" A invencibilidade está na defesa
A possibilidade da vitória, no ataque.
Quem se defende mostra que sua força é inadequada;
quem ataca, mostra que ela é abundante."
Quem se defende mostra que sua força é inadequada;
quem ataca, mostra que ela é abundante."
(Sun Tzu - A Arte da Guerra)
O treinamento de alta performance dos praticantes de artes marciais sempre envolveu a repetição exaustiva dos golpes e movimentos até que estes se incorporassem da forma mais efetiva possível no lutador. Entretanto, essa repetição extrema pode causar, nos parceiros de treino, diversas lesões.
É famosa a história do grande campeão de judo Kimura, que, de tanto lesionar os joelhos de seus colegas de treino, praticando uma rasteira chamada osoto gari passou a treinar esta queda em árvores. Tão forte era o seu nível de treinamento que a árvore morria e ele tinha que encontrar outra árvore para se aperfeiçoar. Nessa época Kimura passou a ser conhecido como o "Matador de Bosques".
Osoto Gari, a queda favorita de Kimura
Para corrigir isso, os sistemas de artes marciais aonde predominam os golpes traumáticos (striking), rapidamente perceberam a importância de se empregar aparelhos para substituir os parceiros. Com o equipamento, o praticante podia soltar mais seus golpes no quesito força e velocidade (pois não havia riscos de machucar ninguém), além de corrigir falhas na execução do movimentos, e aperfeiçoar o equilíbrio do corpo, os deslocamentos (tai sabaki) e desenvolver combinações. Exemplos dessa afirmação são o saco de pancadas no Ocidente, o makiwara no Japão e o mudjong na China.
Entretanto, com as lutas de corpo a corpo (grappling), até pouco tempo atrás, a prática com aparelhos especificos, era feito em menor escala, devido à pouca disponibilidade de equipamentos. Entretanto, esta afirmação aos poucos vem mudando devido a evolução dos manequins (dummys, em inglês). As imagens abaixo mostram alguns exemplos dos novos modelos.
Lembramos que este blog
não tem objetivos mercadológicos e que os vídeos mostrados - apesar de comercial -
foram agregados apenas para demonstrar os usos dos equipamentos. Os aparelhos apresentados são produzidos por diversas
empresas cada uma delas adotando sua própria denominação.
Bons treinos!
REFERENCIAS E IMAGENS
http://www.aw-wrestling.com/videos.html#.VzuuvVQrLDc
https://www.youtube.com/watch?v=T51YH1cAMXU
https://www.youtube.com/watch?v=11Iyqaz7XsA
https://www.youtube.com/watch?v=T51YH1cAMXU
https://www.google.com.br/search?biw=1366&bih=677&tbm=isch&q=equipamento+para+wrestler&spell=1&sa=X&ved=0ahUKEwjaraD_peLMAhVGF5AKHffJBgQQBQgaKAA#tbm=isch&q=workout+machine+fighting&imgrc=91p0UOD-KBhK7M%3A
Felipe Albuquerque
Médico Veterinário, estuda Aikido, Aikijitsu e Goshin Jitsu
Apaixonado pela profissão, acredita que pedras que não rolam criam limo e
escreve tudo o que acha interessante
|
Se você gostou deste texto, vai gostar também de:
MAKIWARA (巻藁)
MUDJONG (木人樁)
SACO DE PANCADAS
SACO PERA
0 comentários:
Postar um comentário