sábado, 14 de novembro de 2015

AS LUVAS DE BOXE: COMO ESCOLHER E CONSERVAR

Pouco se aprende na vitória...
mas muito na derrota






A IMPORTÂNCIA DAS LUVAS

Nas artes marciais tradicionais, não se usa luvas para desferir o soco. Os instrutores preferem desenvolver a técnica primeiro para depois começar a trabalhar no saco de pancada, no makiwara ou no mudjong.

Entretanto, eventualmente pode-se fazer - durante o treinamento -  uma incursão aos recursos ocidentais, ou mesmo flertar com os esportes de combate ocidentais como o boxe, o kickboxing e o savate. Nesses casos, lembramos que a técnica inadequada de socos assim como falta de proteção podem causar artrite, enfraquecimento nas juntas, enfraquecimento muscular e perda de movimentos nas mãos ao longo do tempo. É assustador, mas acontece. Para certificar-se de que suas mãos estarão íntegras e funcionando normalmente pelo resto de sua vida, é importante que você sempre as proteja. Assim como você deve usar um protetor de cabeça para proteger a cabeça, no seu treinamento sugerimos que você também use luvas de boxe para proteger as mãos. Algumas luvas de boxe vão ainda mais longe e oferecem amortecimento extra para evitar que seu oponente se machuque muito. Esperamos neste texto orientar o praticante como escolher sua luva.

QUAL TAMANHO ESCOLHER?

O tamanho das luvas de boxe é indicado em onças (OZ) . Através dessa medida mede-se o nível de proteção conforme o peso do praticante.
  • 6 Oz: abaixo de 45 kg
  • 8 Oz: 45 a 65 kg
  • 10 Oz: 65 a 78 kg
  • 12 Oz: 78 a 90 kg
  • 14 Oz: acima de 90 kg
  • 16 Oz: acima de 90 kg ou para uma proteção maior.
QUAL A COR DA LUVA?

Se o objetivo é o treinamento, qualquer cor serve. Mas, se o objetivo é a competição, a cor negra é proibida, pois é mais difícil do adversário perceber os socos desferidos com uma luva negra, dando uma vantagem desleal.

CADARÇO OU VELCRO ?

Aí o gosto é do freguês.  O velcro é mais prático, permitindo que você coloque ou retire sua luvas sozinho, mas   o ajuste não fica tão bem como no cadarço (exceto nas marcas melhores). O cadarço ajusta melhor ( particularmente em quem tem os braços finos) e - por exigir que outra pessoa coloque a luva em você, pode ser uma excelente oportunidade para fazer novos amigos,rs.

CONFORTO

Um bom par de luvas de boxe será confortável e servirá na sua mão normalmente, ao redor do punho e dedos. Você não deve sentir que a luva esteja desgastando sua mão ou que esteja obrigando você a fechá-la de um jeito que pareça estranho. Luvas de alta qualidade suportarão golpes constantes sem perder qualidade no amortecimento. Certos materiais usados na fabricação da luva determinarão quando tempo ela irá durar antes de rasgar ou ficar achatada. É importante notar que algumas luvas mais baratas podem ser tão confortáveis quanto as luvas mais caras ou podem até absorver o impacto de melhor maneira, mas certamente as mais baratas não duram tanto tempo.

QUE TIPO DE LUVAS ESCOLHER CONSOANTE O SEU NÍVEL DE PRÁTICA?

  • Luvas Aerobic/Cardio 

Essas luvas são normalmente facilmente encontradas por terem um preço muito baixo. Evite-as! Têm o menor amortecimento possível e rasgarão rapidamente.

  • Luvas de Sparring  

São luvas para uso geral. Recomendo a todos adquirir um par de luvas de sparring antes de qualquer outra. São feitas com amortecimento extra para proteger suas mãos assim como amortecer os golpes do oponente. Você pode usar essas luvas para o boxe de modo geral. É importante lembrar que luvas de sparring devem ter pelo menos de 14 oz até 16 oz (onças) especialmente se você pesa mais de 60 kg.

  • Bater em saco de boxe

Luvas bate saco
São as famosas luvas bate-saco. Recomenda-se luvas com maior estofamento e proteção frontal.  Entretanto, a maioria dessas são pequenas e finas. As mais caras parecem luvas de boxe normais. Há quem acredite que  são um desperdício de tempo e dinheiro. São feitas para proteger suas juntas enquanto você golpeia duramente o saco de pancadas e servem para acostumar suas juntas ao impacto. Outra coisa a ser lembrada é que algumas luvas bate-saco são duras e não se encaixam perfeitamente no punho.

  • Luvas de Treino  

São luvas para uso diário. Algumas não tem amortecimento suficiente para sparring.

  • Futuros competidores

Recomenda-se luvas mais pesadas.

  • Luvas para luta, para competição

Recomenda-se luvas com menos estofamento.Luvas de luta são menores e mais compactas para causarem mais dano no seu oponente. Não são recomendadas para qualquer outra coisa além de competição.

DICAS ÚTEIS

  • Utilize sempre protetores de mãos ou bandagens para absorver a transpiração das mãos e prolongar a durabilidade das suas luvas. Se o que se quer é velocidade em colocação das luvas, pode se usar luvas vendidas em lojas de  material de construção ao invés das bandagens;
  • Não utilize luvas muito folgadas, pois elas aumentam o risco de lesão. Mas não utilize luvas que apertem muito a mão.
  • Após utilizar suas luvas, coloque-as para secar. Um erro muito comum é o praticante esquece-las nas bolsas, o que acaba criando fungos e causando mal cheiro. Recomenda-se não utilizar álcool, ou qualquer outra substancia, pois isso danifica as luvas.
  • Piores marcas (até o fechamento deste artigo): TKO, Pro e Century
  • Marcas questionáveis (até o fechamento deste artigo): Everlast ( apenas os modelos mais caros são confiáveis) e Pretorian ( boa para quem esta começando), Adidas e Punch
  • Marcas excepcionais: Title, Fighting, Grant, Reyes, Rivals, Ringside.


Aracaju, 14/11/2015
REFERÊNCIAS

Felipe Albuquerque
Numa eterna busca pela excelência
Expertboxing: Análise das luvas de boxe
Escolher corretamente as luvas de boxe
Saúde Já : Luvas Certas

Se você gostou deste artigo Veja também :
O Saco de Pancadas
O Protetor Bucal

3 comentários:

Michael Andrade disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Michael Andrade disse...

Olá, você poderia dar algum comentário sobre as luvas Naja?

Manoel Felipe M de Albuquerque disse...

Boa tarde Michel. A luva Naja é bem conceituada, tendo como diferencial maior o revestimento com produto antibactericida. Entretanto, pessoalmente eu nunca usei, assim, prefiro não opinar.

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan