domingo, 22 de janeiro de 2017

KUKRI: O FACÃO NEPALES

"Jai Mahakali, Ayo Gorkhali" 
( "Glória à deusa da guerra, aqui vão os gurkas!").
(Grito de guerra do povo gurkha)




O Kukri às vezes também soletrado khukri ou khukuri, é uma facão semicurvado carregado pelos soldados gurkha (etnia do Nepal) . Simboliza a coragem e a valentia do guerreiro no campo de batalha.


Arma ancestral dos nepaleses, tem origem grega (notaram como lembra a falcata  e a kopis dos romanos e dos gregos?) e talvez seja a única herança de Alexandre, o Grande. É considerada a extensão do braço de um Gurka e faz parte de rituais tradicionais . Também existe na Índia aonde é chamado de kaanta ou dafya.

A forma varia muito desde altamente curvado com espinhos angulares ou liso. Existem também grandes variações em termos de dimensões e espessura da lâmina, dependendo das tarefas a que se destinam. Em geral as espinhas (costas da lâmina) podem variar de 5-10mm pela alça, e pode diminuir para 2 milímetros na ponta, o comprimento de lâmina pode variar de 26–38 cm, para uso geral.


Manufatura
Lâminas kukris geralmente têm um entalhe (chamado de kauda, kaudi, kaura ou cho) na base da lâmina. Existem razões práticas para isso: fazer o sangue ou a seiva deixar a lâmina em vez de correr para o punho e penetrar na empunhadura, comprometendo a ação.

Anatomia do Kukri
Os cabos são na maioria das vezes feito de madeira ou chifres de búfalo, mas o marfim, osso e metal também são utilizados. A maioria dos cabos de metal e cantoneiras são feitos geralmente de bronze ou aço.

A bainha de uma faca kukri, habitualmente de madeira revestida em couro, comporta – na parte traseira – duas (ou eventualmente mais) outras pequeninas facas, chamadas de chakmak e karda, normalmente usadas para tarefas diárias, onde lâminas de maior tamanho não seriam adequadas. Eventualmente, em exemplares mais antigos, no mesmo compartimento encontra-se também uma pederneira, que é usada para, no atrito com pedras ou a própria faca, produzir fagulhas e assim gerar fogo.



Utilização da Kukri
A faca kukri foi no passado o principal instrumento pelo qual as tropas Gurkha adquiriram uma aura de terror: esses soldados as utilizavam para, aproximando-se silenciosamente de seus inimigos, deceparem-lhes a veia jugular, causando morte quase imediata; em combate aproximado, a kukri normalmente era empunhada com a ponta para cima, possibilitando, assim, aplicar terríveis (e, na maioria das vezes, mortais) golpes nos inimigos.

A kukri não se trata, de modo algum, de uma arma para ser arremessada; ela é reservada para combate corpo-a-corpo, principalmente para cortar, mas também pode ser usada para apunhalar. A curta distância, o kukri pode ser manejado com mais facilidade que a baioneta dos fuzis, além de provocar ferimentos mais graves. Desde que foram incorporados ao Exército britânico, os Gurkhas levam o kukri numa bainha presa ao cinto,junto aos outros itens do equipamento comum. Nessa posição, a faca pode ser puxada com rapidez.
Felipe Albuquerque
Médico Veterinário, estuda Aikido , Aikijitsu e Goshin Jitsu
Adora ler, aprender e empreender


Referências e imagens

https://pt.wikipedia.org/wiki/Kukri
https://nepalkukri.com/media/wysiwyg/terminologo.jpg
https://www.google.com.br/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&ved=0ahUKEwiwjIratrXRAhUKjJAKHYC4BSIQjBwIBA&url=http%3A%2F%2Fd2ydh70d4b5xgv.cloudfront.net%2Fimages%2F9%2F9%2Fnepal-army-genuine-handmade-kukri-original-nepalese-kukri-souvenir-replica-c53e428d52c10ea435ee9f37343adc88.gif&psig=AFQjCNFy5o3kcemEdoe_DhliatJV5ypGQA&ust=1484063517441899

Se você gostou deste texto, vai gostar também de :
Silat
Karambit: a garra do tigre
Espadas de gladiadores: Falcata
Eskrima

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan