sábado, 28 de janeiro de 2017

O MEDO DE SER REJEITADO


No inicio da maioria dos relacionamentos - seja profissionais ou pessoais-  uma das partes quer agradar a outra. Estamos falando tanto do trabalhador que vai numa entrevista de emprego (almejando ser contratado) quanto na fase da paquera (aonde se deseja ser desejado). 

Na maioria dos casos, a aceitação ocorre de forma natural. Entretanto, existem situações aonde o medo de ser rejeitado é tão grande que a pessoa hesita, fraqueja e no fim se auto-sabota. Quem nunca ouviu falar de alguém que , tendo se inscrito e se preparado  em um concurso público, no dia da prova ficou doente? Ou mesmo sequer foi realizar a entrevista de emprego, perdendo a vaga por W.O. ?

Uma primeira impressão deve ser boa. Mas... relaxe 
 Nem toda entrada precisa ser dramática
A maioria - mas não todas- dessas rejeições ocorrem no início. E parte significativa delas ocorre devido a falta de confiança do candidato entrevistado. A possibilidade de aceitação nunca é tomada como garantida, a reciprocidade nunca é certa; sempre é possível que novas ameaças surjam, reais ou imaginadas, perante a integridade da relação. 

O desencadeador da insegurança pode ser algo minúsculo, mas que na cabeça do(a) inseguro (a) se torna um drama colossal e atrapalha seu desempenho. É interessante observar as formas que as pessoas usam, no início para expressar suas necessidades: podem ficar ruborizadas ou com a língua presa; e podem agir de forma sarcástica ou fria, não por indiferença, mas para disfarçar um entusiasmo tão poderoso que poderia assustar.

Sendo assim, vamos trocar algumas idéias:

  • Confiança é a chave para tudo.

Desespero não é atraente.
É uma colônia mal cheirosa meu amigo.
Se você não acredita em si mesmo, então quem vai? Seja um emprego ou uma namorada, o grande premio vai  para os caras confiantes, caras que sabem como fazer sentir a sua presença. Você deve acreditar em si mesmo, em suas habilidades, concentrar-se nos aspectos positivos, sentir-se bem consigo mesmo. Da mesma forma que nenhuma menina gostaria de namorar um cara que tem inseguranças, nenhum cliente vai querer contratar um profissional que não domine o assunto. Mas lembre-se: confiante sim. Arrogante jamais!
  • Ter um bom humor.

    Não confunda. Criativo sim...Ridículo não
    Ser engraçado é atraente! Os caras engraçados têm charme inegável. Empresas sabem que pessoas com senso de humor tendem a ser mais criativas e enfrentar melhor as situações de stress e adversidades. Além disso todos gostam de passar tempo com alguém que pode nos fazer rir. Não se trata de contratar um palhaço. Se trata apenas de saber  que... entre candidatos de talentos iguais, o de melhor humor levará vantagem.

  • Seja elegante
Elegância não tem a ver com roupa cara. 
Tem  a ver com estilo
Não se trata apenas de usar uma roupa e acessórias caros. Elegância tem a ver muito mais com a forma de falar, agir e se portar do que com o que você usa. Já vi uma pessoa em uma festa com um terno caríssimo que mais parecia um Jeca. E presenciei vi uma mulher num vestido de chita caminhar com a elegância de uma princesa. O traje não faz o homem, apenas exalta o que ele já tem. A regra é simpes e clara: bons modos, boa dicção de voz e postura adequada. 

  • Esteja preparado

O empregador deve querer um profissional como você!
Só que ele ainda não sabe o quão talentoso você é.
Ajude-o a lhe ajudar! Se prepare!
A concorrência é dura. Então, se você de fato quer algo, deve realmente procurar por isso. Busque estar o mais preparado possível para a vaga que almeja. Não tem experiência anterior? Dê um jeito de conseguir, nem que seja num estágio não remunerado. Faça! Apenas faça! E, saiba que hoje, outros valores estão sendo procurados por empresas também. Participou de um clube de xadrez? Pode mencionar isso. Fez trabalhos voluntários? Cite-os. 

  • Esteja  no lugar certo

    Saia de sua zona de conforto. Afinal dificilmente você vai encontrar o emprego que deseja
    Opostos só se atraem nas leis da física.
    no seu quintal. Procure empregos e pessoas que compartilhem os mesmos interesses. Diferentes só se atraem na física.  Alguém pode imaginar um ecologista trabalhando numa empresa de desmatamento? Quem contrataria uma stripper para ser professora de jardim de infância? Busque seus semelhantes, pessoas que podem compartilhar seus objetivos. E trata de aparecer ! Como diz um grande amigo meu: quem não é visto, não é lembrado. Estando preparado, além de enviar currículos para empresas, circule em recepções, festas, congressos  e eventos profissionais assemelhados,  não para pedir emprego, mas para lembrar aos outros que você está disponível. E não esqueça seus cartões de visitas. 

    Boa sorte!
    Felipe Albuquerque
    Médico Veterinario, estuda Aikido, Aikijutsu e Goshin Jitsu
    Pseudo Intelectual, acredita que pedras que rolam não criam limo

    Veja também: 
    O MEDO DE SER SUBSTITUÍDO
    IMAGENS

    0 comentários:

    Postar um comentário

     
    Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan