domingo, 16 de abril de 2017

BIMBA É BAMBA !

Este espaço é reservado para homenagear mestres de qualquer arte marcial ou esporte de combate que - mesmo sem saber- utilizaram os princípios do aikido em suas vidas e nos deram grandes lições


********************************************************************

MANOEL DOS REIS MACHADO, O MESTRE BIMBA

O baiano Manoel dos Reis Machado logo foi chamado de BIMBA, em decorrência de uma aposta feita entre a sua mãe e a parteira que dizia ser um menino. Surge aí o apelido BIMBA!

Mestre Bimba (1900-1973)
Iniciou na capoeira pelos 10 ou 12 anos de idade com o Africano Bentinho e após 4 anos começou a lecionar.  Mas a capoeira de então era muito mal vista pela sociedade em geral. Praticada nas ruas, becos e guetos, era punida pela polícia, pois era crime previsto na legislação vigente, como atesta decreto 847/1890, com o título "Dos Vadios e Capoeiras":


ARTIGO 402 - Fazer nas ruas ou praças públicas exercícios de destreza corporal conhecidos pela denominação de capoeiragem: pena de dois a seis meses de reclusão. 

PARÁGRAFO ÚNICO - É considerada circunstancia agravante pertencer o capoeira a alguma banda ou malta. Aos chefes, ou cabeças, impor-se-á a pena em dobro.

Capoeiristas eram temidos e perseguidos pela polícia. Além disso, as vezes eram contratados por grupos políticos para fazer arruaças nos comícios, tumultuar eleições e e fazer a segurança de figurões da política nacional.

Nos chamados "batizados", os capoeiristas recebiam outros nomes, tais como como Formiga, Besouro, Bimba, Boneco, etc, para que não fossem identificados pela polícia.


Mestre Bimba acreditava que a capoeira tinha que se renovar 
a fim de não ser engolida por artes marciais estrangeiras

Desgostoso com esta situação e inconformado com os rumos que a Capoeira de Angola estava tomando, o mestre Bimba resolve desenvolver um estilo diferente, fazendo a junção do batuque com a Capoeira de Angola. O novo método era menos ritualístico e mais focado em eficiência e defesa pessoal. Entretanto, o novo método ainda teve de ser disfarçado, ou então poderiam haver represálias. Assim, é batizado como Luta Regional Baiana.

Lição: Você não pode lutar contra o sistema, da mesma forma que não se dá murro em ponta de faca. Mas pode se adaptar ao sistema e faze-lo trabalhar para você.




Em 1932 é fundada a primeira academia, na época chamada de  Centro de Cultura Física e Luta Regional da Bahia . Cinco anos depois, a Luta Regional Baiana se apresentou para o interventor general Juraci Magalhães e outras autoridades civis. Em 1939 é ensinada no Quartel do CPOR. Em 1942, é aberta a segunda academia e em 1949, o escritor Monteiro Lobato o conheceu e lhe dedicou o conto Vinte e dois de Marajó, que conta a história de um marinheiro capoeirista. 

Lição: Não importa o tamanho do público, continue fazendo o melhor que puder. O resultado virá

Renovada, a capoeira, antes discriminada, passa a ser admirada. Em 1953, Mestre Bimba se apresentou para o presidente Getúlio Vargas, este declarou ser a Capoeira o único esporte verdadeiramente nacional. A Capoeira passa então a ser descriminalizada e pode ser chamada pelo seu verdadeiro nome.


Apesar do magnífico trabalho feito pelo mestre Pastinha, podemos afirmar sem medo que 
a capoeira pode ser dividida em a.B e d.B(antes de Bimba e depois de Bimba).

Antes os praticantes sequer sonhavam em ter na Capoeira  trabalho e fonte de renda. Bimba rompeu com este ranço. Deixou as funções de carroceiro, trapicheiro, carpinteiro, doqueiro, carvoeiro para abraçar a capoeira e o seu instrumento mais ilustre, o berimbau. Foi o primeiro capoeirista a vencer uma competição no ringue, quando o público o incentivava com o grito de guerra "Bimba é bamba!"

Em 1973, Mestre Bimba, deixou a Bahia. No ano seguinte, em virtude de um AVC (acidente vascular cerebral) faleceu em 5 de fevereiro, aos 73 anos, sem presenciar a profissionalização da capoeira que ajudou a criar.

Aracaju, 16/04/2017
Felipe Albuquerque
Médico Veterinario, estuda Aikido, Aikijitsu e Goshin Jitsu
Acredita que Não existe glória na vitória nem desonra na derrota.



IMAGENS E REFERENCIAS 

1 comentários:

Outsiders disse...

Frases sobre Capoeiristas

“Capoeirista não é aquele que sabe movimentar o corpo, e sim aquele que se deixa movimentar pela alma”. (Mestre Pastinha)

"Quando o mundo sai do eixo é que o capoeirista demonstra seu equilíbrio. Afinal treinamos bananeiras para acostumar com adversidades da vida e sentir conforto mesmo nas horas de agonia". (Sandro Capoeira)

"A capoeira é para todos mas nem todos são para capoeira". (Mestre Bimba)

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan