sábado, 6 de fevereiro de 2016

O SACO TETO SOLO



Após a matéria sobre o saco de pancada e o makiwara, alguns leitores nos questionaram sobre a importância do saco pera e do saco teto solo. Como já discorremos sobre o saco pera em outra matéria. eis nossas considerações sobre o saco teto solo, também chamado Double End Bag ( em inglês) e  de "bola maluca".

Trata-se de uma pequena bolsa (os formatos variam muito) de ar suspensa por duas cordas elásticas presas no teto e no solo. Entretanto, não existe um consenso entre os treinadores sobre a utilidade deste equipamento. 

A primeira coisa que deve ficar clara é que nada é mais importante para a formação que que a força de vontade de um pugilista. Como disse um treinador cubano, " dei-me um saco de pancadas, uma corda, um par de luvas e um garoto com muita força de vontade e algum talento, e eu faço um campeão". 

Além desses equipamentos citados ( saco, luvas e corda de  pular)  , utiliza-se um espelho que é de suma importância para se corrigir os erros de postura, além de pequenos pesos para dar potência nos golpes, colchonetes para abdominais e atualmente algumas escolas fazem uso do bambolê (é isso mesmo) para "lubrificar" e condicionar os músculos da cintura que são muito exigidos em um treinamento de Boxe.




Vantagens:



O teto-solo ajuda a desenvolver no lutador o  seu tempo de reação, precisão, ritmo, velocidade das mãos, resistência e força. Além disso ajuda  a treinar esquivas,  e pode ser interessante para tirar algumas deficiências do lutador, como por exemplo jabear de forma baixa e lenta, o que ocasionará que o mesmo leve muito contra-ataque por cima de seu golpe. Veja o vídeo abaixo.



Tempo de Reação – o teto-solo não é estático como o saco de pancadas, ele se movimenta para todos os lados rapidamente (de forma semelhante à cabeça de um oponente) e isso o faz ser difícil de acertar. Não apenas você deve acertar o teto-solo, mas também deve acertá-lo no momento correto para que seu golpe seja efetivo.
Precisão – o teto-solo é um pequeno alvo que se movimenta por todos os lados e requer que você fique atento para ter precisão. Não é como o saco de pancadas que fica parado para ser atingido. O teto-solo irá aumentar sua precisão especialmente se você conseguir atingí-lo com golpes em sequência.
Ritmo – o teto-solo se movimenta constantemente para todos os lados e por isso você deve ter um certo ritmo nos seus golpes, e não simplesmente golpear sem acertar o alvo. Desenvolver ritmo no seu corpo faz com que você lute de maneira mais eficiente e gaste menos energia.
Reflexos – isso é o que mais gosto no teto-solo. Ele força você a usar seus olhos e a estar 100% consciente da posição dele. Diferente do saco de pancadas, você terá olhos rápidos e reflexos apurados, e isso permitirá que você golpeie com precisão mesmo se estiver com preguiça, cansado ou parcialmente consciente. Oponentes habilidosos se movimentam como teto-solos e não como sacos de pancadas.
Velocidade das Mãos – o teto-solo se movimenta rapidamente, e isso exige que você use golpes rápidos para atingi-lo. É um treinamento importante porque muitos lutadores se acostumam a golpear lentamente no saco de pancadas e acabam sendo muito lentos em uma luta real.
Resistência – o teto-solo não rebate seu punho para sua guarda como o saco de pancadas, isso significa que você terá que fazer força para recuperar a guarda, especialmente quando errar os golpes.
Força – a força dos golpes não é a mesma coisa que a habilidade dos golpes. Boa técnica e um bom condicionamento podem deixar você com golpes mais fortes, mas você ainda precisará de habilidades (tempo de reação e precisão) para que possa transferir sua força nos golpes. É por isso que lutadores de alto nível treinam no teto-solo. O saco de pancadas também é dispensável para lutadores experientes porque as mãos deles estão normalmente desgastadas pelos anos de treinamento. Eles confiam mais nas habilidades e na técnica do que na força que possuem.
O teto-solo desenvolve seu tempo de reação, precisão, ritmo, velocidade das mãos, resistência e força.



Desvantagens



Entretanto, alguns treinadores o contra indicam para iniciantes pois acham que o lutador fica viciado e até  previsível e esta acaba não acrescentando nada em seu treinamento; este treinadores preferem tirar os defeitos de forma mais direta ( durante o sparring com outro lutador).



Quais os tipos de  teto-solo que são adequados para mim?

Vc pode fazer um teto solo até com uma bolinha de tênis

Teto-solo recomendado para iniciantes:

  • Bola única ou formato de pêra (não use a de bola dupla ou formato de amendoim) com um tamanho máximo de  25 cm (diâmetro);
  • Posicionar na altura dos seus ombros;
  • As cordas devem ser elásticas o suficiente para fazer o teto-solo se movimentar por cerca de 70cm a 100cm quando atingido;
  • Use luvas mais leves ( Tipo bate-saco)
Variáveis diferentes na configuração do teto-solo:
Não existe problema em improvisar


  • Tamanho (precisão) – obviamente uma bola menor será mais difícil de acertar e será mais rápida.
  • Formato (precisão/ângulo dos golpes) – o formato do teto-solo pode obrigar você a ter mais precisão nos golpes. O formato também pode permitir ou facilitar alguns ângulos de golpes. Alguns formatos (pera) permitem somente golpes diretos e cruzados, enquanto outros formatos (bola) permitem uppercuts. Não faz muita diferença porque esse treinamento é para tempo de reação, precisão e velocidade, não técnica de golpes.
  • Uma bola ou duas bolas: formatos de 1-bola vs 2-bolas (golpes na cabeça vs golpes no corpo) – alguns teto-solo vem com uma bola “superior” e outra “inferior” para que você treine golpes na cabeça e no corpo. Se você tem somente o teto-solo de uma bola, você ainda pode treinar os golpes no corpo acertando a corda.
  • Elasticidade da corda (ritmo de defesa/ataque) – essa é provavelmente a maior variação. Nenhuma academia irá jamais ter uma corda com elasticidade idêntica a outra, então todo teto-solo forçará você a treinar em um ritmo diferente. Falando de uma maneira geral, usar cordas muito esticadas irá impedir que o teto-solo se movimente muito. Assim a bola irá se movimentar rapidamente e obrigar você a golpear rápido (com golpes mais leves). Cordas pouco esticadas farão com que o teto-solo se movimente muito por todos os lados, e isso fará com que você tenha que ser mais preciso nos golpes, porém mais lento já que a movimentação da bola será mais lenta. Um teto-solo com uma corda muito frouxa também pode te obrigar a esquivar já que a bola poderá te atingir. Algumas academias possuem tanto o “teto-solo com corda esticada” quanto o “teto-solo com corda frouxa”.
Bons treinos!

Referências e imagens

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan