sábado, 27 de agosto de 2016

SHAOLIN DO NORTE(北少林)




Shaolin do Norte ou Bak Sil Lum (北少林) é um estilo externo de Kuoshu (kung Fu) desenvolvido na província  de Honam, ao norte da China. Nesta região montanhosa, havia um mosteiro muito famoso chamado Shaolim (Jovem Floresta). 
O Templo de Shaolin

O mosteiro de Shaolim é um local especial, aonde a boa parte dos estilos de  Kuo Shu floresceu. Talvez seja a base do karate de Okinawa e não resta dúvida que influenciou diversos estilos de auto defesa em regiões aonde o budismo se instalou, como a China e o Japão. 
Devido aos seus votos de não violência, para se defender os monges estudavam artes marciais. Os estilos eram divididos em casas, sendo ensinados a pequenos grupos de monges e tendo um monge como responsável pela casa. Shaolin tinha 18 casas, cada uma delas com um sistema diferente de Kung fu. Tão grande era a perícia dos monges locais, que o mosteiro passou a ser conhecido não apenas como um refúgio de paz e meditação, mas principalmente como um centro de excelência marcial. Por conta disso, muitos militares e nobres se abrigavam em Shaolin. Assim, os monges puderam interagir e aprender  novas artes marciais, além de aperfeiçoar outras que já conheciam. E a fama do templo crescia ainda mais.
Devido às suas posições políticas, o Templo de Shaolin foi mais de uma vez atacado e incendiado, e os monges sobreviventes normalmente buscavam refúgio em outros monastérios. Em outras ocasiões, procuravam fugir, se misturando à população e peregrinando até encontrar outro mosteiro ou mesmo encontrando seu caminho em outro local. Nessas buscas, acabavam agindo como paladinos, espalhando a justiça e ensinando o seu sistema de defesa pessoal aos oprimidos.

Atualmente o templo nada mais é que um local de visitação turistica.

Características do estilo

No norte da China, a maioria da população, é de  estatura alta, sendo esses alguns dos principais motivos do grande uso das pernas neste estilo. Mas o Shaolin do Norte é bastante completo. Além de técnicas de chutes, socos, torções, etc, existem mais de quarenta armas usadas no estilo, que incluem, dentre outras facão, espada, punhal, lança e bastão.
Os  movimentos deste estilo foram criados com base nos elementos da natureza e nos animais. No treinamento se busca desenvolver a resistência, força,velocidade, equilíbrio e elasticidade.  Além disso,  aprimora a capacidade de concentração e respiração. Pode-se então dizer que todo o corpo é trabalhado.
São ensinados também combates simulados, conhecidos como toi sao, podendo ser com mãos livres e com armas. Este trabalho visa o desenvolvimento da coordenação, reflexos e noção de distância.
O estilo Shaolin do Norte é composto por dez katis, divididos em dois grupos: cinco curtos e cinco longos. O menor kati é composto por mais de 60 movimentos. Faz parte do treinamento o uso de vários tipos de armas como: bastão, facão, espada, punhais e vários tipos de lanças.
Demonstração de quebramento e camisa de ferro
O sistema engloba ainda  o combate tradicional e técnicas de quebramento, possibilitando assim uma grande evolução do praticante por meio de exercícios altamente elaborados e de práticas com eficiência há muito comprovadas. Dentre as técnicas ensinadas destacam-se: 
  • Chi Kun ( trabalho de energia interna);
  • Chin Na ( técnicas de torções)
  • Palma de Ferro
  • Camisa de Ferro
A história

O Shaolin do Norte foi “trazido” ao século XX pelo grão-mestre Ku Nei Chang (também conhecido como Ku Lu Zan ou Ku Yu Cheung), herdeiro direto das técnicas ensinadas aos monges desde o século VI d.C.
Mestre Ku, foi viajou ao longo do norte da China para aprender o máximo dos sistemas de Kung Fu do Norte, e aprendendo estes estilos ele o organizou e fez com que o estilo fique conhecido como é hoje.
Mestre Ku Nei Chang foi professor de Yang Sheung Mo. No Brasil existem diversos representantes do estilo. 
Bons treinos!


Felipe Albuquerque
Saiu pelo mundo e se formou Médico Veterinário.
Estuda Aikido, Aikijitsu e Goshin Jitsu e acredita que um dia os poucos serão o muito

Referências e imagens: 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan