domingo, 9 de abril de 2017

LUTA MAORI

"Minha linguagem é o meu despertar, minha linguagem é a janela para minha alma."

As tecnicas de combate do povo Maori



Os MAORI são os habitantes originais da  Nova Zelândia, um páis conhecido pelos esportes radiciais e pela famosa dança Haka. Um povo forte e disciplinado têm basicamente dois tipos de arte marcial: 
  • MAU: O combate corpo a corpo desarmado
  • MAU RAKU combate com armas
O treinamento em Mau Raku é parte integrante da cultura moderna

MAU (COMBATE DESARMADO)

O estilo de luta Maori é muito menos conhecido do que muitos outros tipos de artes marciais, mas é uma tradição de longa data do povo Maori. A luta desarmada (MAU) é muito pouco vista, pois os praticantes são muito reservados e o sistema é pouco difundido. Existem lendas sobre o chamado "Toque da Morte", cujo poder reside não na força da pancada, mas num golpe preciso que pode imobilizar ou matar um adversário, de forma semelhante ao pontos e meridianos de energia semelhantes aos da acupuntura. 
O treinamento começava cedo, com técnicas de grappling ( luta agarrada) e Rakanga waewae (trabalho de pés) . Algumas técnicas foram incorporadas ao arsenal do MMA por lutadores profissionais.

MAU RAKU (TÉCNICAS COM ARMAS)

A técnica Maori é em grande parte baseada em armas. Para os maori, as armas eram mais do que instrumentos de guerra - eram taonga (tesouros) e passavam de herança preciosa de geração em geração. As armas foram feitas de madeira, pedra e osso em um processo lento e cuidadoso. Tradicionalmente, uma longa arma de madeira pode levar meses para moldar e decorar; Um patu de pedra levaria mais de um ano para ser concluído. Embora tenha levado tempo para as armas de moda, o nível de dedicação e orgulho em criar esses objetos fez valiosos. Karakia (encantamentos) às vezes eram ditas sobre armas para imbuí-las de divindades e torná-las tapu (sagradas)




Como acontece com muitos outros sistemas tradicionais de artes marciais, arte marcial, cultura e religião se misturavam num único elemento. Assim, os guerreiros Maori tradicionalmente treinavam arduamente supervisionados pelo sumo sacerdote, num sistema de formação e auto controle tão rígido que após alguns anos, apenas os melhores conseguiam completar o treinamento. 
Nesse processo, cada tribo tinha sua forma específica de lutar e muitas tradições se perderam. Hoje o manejo das armas é ensinado mais de forma folclórica, para manter as tradições. Basicamente haviam 3 tipos de armas: as clavas curtas, as clavas longas e as lâminas de pedra vulcânica (obsidiana).

_Clavas curtas: feitas de madeira ou de osso de baleia, se assemelhavam a facões de madeira. Podiam inclusive ser arremessadas. Entre estão: Wahaika, Whakawai, o Matariki, e outras


Matariki

Whakawai de osso de baleia
Wahaika de madeira



_Clavas longas:  como o taiaha, a enxada e o  o whenua pou (poste). Destas a mais importante é a Taiaha, sendo que consta no brasão oficial da Nova Zelândia. Mas existem ainda :
__a hokianga ou alabarda (nº 4)
__a haeana ou  arpão (nº 7)
__o kuru (nº 5). Era um pingente que podia ser colocado ao redor do pescoço ou na orelha
__o patati ou machado
__o hoeroa. Não era propriamente uma arma, mas um símbolo de poder tribal.Normalmente era feito de ossos de baleia ou de tubarão

Ao centro a tahaiha e à direita o hoeroa


























Mere
_Armas de corte- Como os maori não conheciam o aço os instrumentos eram feitos de pedra vulcânica ou de madeira ornados com dentes de tubarão. Estão entre elas o maripi ( faca) e o mere ( faca de obsidiana afiada  em forma de lágrima)


Maripi: a faca dos chefes Maori. Os dente são de tubarão




















A ambivalência do povo Maori é bem mostrado em suas cerimônias. Ao mesmo tempo em que - durante disputas esportivas - os atletas dançam o KAPA HAKA para intimidar seus adversários, executam o WERO (desafio ritual para uma festa de visitantes). No WERO, um guerreiro executa uma luta imaginária contra inimigos invisíveis. No final -para mostrar suas boas intenções -deixa um TAKI (símbolo da paz), que é recolhido pelos visitantes, e a cerimônia de boas-vindas continua. Tais exibições de armamento ainda ocorrem hoje durante os grandes e importantes encontros maori. Geralmente, o wero é executado por um guerreiro solitário, mas durante eventos especiais, pode haver até três. Esta demonstração única do armamento de Māori permanece a parte da sociedade de Maori moderna.


Aracaju, 06/04/2017





Felipe Albuquerque
Médico Veterinário, estuda Aikido, Aikijitsu e Goshin Jitsu
No momento, flerta com AMF ( Artes Marciais Filipinas)


Se você gostou desse texto, vai gostar mais ainda de 







Referencias e Imagens: 

1 comentários:

Outsiders disse...

O povo Maori, autóctone da Nova Zelândia, deu o nome de Mau Rakau a uma arte marcial que inclui o domínio de diferentes tipos de armas. A mais proeminente é a taiaha, uma espécie de varapau.

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan