sábado, 15 de outubro de 2016

LIDERANÇA SAMURAI


LIDERANÇA SAMURAI


A liderança tem estado à frente do pensamento de gerência desde o final dos anos 80, e todas as pessoas que ocupam um cargo de chefia precisam entender que nos dias de hoje, ser chefe não é o suficiente. Precisamos ser Líderes.

A concorrência, as mudanças de comportamento dos consumidores, as exigências cada vez maiores quanto à qualidade dos produtos e serviços oferecidos e o corre-corre diário, fazem com que as pessoas necessitem de um orientador, de um guia ou seja de um líder.
Quanto mais forte você for
Mais gentil você será

(Provérbio Samurai)

Acredito que o desafio para cada pessoa é o de desenvolver o seu estilo de liderança, baseado é claro, em alguns princípios.

Defendo a ideia que um líder é, primeiro de tudo uma pessoa comum com determinações extraordinárias. Reparem as pessoas de sucesso, os empreendedores, os grandes revolucionários, pessoas comuns como nós mas com uma determinação muito acima do que a grande maioria das pessoas.

Vale salientar também que só exercemos a liderança de uma maneira: Através dos exemplos, sejam eles positivos ou negativos. Na realidade são os exemplos que farão com que as pessoas se envolvam com o seu propósito. São os comportamentos de atendimento e vendas do líder que vão orientar os vendedores, são os comportamentos de gestão, de organização, de disciplina e honestidade do líder que vão servir de exemplo para todo o grupo.

Para que possamos ter um número muito maior de acertos do que erros neste caminho chamado liderança, sugiro que sigamos os conceitos passados pelos grandes líderes Samurais, que tinham como principais objetivos desenvolver pessoas e servir ao próximo (a palavra SAMURAI significa aquele que serve), para isso seguiam as 7 virtudes do BUSHIDO (Bushi=guerreiro/Do=caminho) que era o seu código de ética, seu código de conduta, um verdadeiro código de honra que nos traz estas 7 fantásticas virtudes indispensáveis para qualquer pessoa que ocupa um cargo de liderança. Vamos a elas.

A mudança de resultado só acontece
após a mudança de comportamento.
A mudança de comportamento só acontece
após a mudança de pensamento

(Felipe Costa)
  1. GI (義)= JUSTIÇA, INTEGRIDADE, RESPEITO. Tenha atitudes ganha-ganha. Não coloque os seus interesses acima dos interesses dos clientes e da empresa.
  2. YUU (勇)= BRAVURA, CORAGEM, NÃO HESITAR DIANTE DO PERIGO. Não espere acontecer. Faça! Enfrente os desafios e as objeções. Parta para o arremate.
  3. JIN (仁) = COMPAIXÃO, BENEVOLÊNCIA, PACIÊNCIA. Seja paciente, entenda as necessidades e tenha boas ações com os seus clientes e superiores
  4. REI (礼)= CORTESIA, POLIDEZ, EDUCAÇÃO COM O PRÓXIMO. Use a regra de ouro: Não faça com  o que não gostaria que fizessem a você
  5. MAKOTO (誠) = SINCERIDADE, COMPROMETIMENTO, HONESTIDADE. cumpra acima de tudo os seus compromissos e promessas. Siga as regras, prazos e preços.
  6. MEIYO (誉)= HONRA, ÉTICA. Proteja seu nome, o nome da empresa, dos seus produtos e serviços. Seja um exemplo de conduta
  7. CHUU (忠)= LEALDADE, CONSIDERAÇÃO, GRATIDÃO. Seja Leal e tenha consideração com sua equipe, os superiores e a empresa. Tenha gratidão pelos seus clientes.





Felipe Costa
Vendedor de sucesso, e gerente de equipes é autor do livro O Vendedor Samurai.
Atualmente dá palestras sobre como aplicar os princípios dos samurais na vida profissiona
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O texto original pode ser encontrado no site do Felipe Costa Palestrante. As imagens foram incluídas apenas como divulgação.

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