domingo, 3 de julho de 2016

OS MUITOS RAMOS DO AIKI


"Quando você pratica uma técnica de auto-defesa, 
se o seu parceiro sorri, é aikido . 
Se ele grita, é Daito-ryu Aikijujutsu."

(F.J. Lovret , instrutor chefe do  San Diego Budokan)



Salahuddin Muhammad, Aikijitsu Myoden


O Daito Ryu é o estilo de Aikijujutsu ( ou Aikijitsu) a partir do qual muitos sistemas de autodefesa surgiram.  Entre os mais famosos discípulos de Daito-ryu  que depois fundaram seus próprios métodos estão:  Morihei Ueshiba (fundador do aikido moderno), Doshin So (fundador do kenpo Shorinji) e Yong Shul Choi (fundador do hapkido). Outro grande aluno foi Shiro Shida Saigo, imortalizada em filmes como Sanshiro Sugata, que desempenhou um papel importante na fundação da Kodokan (Quartel general do Judo). Muitas pessoas não estão cientes de que ele ganhou muitas lutas para o Kodokan, nos primeiros dias, quando foi lutando pela sobrevivência, utilizando uma técnica do Daito-ryu chamada  Yama Arashi (Tempestade nas montanhas )

É importante lembrar que  outros estilos de Aikijitsu existem.  Lovret (2011), relatou que, até 2011, existiam mais de 40 estilos diferentes de aiki só no Japão, sendo que a maioria das pessoas creem que existe apenas um sistema . Na verdade os antigos denso (pergaminhos de ensino) estão cheios de menções ao Aiki. E aí vem a grande pergunta: Por que o Aikijitsu é tão pouco conhecido, a ponto de que até estudantes avançados de Aikido acreditem que está extinto?

Talvez pela  obstinação do Daito ryu (e consequentemente dos outros estilos de Aikijitsu) em manter a maioria de suas técnicas de auto-defesas mais dolorosas e perigosas fez com que esta arte se mantivesse tão obscura.  O sistema começou a ser aberto no início do Século 20 com Sokaku Takeda, que além de ser o soke ( herdeiro) da 24 ° geração do Daito-ryu, também era um mestre de kenjutsu Itto-ryu (espada) e Hozoin-ryu sojutsu (lança). Mais informações sobre Takeda podem ser obtidas aqui. 




Katsumi Yonezawa:  "Se você não pode estar no calor, saia do fogo." 




Quais as maiores diferenças entre o  Daito Ryu Aikijujutsu e o Aikido Moderno?



  • O poder dos ataques.  Na maioria -mas não em todos- dos estilos aiki modernos, os ataques tendem a ser bastante suaves. No entanto, no treinamento aikijujutsu Daito-ryu, os ataques são plena potência. Por exemplo, quando o seu parceiro agarra seu pulso, ele faz isso com a intenção de tentar impedir até mesmo o menor movimento da sua mão. Ele pega duro, como se fosse um torno hidráulico, bloqueando todos os músculos do seu corpo, como se ele estivesse tentando esmagar o osso em seu antebraço. A prática adequada deve resultar em uma massa de hematomas em forma de dedos em seu antebraço no dia seguinte.
  • Os Arremessos- A maioria dos novos sistemas diluiu o seus ataques a fim de garantir a segurança dos alunos e praticantes. Por exemplo os arremessos do aikido tendem a fazer grandes círculos, enquanto o Daito Ryu tende a usar círculos pequenos, que são mais difíceis de aprender, mas que são mais eficientes em combate. A técnica de aikido vai torcer seu braço, forçando-o para o chão. A técnica de estilo antigo torce seu braço em um esforço para removê-lo do seu corpo. Os ukes (atacantes) muitas vezes são obrigados a atirar numa queda espetacular, num esforço para evitar do braço ser deslocado;
  • Os ukemis: Como os arremessos são rapidos, os ukemis são muito exigidos. Se o aluno não souber cair e se machucar isso é um problema dele. As técnicas não são alteradas para o benefício do aluno.
  • Diferenças espirituais: Nos velhos tempos, os mestres usavam os termos AIKI  e KIAI alternadamente. O AIKI era um método espiritualmente avassalador para um adversário, e fez parte de muitas artes, como o kenjutsu ( esgrima japonesa). AIKI é uma explosão de energia espiritual, (como o KIAI do karate), não como um processo delicado de se harmonizar com o adversário






Bons Treinos!
Aracaju, 29/06/2016


Felipe Albuquerque
Médico Veterinário, estuda Aikido, Aikijitsu e Goshin Jitsu
É radicalmente contra passar o dia coçando. Apesar disso, trava um luta inglória com uma barriga que não para de crescer


2 comentários:

Outsiders disse...

O aikido é uma arte marcial criada no Japão nas décadas de 1920 a 1960 pelo mestre Morihei Ueshiba, a quem os praticantes desta arte respeitosamente chamam O-Sensei ("grande mestre") ou Fundador. Ueshiba concebeu o aikido a partir da sua experiência com dezenas de artes marciais, sendo as principais o kenjutsu (técnica da espada), o jojutsu (técnica do bastão curto) e o daito-ryu aikijujutsu.

O aiki-jūjutsu pode ser subdivido em três vertentes: jūjutsu, duro; aiki no jutsu (suave); aikijūjutsu, mescla de duro e suave. As modernas escolas de jiu-jitsu e aiquidô originaram-se na vertente última, a qual preconiza a neutralização prévia de um ataque Tal e qual outras modalidade de jūjutsu, enfatizam-se as técnicas nage waza, de arremesso, e kinteki e katame waza, de manipulação das articulações e imobilização, no escopo de subjugar ou magoar um atacante adversário. Tem particular importância a ideia do momento exacto de aplicação da técnica de defesa e, ao mesmo tempo, a ideia de se "mesclar" ao adversário, para utilizar da própria força despendida no movimento de ataque contra ele mesmo. O estilo Daitō-ryū marca-se pelo uso ostensivo de atemi waza, técnicas contundentes, desferida contra pontos específicos, para, entre outros fins, agilizar o emprego das técnicas de arremesso e imobilização.

Algumas das técnicas contundentes caracterizam-se pelo emprego de movimentos oscilantes dos braços estendidos, para assim tornar o ataque mais forte e para desferir golpes em ângulos inesperados, como pode ser notado na técnica de gyaku ude-dori, ou chave reversa de cúbito, com atemi. Tokimune Takeda considerava que uma das características únicas de seu estilo era a preferência em controlar um atacante no chão com o joelho, para deixas as mãos livres, para poder aceder às armas ou para poder lidar com a ameaça de outros agressores

Manoel Felipe M de Albuquerque disse...

Prezado DayLIght Ends, o texto parece muito com o descrito no livro "as raizes secretas do Aikido: Aiki Jujutsu Daito ryu". Foi voce quem escreveu?

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan