sábado, 9 de julho de 2016

JIU JITSU TRADICIONAL (柔術): As Raízes da Arte Suave


"Nunca te orgulhes de haver vencido a um adversário, ao que venceste hoje poderá derrotar-te amanhã. A única vitória que perdura é a que se conquista sobre a própria ignorância. Quando verificares com tristeza que não sabes nada, terás feito teu primeiro progresso no aprendizado."

(JIgoro Kano - Criador do Judo)


JIU JITSU TRADICIONAL (柔術)


No Japão antigo, Jiu Jitsu (também chamado de Ju-Jutsu) era um termo genérico para artes marciais desarmadas, existindo portanto, centenas de estilos. É importante frisar que, naquela época, as artes marciais não estavam tão especializadas como hoje, de forma, que no karate, por exemplo, eram estudas chaves de braço, arremessos e estrangulamentos. Assim, os muitos estilos de Jiu Jitsu estudavam tudo, mas colocavam mais ênfase naquilo que a família criadora do sistema tinha mais conhecimento. Assim, alguns métodos de jiu jitsu enfatizavam  luta de chão, outros com foco maior em atemi (golpes traumáticos), outros objetivando o estrangulamento, etc. 

Cada família tinha o seu próprio sistema de jiu jitsu. O criador do judo, JIGORO KANO baseou o judo em alguns sistemas distintos de jiu jitsu: Fusen Ryu ( que estudava técnicas de solo); Kito Ryu (especializado em projeções), Sekiguti Ryu, Tenjin Ryu e Jikishin. O próprio Judo (Caminho Suave) , no início , não tinha esse nome, pois não era considerada uma arte marcial autômata, mas apenas mais um estilo de jiu jitsu. Era chamado de KANO JIU JITSU, numa referência a seu criador. 



A linha da família Nagashima


Como cada família ensinava seu próprio sistema, é natural que hajam certas diferenças entre os métodos. Cada imigrante japonês trouxe o método de sua família. No Brasil existe mais de um estilo de Jiu Jitsu, mas certamente o que mais se propagou pelo (inclusive pelo mundo) foi o BJJ , com uma ênfase muito grande para o Ne-Waza ( luta de solo) também chamado tradicionalmente de katame waza. Além disso não são estudas as armas tradicionais do ju jutsu. Os nomes das tecnicas também foram adaptadas para a língua portuguesa.
As tecnicas de solo também diferem muito do BJJ

Já nas praticas tradicionais, os nomes em japonês foram preservados. Se estudam igualmente os combates com golpes traumáticos ( ate waza), os arremessos ( Nague Waza), a luta de chão (Katame Waza) e a defesa pessoal pessoal. Alguns estilos incluem também o uso de armas (bukiwaza) tais como o tanto (faca), o tambo (bastão), o kubotan ou kashinobo ( bastão ultra curto semelhante a uma caneta), a tonfa (utilizada pelas forças policiais), o bo (bastão comprido) e a katana, entre outros .
Nessa arte também as graduações são diferentes, além de um maior vínculo aos usos e tradições japonesas. A ligação ao mestre é muito forte e são utilizadas com muita frequências expressões e nomes japoneses no tocante às técnicas.

POR QUE UMA ARTE TÃO CONTUNDENTE É CHAMADA DE ARTE SUAVE?

Realmente os caracteres em Kanji , Ju (柔) quer dizer suave e  Jitsu() significa arte. O termo foi adotado por estar em contraposição com as chamadas artes rígidas que eram executadas com armas como a espada e o naginata .



Na Europa se estudam outras linhas de Jujutsu Tradicional, tendo inclusive campeonatos



Bons Treinos!

Felipe Albuquerque
Estuda Aikido, Aikijitsu e Goshin Jitsu
Interessado em discussões saudáveis, plantinhas e filosofia.
Gosta de escrever sobre o que você viu e sobre o que você jamais ouviu




REFERENCIAS e IMAGENS



Se você gostou deste texto, leia também:



1 comentários:

Outsiders disse...

O ju-jitsu tradicional... sua maior diferença para a modalidade popularizada pelos Gracie está no uso frequente de técnicas traumáticas, como socos, chutes, cotoveladas e joelhadas, além das quedas, projeções e chaves. Além disso, o ju-jitsu também prevê o manuseio de armas como bastões, facas e espadas, entre outras.

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan