segunda-feira, 15 de agosto de 2016

NGUNI: A LUTA QUE NELSON MANDELA PRATICOU

NGUNI (também conhecida como donga ou dlala 'nduku) literalmente quer dizer brincadeira de bastões. Existem poucas informações a respeito dessa  arte marcial tradicionalmente praticada pelos adolescentes da etnia Nguni da África do Sul. Cada praticante combate armado com 2 bastões de  tamanho médio (um usado para a defesa e outro para o ataque) procurando atingir um ao outro. Às vezes se usa um pequena armadura.
Existem diversas variações . Algumas tribos da etnia Xhosa usam apenas dois bastões ( um menor e outro maior) e outros grupos Zulu incorporam também escudos à prática. Mas, independente do estilo, o objetivo é um só: estabelecer qual é o mais forte, o Inkuzi, como eles dizem. O desenvolvimento deste sistema de defesa vem da época em que as tribos pastoreavam ( com varas e bastões) o seu gado, exigindo aí que fossem defendidos de ladrões e predadores. 

Goodbye Mafana: A cena entre Nelson Mandela e seu carcereiro James Gregory num combate de Nguni

Antes uma arte marcial, atualmente a prática é encara de forma mais cultural, tradicional mesmo, fazendo parte inclusive de cerimonias de casamento aonde o noivo é "apresentado' ao restante da família da noiva. Nessa ocasião, outros guerreiros também podem ser convocados para o evento, num confronto amigável. Normalmente os combates são controlados por um Induna (juiz) .
O grande líder sul-africano Nelson Mandela em sua juventude praticou  Nguni e boxe .




Felipe AlbuquerqueMédico Veterinário, estuda aikido, Aikijitsu e Goshin Jitsu
Pseudointelectual, gosta de boas leituras e é viciado em maçãs.



Referencia e imagens: 
https://en.wikipedia.org/wiki/Nguni_stick-fighting
http://forcaeluta.blogspot.com.br/2014/07/as-artes-marciais-que-as-celebridades_23.html
https://www.youtube.com/watch?v=2FnA56IZYQk
http://genesismagz.com/wp-content/uploads/2015/04/Nguni-Stick-Fighting.jpeg
https://www.awesomestories.com/images/user/e9043723c6.jpg

2 comentários:

Unknown disse...

Será esta a raiz do maculelê?

Outsiders disse...

Maculelê é um tipo dentre as Danças Populares ou folclóricas brasileiras de origem afro-brasileira e indígena.

O maculelê em sua origem era uma arte marcial armada, mas atualmente é uma forma de dança que simula uma luta tribal usando como arma dois bastões, chamados de grimas (esgrimas), com os quais os participantes desferem e aparam golpes no ritmo da música. Num grau maior de dificuldade e ousadia, pode-se dançar com facões em lugar de bastões, o que dá um bonito efeito visual pelas faíscas que saem após cada golpe. Esta dança é muito associada a outras manifestações culturais brasileiras como a Capoeira e o frevo.

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan