domingo, 15 de janeiro de 2017

DAMBE: O BOXE AFRICANO

Dambe, também conhecido como Kokawa é uma forma de boxe praticado pelo povo Hausa da África Ocidental, incluindo aí o sul da Nigéria, Etiópia e o Chade. Os praticantes são chamados de daaemaaenga.

Historicamente, Dambe era praticado por castas ou clãs dos açougueiros Hausa em torno da época da colheita ou do festival da colheita e era encarado como um teste de bravura ou mesmo como um rito de passagem para o vida adulta. Os embates eram uma forma de entretenimento local e também funcionavam como uma  preparação para a guerra, na época travada com lanças e escudos. Hoje são considerados uma tradição local. 

O estilo parece ter sido desenvolvido originalmente para preparar os guerreiros para lutar com lanças. Os pugilistas lutam com a mão de sua preferência (também chamada de mão forte) envolvida em tiras e a outra mão livre. A mão forte é chamada de lança e a mão livre é chamada de escudo. O escudo pode apenas defender e agarrar, nunca socar. Cada combate tem 3 rounds e é permitido chutar. O objetivo é derrubar o oponente  e isso pode ser muito difícil quando você tem apenas uma mão. 



A evolução das lutas com lança e escudo para técnicas de boxe do  Dambe foi similar  ao desenvolvimento das técnicas de faca e bastão da  Escrima que originaram técnicas de mãos nuas do silat e do trabalho de pés da esgrima ocidental que Bruce Lee adaptou para o Jeet Kune Do, ou mesmo as técnicas de espada dos samurais que originaram o  Daito ryu Aikijiujitsu.  Entretanto, Dambe foi único sistema  que desenvolveu técnicas de mãos vazias a partir de lanças e escudo ( e não facas e/ou  espadas).






Bons treinos!

Felipe Albuquerque
Estuda Aikido, Aikijitsu e Goshin Jitsu
Visionário brega e mistico relutante,  de vez em quanto posta alguma coisa por aqui.

1 comentários:

Anônimo disse...

Eu li isso parra fazer um trabalho de educação fisica

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan