segunda-feira, 23 de maio de 2016

TREINAMENTO DE LUTA CORPO A CORPO

" A invencibilidade está na defesa
A possibilidade da vitória, no ataque.
Quem se defende mostra que sua força é inadequada; 
quem ataca, mostra que ela é abundante."
(Sun Tzu - A Arte da Guerra)


O treinamento de alta performance dos praticantes de artes marciais sempre envolveu a repetição exaustiva dos golpes e movimentos até que estes se incorporassem da forma mais efetiva possível no lutador. Entretanto, essa repetição  extrema pode causar, nos parceiros de treino, diversas lesões. 

É famosa a história do grande campeão de judo Kimura, que, de tanto lesionar os joelhos de seus colegas de treino, praticando uma rasteira chamada osoto gari  passou a treinar esta queda  em árvores. Tão forte era o seu nível de treinamento que a árvore morria e ele tinha que encontrar outra árvore para se aperfeiçoar. Nessa época Kimura passou  a ser conhecido como o "Matador de Bosques".

 Osoto Gari, a queda favorita de Kimura


Para corrigir isso, os sistemas de artes marciais aonde predominam os golpes traumáticos (striking),  rapidamente perceberam a importância de se empregar aparelhos para substituir os parceiros. Com o equipamento, o praticante podia soltar mais seus golpes no quesito força e velocidade (pois não havia riscos de machucar ninguém), além de corrigir falhas na execução do movimentos, e aperfeiçoar o equilíbrio do corpo, os deslocamentos  (tai sabaki) e desenvolver combinações.   Exemplos dessa afirmação  são o  saco de pancadas no Ocidente,  o makiwara no Japão e o mudjong na China.



Entretanto, com as lutas de corpo a corpo (grappling), até pouco tempo atrás, a prática com aparelhos especificos, era feito em menor escala, devido à pouca disponibilidade de equipamentos. Entretanto, esta afirmação aos poucos vem mudando devido a evolução dos manequins (dummys, em inglês). As imagens abaixo mostram alguns exemplos dos novos modelos.





Lembramos que este blog não tem objetivos mercadológicos e que os vídeos mostrados - apesar de comercial - foram agregados apenas para  demonstrar os usos dos equipamentos. Os aparelhos apresentados são produzidos por diversas empresas  cada uma delas adotando sua própria denominação.





Bons treinos!


REFERENCIAS E IMAGENS
http://www.aw-wrestling.com/videos.html#.VzuuvVQrLDc
https://www.youtube.com/watch?v=T51YH1cAMXU 
https://www.youtube.com/watch?v=11Iyqaz7XsA
https://www.youtube.com/watch?v=T51YH1cAMXU 
https://www.google.com.br/search?biw=1366&bih=677&tbm=isch&q=equipamento+para+wrestler&spell=1&sa=X&ved=0ahUKEwjaraD_peLMAhVGF5AKHffJBgQQBQgaKAA#tbm=isch&q=workout+machine+fighting&imgrc=91p0UOD-KBhK7M%3A



Felipe Albuquerque
Médico Veterinário, estuda Aikido, Aikijitsu e Goshin Jitsu
Apaixonado pela profissão, acredita que pedras que não rolam criam limo e 
escreve tudo o que acha interessante 








Se você gostou deste texto, vai gostar também de:

MAKIWARA (巻藁)
MUDJONG (木人樁)
SACO DE PANCADAS
SACO PERA

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan