sábado, 11 de março de 2017

O QUE VOCE PODE APRENDER COM OS FILMES DE KARATE KID

Fumio Demura fez essa cena...
Os filmes da serie Karate Kid influenciaram toda uma geração. E não estamos falando dos golpes bem executados do mestre Fumio Demura (que agia como duble do sr Miyagi) nem da historia mais que batida do garoto que vive sendo vitima de bullying que acaba derrotando seus agressores e de quebra, ficando com a menina mais bonita da escola. Estamos falando de mais . De muito mais  mesmo...

O grande mérito dos filmes foi passar toda uma filosofia de vida que pode ser aplicada na vida comum de qualquer um , independente de praticar ou não uma arte marcial. Até mesmo porque sem uma base filosófica, não se pode chamar de arte marcial. É apenas luta.

Ao todo fizeram cinco filmes. Poucos sabem mas houve um Karate Kid 4 com o sr Miyagi (Pat Morita) e uma adolescente (HIlary Swank, de Menina de Ouro), que foi um fracasso de público e critica. Em 2010 foi feito um remake do primeiro filme, desta vez com Jaden Smith e Jackie Chan nos papéis de aluno e professor. 



1. Quer fazer algo bem feito? Arranje um mestre!
Esse é o acordo: Eu me comprometo a ensinar
Você se compromete a aprender

É certo que existem gênios autodidatas, que não precisam de quem lhe mostre o caminho. Jacques Cousteau, Steve Jobs, Silvio Santos e Chacrinha são provas disso. Mas eles são exceções. No mundo real, um mestre vai lhe poupar um bocado de trabalho feito de forma errada. Por que? Porque ele já viveu tudo isso que você está vivendo. Já errou bastante, mas sobreviveu ao processo e aprendeu muito. Ao escolher um bom mentor, você só tem a lucrar.

2. Não se deixe influenciar pelas aparências

Em uma cena o jovem Daniel Larusso faz uma moldura para expor a medalha de bravura do Sr. Miyagi. O professor agradece o presente mas pergunta por que razão ele iria expor uma medalha. Quando o aluno responde : "Para que todos vejam o quanto você é corajoso" o mestre retruca: " Seu coração mostra que você tem coragem. A medalha mostra apenas que você teve sorte".

3. Disciplina. Lembre-se que 1% é genialidade. O restante é suor e empenho. 

Remember: hard work is smart work!
Não existe mágica! Trabalho duro faz parte da receita de bolo de TODOS os vencedores. Oscar Schimidt (o mão santa do basquete) treinava centenas de lances livres depois que acabava os treinos normais; enquanto os outros dormiam, Arnold Schwarzenegger acordava cedo para esculpir seu corpo; o escritor José Saramago dizia que o segredo para ser um bom escritor era escrever pelo menos um texto por dia... e por aí vai.  Enquanto você está se divertindo ou descansando, existe alguém que está dando duro. E é essa pessoa que vai se destacar.

4. Desistir ou não é uma escolha sua

Em Karate Kid II o vilarejo do sr. Miyagi em Okinawa é destruído pela passagem de um furacao. Além disso, toda a produção agrícola se perdeu. Ao ver todas as ruínas, Daniel san pergunta ao mestre: "Tudo foi perdido e eles não têm sequer casa. O que vão fazer agora ?" A resposta vem de forma clara: "O melhor que puderem" 
Isso mostra bem a determinação do povo oriental. Na segunda guerra mundial o Japão foi arrasado por 2 bombas nucleares. Menos de 20 anos depois o país se reergueu e se tornou sinônimo de qualidade e alta tecnologia.

5. Ficar quieto e não fazer nada são duas coisas bem diferentes
Entenda o segredo escondido atrás de cada lição

No remake da série o jovem aluno de Kung Fu (todos os esportes orientais de trocação são karate pros americanos) pergunta ao professor Han como a praticante do estilo da cobra conseguiu hipnotizar uma serpente verdadeira. "Ficando quieta", foi a resposta do mestre. Ante a perplexidade do discípulo, o mestre responde: "Ficar quieto e não fazer nada são duas coisas bem diferentes".


6. Independente de lagrimas ou risadas, não tenha medo 


E quando você está pronto para desistir...
A mágica finalmente acontece!
Nos filmes, os agressores são muitos e as agressões são injustas. O aluno tem medo de ir à escola de sair na rua, de brincar, de viver. Pode chamar de drama, pode chamar de trauma. Eu prefiro chamar de medo. 
No remake, faltando apenas uma luta para ganhar o torneio, o garoto recebe um golpe ilegal e nao pode mais participar. Ele então implora ao mestre que use seus conhecimentos de medicina oriental para que ele possa voltar a lutar. O mestre Han então questiona: "Por que voltar lá e arriscar se machucar mais? Você já provou suas habilidades, adquiriu o respeito de todos". E o jovem Dre Parker responde: "Porque eu ainda tenho medo. Não importa o que aconteça, hoje, quando eu sair, eu não quero mais sentir medo!".

Sucesso à todos!


Aracaju, 03/03/2017


Felipe Albuquerque
Em homenagem ao Sr. Miyagi... Apenas agradecendo a todos
 

Imagens

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan