domingo, 22 de janeiro de 2017

ENTREVISTA: HARUO MATSUOKA ( 2ª PARTE)

Na segunda e ultima parte da entrevista de Haruo Matsuoka, ele fala do sucesso ao lado de Steven Seagal, e de como e porque ter de se separar do agora astro de cinema, bem como do recomeço ao lado de seu novo professor: Abe Sensei, além -é claro- de expor suas idéias sobre o randori. No final há um link para a primeira parte desta entrevista.Tentamos traduzir da melhor forma possível, mas é possível que tenham havido erros. Todos são livres para sugerir uma melhor tradução, bastando envia-la para o nosso e mail. Esta entrevista foi publicada originalmente na revista eletrônica BLACK BELT : World's Leading Martial Arts Resource em 24/11/2014 . a entrevista foi concedida ao Dr Mark Cheng e a tentativa de tradução é nossa. Boa leitura!


*************************************************************


Como "Nico: Acima da Lei" mudou o Aikido

A famosa abertura de Nico: Acima da Lei.
Matsuoka ataca com chute frontal e socos
Naqueles primeiros dias nos Estados Unidos, Haruo Matsuoka e Steven Seagal encontraram muitas dificuldades para divulgar o aikido e para abrir um dojo na Califórnia. Poucos americanos tinham ouvido falar da arte, e menos ainda tinham qualquer conceito do que era mesmo depois de assistir a uma aula. "Quando começamos a ensinar no Vale de San Fernando, estávamos sempre com um baixo número de matrículas. Eu não sei dizer quantas vezes eu pensei em desistir", disse Haruo Matsuoka.
Ele continuou assim durante três anos até o lançamento do primeiro filme estrelado por Steven Seagal, Nico: Acima da lei, em 1988.
Este filme impulsionou os instrutores do aikido em torno do mundo, tendo por resultado um boom  de matrículas praticamente da noite para o dia.
Antes com os tatames vazios, o novo Tenshin Dojo agora tinha  30 a 40 alunos por aula.
Haruo Matsuoka continuou a servir fielmente como instrutor chefe do estúdio, supervisionando o negócio e fazendo demonstrações. Eventualmente era chamado (às vezes de muito longe) para aparecer nos filmes de Steven Seagal sempre que havia uma necessidade de um cara que poderia suportar os difíceis arremessos no nível técnico que os golpes exigiam.
Esses anos esgotantes abriram os olhos de Haruo Matsuoka para alguns dos melhores tesouros do aikido. Ele se tornou extremamente proficiente em randori, o método de treinamento de técnicas livres aonde um só enfrenta vários atacantes.
Mas comparar suas sessões de randori aos treinos de outros instrutores de Aikido é como confrontar  um estilete contra facas de manteiga."Você tem que mover seus pés, de modo que você se coloque em uma posição segura em relação a seus atacantes", disse ele.

Aiki Expo 2003

"Randori é como a vida: você tem problemas de atacá-lo de ângulos diferentes", explicou Haruo Matsuoka. "Você pode tentar simplesmente virar e enfrentar o primeiro problema que vem para você, mas então você vai ser superado por todas as outras questões que não estão envolvidos.
"No randori, você deve posicionar-se continuamente de forma que todos os seus atacantes têm que se alinhar para chegar até você. Quando você faz isso, você pode manipulá-los um de cada vez com delicadeza, sem comprometer a sua segurança. No aikido, a harmonia não é estática; É dinâmico.
"Da mesma forma, a vida não é estática. Você tem que reavaliar constantemente sua situação, verificar constantemente suas prioridades e o que você está fazendo para envolvê-los. "
Durante esse tempo, Haruo Matsuoka o privilégio de conhecer um dos melhores discípulos 
Steven Seagal , Sensei Seiseki Abe e   Haruo Matsuoka
do fundador do aikido Morihei Ueshiba: Seiseki Abe . Morihei Ueshiba e Seiseki Abe compartilhavam uma relação especial em que Seiseki Abe ensinou Morihei Ueshiba caligrafia enquanto Ueshiba ensinou Seiseki Abe aikido. Ambos os homens imbuídos seus movimentos com ki para torná-los mais poderosos e vivo, e o resultado de sua amizade é evidente no relacionamento duradouro entre o aikido e caligrafia.
Steven Seagal, que já havia estabelecido um relacionamento com Seiseki Abe, trouxe o mestre para os Estados Unidos para seminários. Sempre que possível, Haruo Matsuoka iria encontrá-lo e absorver seu conhecimento. Seiseki Abe deixou uma grande impressão sobre Haruo Matsuoka, transmitindo muita introspecção sobre a espiritualidade do aikido, a relação entre o Kojiki (registro de assuntos antigos, um texto histórico japonês) e aikido, e a importância do treinamento de kokyu . Na verdade, o que muitos instrutores de Aikido simplesmente citavam como um exercício de aquecimento, Seiseki Abe descrevia em grandes detalhes.
Abe sensei considera o "funakugi undo" (remar em mar revolto) um exercício para construção de ki através de suas diferentes sons de vogais, padrões e ritmos de respiração. Ele também elucidou a seção do Kojiki do qual o exercício foi desenhado. "Devemos sentir um grande esforço concentrado no hara quando o praticamos", explicou Haruo Matsuoka. "É assim que construímos o poder do ki e isso que diferencia estes exercícios de construção de força dos exercícios de musculação".

Steven Seagal e Haruo Matsuoka seguem Caminhos Separados

Infelizmente, à medida que a fama de Steven Seagal crescia, um abismo se abria entre ele e seu discípulo. Haruo Matsuoka estava confuso e perturbado por isto, e os dois se separaram em 1997. Haruo Matsuoka fala sobre esse episódio em sua vida com grande dor em sua voz. Na verdade, foi com Steven Seagal que Haruo Matsuoka ajudou a escrever a história do aikido na América e no resto do mundo, e foi por causa de Steven Seagal que ele mudou o curso de sua vida para seguir seu mestre fora de seu país de origem. Mas agora, Haruo Matsuoka era forçado a sair por conta própria. Ele deixou os Estados Unidos e se estabeleceu em Okinawa, onde planejava a reavaliar sua vida e definir o seu novo caminho.
Felizmente, Seiseki Abe estava lá para ajudar. Ele tranquilizou Haruo Matsuoka, explicando-lhe  que sua saída do círculo íntimo de Steven Seagal não significaria que seu nível técnico de aikido iria cair. "Fiquei tão triste com as coisas que aconteceram, mas Abe sensei me disse que quem seguimos não é tão importante como seguir o exemplo de O-Sensei (Ueshiba) e trabalhar duro para imitá-lo", disse ele.
Seiseki Abe tornou-se o novo laço de Haruo Matsuoka com o legado de Morihei Ueshiba através das artes marciais e das artes plásticas. Ele finalmente chegou a uma nova compreensão e perspectiva. Ele relatou um exemplo durante o qual a personalidade e as ações de Seiseki Abe o inspiraram: "Uma vez, depois de um seminário aqui nos Estados Unidos, Abe sensei presenteou todos os estudantes japoneses com um livro de poesia waka de O-Sensei que foi escrito a pincel por sua própria mão para inspirá-los e lembrá-los da força desse aspecto de sua herança cultural. Ele exemplifica a idéia de que um líder deve mostrar o maior cuidado para as pessoas que o seguem."
Enquanto Haruo Matsuoka estava fazendo sua busca espiritual no Japão, seus seguidores americanos nunca pararam de espera-lo. Muitos estudantes Tenshin Dojo mantiveram contato via e-mail e lembravam-lhe como ele era respeitado, apreciado e que fazia muita falta. Suas mensagens ajudaram Haruo Matsuoka ver que ele ainda tinha raízes no Ocidente, e ele começou a fazer os preparativos para retornar aos Estados Unidos.
"Aiki não é rejeição ou resistência, mas fusão", disse Haruo Matsuoka. "Meus alunos permaneceram fiéis a mim apesar de minha ausência, sempre  lembrando me do quanto aguardavam o  meu retorno. Eles realmente se fundiram comigo dessa maneira. No Japão, os alunos não fazem isso por causa da estrutura social. Mas aqui, porque os americanos se vêem como iguais, meus alunos não sentiam compunção em expressar seus sentimentos. Isso me fez sentir bem por dentro, e eu batizou meu novo grupo Doshi no kai, ou uma associação de amigos, em reconhecimento de como a sua atitude e bondade me influenciou. "
Seiseki Abe também abençoou o segundo dojo de Haruo Matsuoka com um nome auspicioso. Tomado do conceito da citação mais famosa de Morihei Ueshiba - "Masakatsu, agatsu, katsuhayabi " , que significa "verdadeira vitória, auto-vitória, vitória instantânea" - Seiseki Abe batizou a nova escola do Ikazuchi Dojo ou Dojo do Trovão. Sua adequação torna-se óbvia assim que se testemunha a força com que os oponentes de Haruo Matsuoka batem no chão durante suas demonstrações.
Com um dojo em Irvine, Califórnia, e o quartel general da Doshi no Kai no Ocidente em West Los Angeles , Haruo Matsuoka vê o número de seus alunos crescerem  no país e no mundo. E graças às raízes práticas que ele cultivadas durante seus primeiros anos com Steven Seagal e da profundidade da sua formação atual com Seiseki Abe, seu aikido continua a evoluir- tudo para o benefício da comunidade das artes marciais do mundo.
Felipe Albuquerque
Médico Veterinário, aspirante a blogueiro e duble de tradutor
Seminario de Larry Reynosa, nov/2016

Imagens:

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan