sábado, 27 de agosto de 2016

SOCOS VERTICAIS X SOCOS HORIZONTAISx SOCOS BALÍSTICOS

  • Socos Verticais x Socos Horizontais x Socos Balísticos

    Qual a forma a melhor forma de esmurrar?

    Assim é fácil, rs




    Ousar falar sobre socos chega a ser um pedantismo. Afinal, poucos golpes são tão estudados quanto os que são desferidos com as mãos fechadas. Diversas artes marciais e esportes de combate - tanto no oriente quanto no ocidente- fazem uso dos murros. Então...o que pode ser dito para enriquecer uma discussão?

  • Antes de continuarmos é bom que se lembre  que um soco bem feito não é aquele que é executado apenas com  o braço. Isso é apenas o produto final. O bom golpe se assemelha a uma obra de arte que  é desferida com o corpo todo . As mãos apenas entregam a pancada ao adversário. 
Existem diversas idéias sobre qual seria a melhor forma de socar. E, antes de emitir qualquer opinião, vale lembrar que a grande maioria dos socos se enquadra em três grandes grupos: os verticais, os horizontais e os balísticos. O pesquisador e artista marcial Gustavo Castilhos (que revisou este texto) tem uma opinião um pouco mais elaborada e interessante sobre socos e ficou de nos enviar um texto sobre isso, mas... enquanto isso não ocorre...Vamos relembrar um pouco sobre os principais tipos  de socos.

Socos Verticais




São socos desferidos com o punho na posição vertical. É um soco mais primitivo, porém muito forte.
  • Mais força porque as juntas dos seus dedos estão melhor alinhadas com a posição reta do braço;
  • Mais força devido ao uso total do tríceps;
  • Mais rápido porque tem menos movimento;
  • Maior suporte para o pulso e o punho porque o braço está mais reto;
  • Um vertical quebra a guarda do oponente com mais facilidade;
  • Mostra menos a intenção porque os movimentos do cotovelo e dos ombros são minimizados;
  • Apesar ser iniciado nos pés, usa pouco os quadris e conta muito com os ombros para o efeito final;
  • Melhor para lutas com as mãos desprotegidas (ou com luvas menos acolchoados).


  • Socos Horizontais


São socos dados com o punho girando (no ultimo momento antes do impacto) a fim de ficar na horizontal. São características desses socos: 

  • Mais força por causa do movimento espiral;
  • Mais suporte para o pulso por que ele não irá dobrar com facilidade quando o punho está de lado;
  • Maior defesa porque seus ombros se elevam para proteger sua bochecha;
  • Mais útil porque o punho horizontal pode arquear por sobre o braço de seu oponente;
  • Apesar da força maior ser do quadril, conta com o auxílio das costas e do peito para o efeito final;
  • Excelente nas distâncias curtas e ultra curtas ;
  • São mais fáceis de lançar e permitem muitas combinações;
  • Muito mais pratico e forte em combates plenos, principalmente quando se usa luvas protetoras.




Soco Balístico



Principalmente neste tipo de soco, fica mais evidente do que nunca que o corpo funciona como uma banda da qual o braço é o vocalista. Ele leva todo o crédito, mas não conseguiria fazer o que faz sem o restante dos músicos. Combinando todo o peso do corpo, dos pés ao punho, o esforço é mínimo e o poder gerado é muito grande. Os maiores exemplos desses golpes são o soco de uma polegada ( notabilizado pelo grande Bruce Lee) e o soco balístico da AMR ( Arte Marcial Russa). Podem ser desferidos tanto com os punhos na vertical, quanto na horizontal e de forma reta ou circular.













 O grande problema deste soco é que exige , para seu aprendizado , o conceito de xícara vazia. Você deve esquecer outras formas de socar a fim de se condicionar corretamente, pois  sua aplicação correta depende de um excelente timming. E você nem sempre estará em sua postura perfeita. Você nem sempre estará no equilíbrio perfeito. Você nem sempre estará na posição exata que você precisa. A oportunidade pode não aparecer. Seu oponente pode ser bem diferente do que você treinou. E você deve ser flexível para ser um bom lutador.

Mas que é eficiente...não resta dúvida. Este autor já sentiu na pele os efeitos de um soco destes quando acerta. Não deixam margem de dúvida quanto à sua funcionalidade e aplicabilidade. Segundo o sensei Gustavo Castilhos (ele de novo, rs) uma vez que a xícara está vazia o aprendizado e consequente condicionamento deste tipo de soco leva cerda de 20 horas interrompidas.

Agora...a pergunta final



Qual o melhor soco para ser empregado em uma luta? Na minha opinião...todos eles! Quem define o golpe é a oportunidade. E sempre haverá uma variedade muito grande de situações. 

Lembre-se que num combate você não decide o que faz. Você não pode dizer vou fazer isso ou vou fazer aquilo. Você simplesmente se coloca numa posição confortável e deixa a coisa acontecer da forma mais natural possível. É o que os japoneses chamam de MUSHIN (mente vazia ou não mente).

Entretanto, na pratica fazemos apenas aquilo que temos segurança . E temos segurança naquilo que praticamos. Em outras palavras, você faz aquilo que treina. Se uma escola, como por exemplo, o boxe , treina a maioria dos socos horizontais e com giros, será esta a forma que os estudante esmurrarão quando tiverem necessidade de socar.

Agora, observem a demonstração de um verdadeiro mestre:

A força do soco é dado pelo conjunto pés, quadris , ombro e braços






Felipe Albuquerque
Médico Veterinário, estuda Aikido, Aikijitsu e Goshin Jitsu e flerta com a AMR
Acredita que a determinação é o que transforma o sonho em realidade

Bons treinos!






Gustavo Castilhos
















Imagens: 

2 comentários:

SSAD Brasil disse...

O soco perfeito é aquele que você consegue acertar. Penso que o primeiro nível de qualquer arte marcial é passar roteiros e o aluno escolhe o melhor na ocasião. O segundo é faze o aluno a reagir com o corpo de uma forma que consiga ter vantagem em qualquer situação. O melhor golpe é o que acerta, o que nocauteia, o que finaliza... Pode vir de um perito ou de um iniciante, se alcançou o objetivo, este foi o melhor ou o mais apropriado nesse momento.

Manoel Felipe M de Albuquerque disse...

Exato. Fazemos o que estamos condicionados.

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan