasivos com o objetivo de degastar parcialmente o metal, tornando o instrumento mais cortante mantendo um ângulo de inclinação da lâmina em relação à superfície abrasiva para a formação do fio.
Não importa se você esfrega a faca na pedra ou a pedra na faca, se você vai pra frente ou pra trás, se você faz movimentos circulares ou não, isso são maneiras diferentes de se fazer a mesma coisa. Procure desgastar a pedra por igual. Para uma boa afiação, o ângulo de corte do fio deverá ser tão aguçado, quanto às qualidades do aço permitir
2. O fio de todas as lâminas tem a mesmo ângulo de corte ?Não. Existem vários tipos de faca, por isso, pré-estabelecer angulações é um ERRO. O afiador deve ser capaz de SENTIR o ângulo requisitado para CADA faca que afia. Mas, para quem está começando, é bom ter um guia, um norte. Apenas nesses casos para isso sugerimos a tabela abaixo Aconselhamos quem está começando a fazer o fio em 30º, que é mais fácil. Depois, se quiser pode ir diminuindo, mas não exagere. Um fio menor que 15 º não tem muita vantagem na hora de cortar e perde o fio facilmente.
Tipo da lâmina |
Angulo do Corte
| |
Navalhas, bisturis:
|
14 a 17 graus
| |
Facas para cortar carnes:
|
17 a 20 graus
| |
Facas de caça, facões, cutelos:
|
20 a 30 graus
| |
Machados:
|
30 a 36 graus
| |
Talhadeira:
|
40 a 60 graus
|
3. Que instrumentos são necessários para fazer uma afiação?
4. Todas as facas são fáceis de afiar?
Não. Facas de cozinha baratas normalmente tem um aço ruim. São fáceis de afiar e também mais fáceis de perder o fio.
Facas de aço inox ( como as de açougueiro) são igualmente fáceis de afiar e perder o fio.
Facas de aço carbono normalmente tem um aço melhor, mas têm o inconveniente de que enferrujam, sendo inadequadas pra cozinha.
No próximo post Como Afiar sua Faca (II), explicaremos um método eficaz para a afiação
Lhe desejo Sucesso!
Pedras de Afiar, Morsa e Facas |
- Uma pedra de afiar. É fundamental ter em mãos uma boa pedra de amolar. Escolha as mais longas. O ideal é uma pedra de 20 cm, pois como você tem mais espaço, tem o trabalho facilitado. Existem uma grande variedade de pedras naturais e artificiais com durezas, porosidades, granulometria e tamanhos diferentes, logicamente com rendimentos diferentes. As pedras normalmente vem com 2 lados: um mais áspero e outro mais fino. Existem pedras que devem ser lubrificadas com óleo (vaselina derretida com um secador de cabelos serve) e pedras que devem ser lubrificadas com água. Se você tem uma a óleo, não misture com água ou vice versa. Se fizer isso, apenas vai inutilizar a pedra. Agora, se vc for mais exigente, o ideal mesmo é adquirir DUAS pedras, uma mais "áspera" (para iniciar a afiação, grão 1000, por exemplo); e uma de acabamento (grão 6000 a 8000 é o suficiente). Isso porque pedras de granulação 1000 para baixo devem ser imersas em água por uns 20 minutos (ou até que as pequenas bolhas d'água parem de sair dela) para que a mesma se encharque antes de ser usada, enquanto que as pedras de ACABAMENTO (granulação 6000 pra cima) JAMAIS devem ser imersas, pois correm o risco de rachar. Se vc tem só uma pedra com duas granulações, como conseguirá encharcar apenas um lado dela com perfeição? No caso de uma faca com "dentes", elimine-os com uma pedra de granulação bem mais baixa, tipo grão 240 ou 300. Só então passe para a granulação 1000, antes de dar o acabamento com uma 6000 ou 8000.;
- Uma morsa para segurar a pedra ou um suporte específico. Talvez seja interessante, para não fraturar a pedra (elas quebram fácil), usar algo macio entre a morsa e a pedra. Uma caixinha de madeira, um paninho ou uma toalha de papel fazem este serviço, mas se optar por algo mais chique, existem suportes próprios para segurar a pedra que dispensam, inclusive a morsa;
- Uma chaira, também chamada de fuzil. Vale a mesma regra da pedra de afiar: Quanto mais longa, melhor. Tenha em mente que a chaira não afia, ela só aperfeiçoa uma afiação bem feito. Isso é assim porque, tendo uma superfície mais lisa que a pedra, consegue deixar o fio mais uniforme. Fio bem alinhado na pedra, seguido de um alisamento na chaira, é garantia de boa afiação
A chaira e as formas de utiliza-la |
- Oleo mineral e pincel. Caso tenha uma pedra a óleo. Caso contrário, basta imergir a pedra na água por alguns minutos.
- Uma caneta hidrocor ou pincel atômico. Para quem esta começando checar o seu trabalho na questão do ângulo de afiação. Após o trabalho feito você passa o hidrocor na lâmina e faz um corte numa folha de papel. Não deve ficar nenhum resíduo do pincel na lâmina.
- Uma folha de papel- Para testar o fio. Se tiver uma falha, uma rebarbinha ou um dentinho no fio a faca logo vai enganchar denunciando a parte que precisa ser reafiada.
- Um fuzil alemão: Para os casos mais difíceis
Não. Facas de cozinha baratas normalmente tem um aço ruim. São fáceis de afiar e também mais fáceis de perder o fio.
Facas de aço inox ( como as de açougueiro) são igualmente fáceis de afiar e perder o fio.
Facas de aço carbono normalmente tem um aço melhor, mas têm o inconveniente de que enferrujam, sendo inadequadas pra cozinha.
No próximo post Como Afiar sua Faca (II), explicaremos um método eficaz para a afiação
Imagens e Referências :
Se vc gostou deste texto, deve ler também:
Felipe Albuquerque Estuda Aikido, Aikijitsu e Goshin Jitsu Apreciador de um embate saudável, convida a todos a discutir suas idéias. |
0 comentários:
Postar um comentário