Suar no treinamento, para não sangrar na batalha
( Anônimo)
Imagem: Blog do Nino Bellieny |
Não se trata realmente de uma arte marcial, mas de um esporte novo, com uma história antiga. O esporte tem vários nomes: submission wrestling, submission fighting, submission grappling, sport grappling ou simplesmente como no-gi, é um tipo de competição onde várias artes marciais e esportes de combate que se concentram no clinch (corpo a corpo) , chaves, agarramentos, arremessos e lutas de solo. O objetivo maior é - como o próprio nome diz- fazer com que o adversário se renda sem utilizar nenhum golpe traumático, apenas usando técnicas de grappling (luta agarrada). O termo "submission wrestling" geralmente se refere apenas à forma de competição e de treino que não usa um 'kimono' ou um 'keikogi" (também chamado "dogi" ou simplesmente "gi"). Os praticantes deste tipo de competição normalmente usam shorts e/ou bermudas e camisetas com tecidos colados na pele. Por não usar roupas tradicionais, os praticantes têm que ter um nível técnico muitíssimo apurado. As lutas duram cerca de 10 minutos e a final dura 20 minutos.
Como tudo começou? Em 1998, num torneio dos Emirados Árabes, o ADCC (Abu Dhabi Combat Club World Submission Wrestling Championship) . A coisa deu tão certo que a competição hoje ocorre a cada 2 (dois) anos. Existem diversos campeonatos de submission, mas o ADCC é o mais importante.
Entre os sistemas que participam dos torneios se destacam:
- Jiu-jitsu Brasileiro ou Brazilian jiu Jitsu (BJJ);
- Catch wrestling:
- FILA Grappling: um estilo criado recentemente e patrocinado pela FILA ( Federação Internacional de Lutas Associadas Styles).
- Judô:
- Striker's System;
- Jujutsu (não confundir com BJJ)
- Luta livre esportiva: Já fizemos uma matéria sobre esta luta aqui.
- Luta livre vale tudo:
- Pancrácio:
- Sambo: Já fizemos uma matéria aqui
- Shoot wrestling:
- Shootfighting:
- Combat Submission Wrestling (CSW):
- Shootoo:
- Submission arts wrestling (SAW).
Bons Treinos!
Felipe Albuquerque Médico Veterinário, estuda Aikido, Aikijutsu e Goshin Jitsu Gosta de notar a poesia nas pessoas, no riso e nas coisas que os outros ignoram |
Referências:
0 comentários:
Postar um comentário