domingo, 22 de janeiro de 2017

ENTREVISTA: HARUO MATSOKA ( 1ª PARTE)

Durante anos, o sensei Matsuoka foi o aluno mais velho de Take Sensei ( Steven Seagal) e sua grande tecnica fez dele o braço direito dele. Hoje ligado a Abe Sensei, a, o sensei Matsuoka fala sobre o seu início no Aikido, a divulgação da arte na América do Norte juntamente com Steven Seagal e separação dos dois. Como a entrevista foi muito extensa, optamos por dividi-la em duas partes. Tentamos traduzir da melhor forma possível, mas é possível que tenham havido erros. Todos são livres para sugerir uma melhor tradução, bastando envia-la para o nosso e mail. Esta entrevista foi publicada originalmente na revista eletrônica BLACK BELT : World's Leading Martial Arts Resource em 24/11/2014 . a entrevista foi concedida ao Dr Mark Cheng e a tentativa de tradução é nossa. Você pode encontrar neste link a segunda parte da entrevista. Boa leitura!


*****************************************************




HARUO MATSUOKA E STEVEN SEAGAL
NA HISTÓRIA DO AIKIDO NA AMÉRICA



Haruo Matsuoka é bem contrastante. Embora ele fale com um sotaque japonês notável, ele é eloqüente em sua explicação em inglês dos conceitos esotéricos do aikido. Embora ele seja conhecido como um dos estilistas de aikido mais aptos para o combate do planeta e era um dos poucos que conseguiam receber os arremessos de Steven Seagal , ele permanece humilde e reluzente com uma felicidade que só a verdadeira estabilidade, contentamento e harmonia pode trazer.
Conversas com Haruo Matsuoka conduzem à diversas direções, todas  esclarecedoras e inspiradoras, porém fundamentadas na realidade. Talvez o que seja mais surpreendente é como sua vida reflete sua arte, enfrentando conflitos e conflitos com paciência e integridade.
Quando cheguei recentemente ao seu dojo em busca de respostas, ele me encontrou na porta como se estivesse saudando um velho amigo, depois se sentou nos tatames durante a entrevista. Era como se não houvesse nenhuma distinção no grau, contudo não havia nenhuma falta da etiqueta.

Seu começo no  Aikido

Nascido em Osaka, no Japão, no final da década de 1950, Haruo Matsuoka foi apresentado ao aikido de forma precoce
O poder do Ki esta no sorriso
.
 Seu pai, Shiro Matsuoka, era adepto da macrobiótica - uma dieta que é popular entre os praticantes de aikido no Japão. Certa vez, ele levou o jovem Haruo Matsuoka para um acampamento de férias dedicado à promoção da macrobiótica, e foi aí que o jovem testemunhou sua primeira demonstração de aikido.
Mais tarde, durante seus anos de escola secundária, ele estudou judô, que fazia parte do currículo padrao de educação física.
Pouco antes de completar 16 anos, Haruo Matsuoka começou a tomar aulas sob um instrutor chamado Kobayashi. Mas o homem desapareceu após um curto período de tempo, deixando o dojo sem gerência e sem vigilância. Seis meses depois, Steven Seagal mudou-se para Osaka e reabriu a instalação como seu agora famoso Tenshin Dojo.
Aos 17 anos, Haruo Matsuoka teve seu primeiro encontro com Steven Seagal, que deixou uma impressão duradoura sobre os jovens. Lembrando-se daquele dia, ele sorriu com uma sensação de admiração: "Quando eu conheci Seagal sensei, seu japonês não era tão fluente, mas sua técnica era notável - ao contrário do que eu tinha visto antes. Ele era tão rápido, muito fluido. Vê-lo fazendo aikido mudou minha vida. "
Haruo Matsuoka se inscreveu no local.
"Nada em minhas primeiras experiências de artes marciais chegou perto desse momento", disse ele. A escola de Steven Seagal estava situada numa parte da cidade conhecida por gangsters yakuza e prostitutas. "Era apenas uma caminhada de cinco minutos para o dojo da estação de trem, mas parecia uma caminhada bastante longa", recordou Haruo Matsuoka. "Havia muitas vezes em que eu estava realmente assustado como um garotinho, e andava o mais rápido possível para que eu pudesse evitar entrar em problemas."
Inicialmente, Haruo Matsuoka treinava três vezes por semana, freqüentando aulas que eram difíceis e rigorosas. O Aikido ensinado por Steven Seagal tinha uma reputação de ser bastante rigoroso  e eficaz até mesmo na rua. E sua filosofia de treinamento reforçou isso: Tornar tudo prático para este mundo - caso contrário, é inútil. "Seagal ensinou um aikido muito prático - passos rápidos, movimentos de mão como cortes de espada e uma postura corporal que era muito reta, muito forte", disse Matsuoka.
Steven Seagal enfatizou a relação entre o trabalho de espada de kenjutsu e o aikido, e Haruo Matsuoka começou a entender as maneiras pelas quais o posicionamento de mãos, pés e corpos em uma luta de espadas se traduzia em aikido. Ele podia ver como essas habilidades habilitavam o praticante a deslizar suavemente fora do caminho do dano enquanto explorava completamente as aberturas da outra pessoa.



"Seagal sensei foi meu primeiro mestre real", disse Haruo Matsuoka. O americano teve um interesse pessoal no desenvolvimento de seu novo aluno aikido quase desde o início, freqüentemente indagando sobre seus planos após o ensino médio. Antes que Matsuoka tivesse a oportunidade de realizar o teste para faixa preta, Steven Seagal chamou-o reservadamente  e perguntou-lhe  se queria acompanhá-lo para a América para ajudá-lo a fazer filmes. Para um adolescente japonês que se impressionava fácil, parecia que era a oportunidade de uma vida, inspirando-o a perseverar em sua prática.
A relação de Haruo Matsuoka com seu mestre nunca seria a mesma.
Steven Seagal começou a usá-lo como seu uke, demonstrando arremessos e outras técnicas de aikido sobre ele durante a aula, apesar de sua classificação. (De acordo com a etiqueta japonesa, o instrutor principal demonstra técnicas somente no estudante mais sênior, permitindo que ele aprenda rapidamente sentindo cada movimento.) Steven Seagal decidiu colocá-lo à frente de seus alunos mais experientes e deu-lhe a oportunidade de absorver conhecimento diretamente da fonte e assim, avançar mais rapidamente. "Nada se comparou àqueles dias no Japão. Nossas vidas eram puro aikido."

Ganhando a Faixa Preta em Aikido

Na ocasião  em que Haruo Matsuoka fez seu teste de faixa preta em 1978 - nessa  época os exames de Steven Seagal foram realizados com as portas fechadas - ele passou de forma sensacional já em sua primeira tentativa. Seu sucesso foi fruto de três meses de preparação intensiva. Os testes no Japão foram muito diferentes dos testes na América, disse Haruo Matsuoka. "Não é algo que só acontece no dia de seu teste. É um processo contínuo que começa meses antes da data real, com o seu mestre observando-o e colocando-o sobre um rigor maior desde sua candidatura. Seagal sensei estava nos observando atentamente em cada prática, ajudando-nos a crescer no aikido. "
Em 1982 Steven Seagal viajou de sua nova residência em Taos, Novo México, de volta a Osaka para realizar um teste de dan (grau). Nessa ocasião Haruo Matsuoka ganhou seu segundo dan.
Em setembro de 1983 ele decidiu seguir o caminho de seu mestre para a América - e rapidamente se encontrou no set de The Challenge, um filme estrelado por  Scott Glenn e Toshiro Mifune . Haruo Matsuoka interpretou  um dos discípulos de Toshiro Mifune.

Enquanto isso, em Osaka, os estudantes de Tenshin Dojo estavam supondo que Steven Seagal e Haruo Matsuoka retornariam depois de finalizarem seus projetos cinematográficos. Até mesmo Haruo Matsuoka pensou que sua ida à América era temporária, mas isso mudou quando Steven Seagal se divorciou de sua primeira esposa, Miyako Fujitani.
Parecia agora que os Estados Unidos seriam a casa dos dois por um longo tempo.

Felipe Albuquerque
Dublê de tradutor e blogueiro, nesta foto ao final do Seminário de 2016 de Larry Reynosa

Imagens:
https://www.google.com.br/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&ved=0ahUKEwjzjvezh8fRAhXFjJAKHfcyAuoQjBwIBA&url=http%3A%2F%2Fsuzi-340.tripod.com%2Fsitebuildercontent%2Fsitebuilderpictures%2F.pond%2Fstevenabematsuoka-700-cerceve.jpg.w560h385.jpg&bvm=bv.144224172,d.Y2I&psig=AFQjCNFHCuJfYV3pnLyUaGf3qQSntol6wQ&ust=1484669541348665
https://www.youtube.com/watch?v=yK8z4lBZqlM
https://www.youtube.com/watch?v=9NdfAjYmIWM
https://www.youtube.com/watch?v=pI-Kcsp3vv8
https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/736x/35/b0/3a/35b03aecdb3f77919703db6b9caa6ff7.jpg
http://culvercityaikido.com/images/matsuoka_t_tulo_.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj6_iTeiWhxhg4NUpayff5ocOWWRktPJ2qY9KM6sw2lXMGeznfMV_egUqOHSYvhrC0peA3WQZ3ShvQ3YiAmJWEjs-LiYdSP-gurFzXccCZ6vKTf04YhzhQa5yJB1ePHxEOIZMbE0xNOArqC/s1600/Kotegaeshi.jpg
https://www.youtube.com/watch?v=PRiE-Oxt0jU

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan